Como são as provas do Enem? 

Baixar as provas do Enem das edições anteriores é como ter um guia para orientar toda a sua preparação para o exame. Saiba por que é importante e como fazer o download!

Se você está se preparando para fazer o exame em 2024, provavelmente esteja se perguntando como são as provas do Enem, acertamos? 

A sua dúvida é comum para muitos estudantes e pode ser considerada um primeiro passo para guiar os seus estudos. Isso porque, conhecer o formato e as questões das provas de edições anteriores ajuda no seu direcionamento.

Continue lendo para saber como baixar as provas anteriores do Enem e aproveitar ao máximo esse material para maximizar as suas chances de ter um excelente desempenho no exame.

O que é o Enem?

Para entender melhor o que é e como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio, assista ao vídeo que preparamos:

Leia também: Enem: guia completo para entender tudo sobre o exame

Qual é o formato das provas do Enem? 

O Enem tem quatro provas objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa, aplicadas em dois domingos consecutivos, em datas definidas pelo Inep.

Cada uma das avaliações objetivas possui 45 questões de múltipla escolha. As provas são divididas em:  

Primeiro dia

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Segundo dia

O tempo de duração para a realização da prova é de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia, e de 5 horas, no segundo dia. 

Os portões dos locais de provas são abertos às 12h e fecham às 13h, e a aplicação do Enem tem início às 13h30.

Por que estudar as provas do Enem? 

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção para diversas universidades e programas de bolsas de estudo. 

Portanto, estudar as provas do Enem é essencial porque elas são uma fonte valiosa de material de estudo e preparação para o exame. 

Ao fazer o download das avaliações anteriores, você pode verificar o formato das questões e os conteúdos recorrentes para aumentar as chances de obter um bom desempenho.

O exame é conhecido por abordar temas atuais e relevantes, relacionados não apenas às disciplinas tradicionais do currículo escolar, mas também a questões sociais, ambientais, culturais e tecnológicas. 

Assim, ao estudar as provas que já foram aplicadas, você consegue se familiarizar com esses temas e desenvolver uma visão ampla sobre diferentes assuntos, o que contribui para o seu desempenho no exame e também para uma formação mais completa enquanto cidadão consciente e participativo.

Outro ponto bem importante é que as provas do Enem costumam seguir uma lógica de interdisciplinaridade. Isso significa que muitas vezes as questões exigem a aplicação de conhecimentos de diferentes áreas em um mesmo contexto. 

Em provas passadas, você vai conseguir identificar padrões de como esses conhecimentos são integrados e aprofundar sua compreensão sobre as relações entre as disciplinas. Isso vai facilitar a resolução de questões mais complexas durante o exame.

Acesse: Como organizar a sua rotina de estudos no Ensino Médio?

Baixe todas as provas do Enem

Nada melhor do que fazer o download das provas do Enem de todas as edições anteriores para saber como elas são, concorda? 

Baixe as provas e os gabaritos completos para resolver as questões e treinar: 

Estude com o Curso Enem Gratuito 

O Curso Enem Gratuito oferece quatro planos de estudo, que podem ser utilizados de acordo com a sua rotina, preferência e tempo disponível:

  • Extensivo: conteúdo completo com temas aprofundados, ideal para quem tem mais tempo para estudar.
  • Extensivo Correria: cronograma mais leve e enxuto, adequado para quem leva uma vida corrida, mas quer se preparar durante todo o ano.
  • Semiextensivo: revisão completa com principais conteúdos do Enem e dicas de redação, para quem começa a estudar no meio do ano.
  • Intensivo: revisão rápida só com o que mais cai, indicado para quem tem pouco tempo.

Além disso, a plataforma oferece outros recursos importantes para potencializar a sua preparação para o exame, com séries e cursos especiais, simulados gratuitos, e-books, mapas mentais e reforço para o Ensino Médio. 

Você também pode escolher entre estudar no site ou pelo aplicativo, disponível para download na Google Play e Apple Store

Para aproveitar tudo isso, basta fazer um cadastro rápido e sem custos:  

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Cai no Enem, Curso Enem Gratuito, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel