Enem e Encceja terão novidades na identificação dos participantes

As mudanças anunciadas pelo Inep dão conta da identificação de travestis, transexuais e transgêneros, bem como de estrangeiros e de pessoas que perderam seus documentos para inscrição do Enem e Encceja 2024. Veja quais são!

As avaliações do Inep terão um novo reforço na segurança para a edição de 2024, com mudanças importantes no processo de identificação dos participantes no Enem e Encceja. O objetivo é assegurar a integridade dos exames. 

As novidades incluem o uso de nome social, a identificação dos estrangeiros e o uso de documentos digitais. 

Acompanhe a leitura e entenda como vai funcionar a verificação da identidade dos candidatos. 

Regras para uso do nome social no Enem e Encceja 

A possibilidade de usar o nome social no Enem e Encceja é uma medida instituída pelo Inep ainda em 2014 para que os participantes possam ser reconhecidos de acordo com a sua identidade de gênero durante a realização das provas

O nome social é aquele pelo qual a pessoa travesti, transexual ou transgênero se identifica e é socialmente reconhecida. O uso é um direito previsto no Decreto Presidencial Nº 8.727/2016, publicado na semana das Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos.

Até o ano passado, as pessoas que ainda não tinham o nome social cadastrado na Receita Federal deveriam comprovar a condição para solicitar o tratamento no Enem e Encceja. 

A partir deste ano, travestis, transexuais e transgênero não precisam mais apresentar esses documentos comprobatórios na inscrição, apenas fazer o cadastro na Receita Federal antes de se inscrever para as provas.

Leia também: O que estudar para a redação do Enem 2024?

Como fazer o cadastro do nome social

O procedimento para cadastrar o nome social na Receita Federal é gratuito e pode ser feito de forma online, seguindo o passo a passo abaixo

  • Acesse o Centro Virtual de Atendimento (CAC);
  • Faça login com a sua conta Gov.br;
  • Na página de Processos Digitais do portal CAC, selecione “Solicitar serviço via processo digital”;
  • Na Área de Concentração de Serviço, escolha “Cadastros”;
  • Em seguida, em “Serviços”, clique em “CPF – Incluir ou excluir nome no CPF para pessoa travesti ou transexual”.
  • Por fim, anexe os documentos necessários, em arquivos separados e classificados por tipo.

Os documentos que você precisa encaminhar são:

  • Pedido de inclusão, alteração ou exclusão de nome social, para menores ou maiores de 16 anos;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Documento de identificação oficial com foto do representante legal (para menores de 16 anos). 

O resultado do processo leva em torno de dois dias úteis e deve ser consultado no CAC, no menu “Processos em que sou o Interessado Principal”. 

Identificação para estrangeiros

No Enem e Encceja 2024, a inscrição de candidatos estrangeiros será simplificada, visto que o Inep vai seguir o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. 

Isso significa que serão válidos os documentos de identificação pessoal de cada país, individualmente, e sem a necessidade de tradução.

Quanto ao prazo de validade do documento, valerá o que é estabelecido pelo país de origem do candidato. Para documentos sem data de validade, a vigência é indeterminada. Se a foto não estiver legível, poderá ser solicitada uma segunda opção para melhor identificação. 

Os países associados ao Mercosul, além do Brasil, são Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. 

A cédula de identidade e o passaporte são os únicos dois documentos em comum em todos os países. 

Confira Enem 2024: isenção da taxa e justificativa de ausência.

Documentos digitais

Caso o candidato tenha perdido ou avariado o documento de identificação com foto, o Boletim de Ocorrência (B.O.) não será mais aceito como comprovação da identidade do candidato. 

A justificativa do Inep para a decisão é de que existe a opção de utilizar documentos digitais, que podem ser apresentados para identificar o participante pelo aplicativo Gov.br. 

O site do Governo Federal é o mesmo usado para o processo de inscrição nos dois exames, e dá acesso a serviços digitais, como atualização do CPF, emissão de Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), acompanhamento do Pé-de-Meia, entre outros. 

Cursos gratuitos para quem vai fazer Enem e Encceja

Se você vai fazer o Enem e Encceja em 2024, pode estudar com o auxílio do Curso do Enem Gratuito e do Curso do Encceja Gratuito. 

As duas alternativas são 100% gratuitas e fazem parte da Rede Enem, que oferece planos de estudo completos e abrangentes para reforçar a preparação dos estudantes para os exames. 

Ao se cadastrar em qualquer uma das modalidades, você tem acesso a aulas completas, videoaulas, e-books, mapas mentais e simulados. 

Faça a sua inscrição para o Curso Enem Gratuito ou para o Curso do Encceja Gratuito e acelere a sua preparação!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel