Veja as Teorias sobre a Origem da Vida: resumo de Biologia

A Origem da Vida ainda é uma das maiores dúvidas da humanidade. Entenda as principais teorias que tentam explicar como tudo aconteceu. A nossa origem está ali. Veja nesta aula de Biologia para o vestibular e o Enem.

As Teorias sobre a Origem da Vida dividem o mundo entre Ciência e Religião. Na Ciência quem venceu a batalha foi Charles Darwin, com a Teoria da Evolução das Espécies. Veja nesta revisão para vestibular e Enem!

Ao longo da história do ser humano um dos maiores  e constantes questionamentos é “De onde nós viemos?”. Esta pergunta nunca respondida gerou muitas intrigas, mortes, raciocínios diversos. Teorias Científicas e Versões Religiosas que tentam explicar a origem da vida na Terra (e mesmo do Universo). Este é fascínio de estudar e aprender as Teorias sobre a Origem da Vida

Deus criou o Universo? Ou, por outro lado, foram as condições ‘do ambiente’ que geraram a ‘explosão inicial’ do Big Bang, surgindo daí o Universo?

As Teorias sobre a Origem da Vida

Na disputa entre as teorias para a Origem da Vida quem se destacou no campo da Ciência foi Charles Darwin e seus seguidores com a Teoria da Evolução das Espécies. charles darwin beagle destacadaHá quem discorde  de Darwin e que ‘jure’ até hoje que ‘o homem não veio do macaco’.  Mas, o fato é que a ciência mudou desde as observações e anotações de Darwin na viagem que fez no veleiro Beagle (imagem acima).

Perceba na imagem como na origem os embriões são muito semelhantes. A diferenciação ocorre ao longo do processo. Clique na imagem para ver uma aula completa sobre as evidências que confirmam a Origem das Espécies.evolução das espécies - Teorias sobre a origem da vida

As Disputas Religiosas e Cientificas:

Pensamentos e estudos continuam sendo realizados e muito discutidos a fim de suprir a curiosidade humana. Inicialmente, as ideias que guiam as teorias sobre origem da vida eram fundamentalmente filosóficas e religiosas.

Com o desenvolvimento das ciências (física, química, biologia), o pensamento científico acabou ocupando uma grande porção na fundamentação dessas hipóteses e teorias. A seguir serão abordadas teorias e hipóteses importantes para a compreensão desse assunto das Teorias sobre a Origem da Vida.

Teoria Criacionista – A Versão Religiosa

a criação

  • O Criacionismo é uma corrente que afirma todos os seres vivos terem sido criados individualmente por uma entidade divina (Adão e Eva). Pelo Criacionismo, Deus fez o homem, como reportado na Bíblia.
  • Segundo esse pensamento, todos os seres vivos são imutáveis e são iguais desde o momento de sua criação (antievolucionista).
  • Essa é a primeira ideia sobre origem da vida, aceita até hoje por milhares de fiéis.

Aula Gratuita sobre a Origem da Vida

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos um resumo completo sobre A Evolução das Espécies e as Teorias sobre a Origem da Vida. Ela é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e professora no canal Curso Enem Gratuito.

Assista o resumo com a professora Juliana, e depois veja as Teorias sobre a Origem da Vida: 1 –  Cosmogenia, 2 – Abiogênese, 3 – Biogênese, e, 4 – Evolução Química dos Sistemas.

Excelente o resumo da professora Juliana.

Dica 1 – Revise sobre Órgãos homólogos e análogos, Fósseis, Órgãos vestigiais e Evidências Moleculares. As evidências que confirmam a evolução nesta aula de Biologia Enem:      

Teoria Cosmogênica (Panspermia Cósmica)

  1. • Essa teoria sugere que os seres vivos tenham surgido não na Terra, mas em outros planetas.
  2. • Formas de resistência dos seres, como esporos, chegaram a Terra através de meteoritos.
  3. • Essa teoria não é muito esclarecedora porque não explica como a vida surgiu nesse outro planeta.

 

Teorias da Abiogênese

  1. • Chamada também de Geração Espontânea, ela afirma que ser vivo pode surgir de matéria bruta (não viva).
  2. • Filósofos, como Demócrito e Aristóteles, acreditavam que rãs e crocodilos brotam do lodo dos pântanos, e vermes e moscas brotavam do lixo.
  3. • Aristóteles afirmava que havia um princípio ativo, ou força vital, que permitia à matéria bruta gerar vida, espontaneamente.
  4. • Baptista von Helmont, no século XIX, prescreveu receita para produzir camundongos envolvendo camisa suja com suor e trigo em um canto calmo e escuro por 21 dias.

Teorias sobre a Origem da Vida

Teorias da Biogênese

aula_10_img03.jpg

• Essa teoria afirma que ser vivo só surge de outro ser vivo preexistente.

• Redi, em 1668, foi um dos primeiros a contestar a abiogênese. Em seu experimento, havia dois frascos com um pedaço de carne, porém, um estava fechado com gaze e o outro estava aberto. No frasco mantido aberto apareciam larvas, já no frasco fechado não apareciam larvas. Ele sugeriu que eram as moscas, em contato com a carne, que geravam larvas.

• Pasteur, em 1862, fez um experimento em que a biogênese foi descartada. Sua experiência foi colocar caldo de carne dentro de um franco com um gargalo longo retorcido, chamado pescoço de cisne, e em seguida ferver esse caldo.

Embora o ar circulasse pelo gargalo, suas impurezas eram retidas no mesmo. Após a fervura não ocorreu a formação de nenhum tipo de organismo. Em seguida, o gargalo foi quebrado, permitindo a entrada do ar com todas as suas partículas, o que acarretou na formação de vida microscópica. Isso confirmou que ser vivo só surge de outro preexistente em virtude da existência de organismos microscópicos no ar.

Teorias da Evolução Química dos Sistemas

aula_10_img04.jpg

• A teoria sugere que, ao longo do tempo, foram ocorrendo associações de moléculas, formando substâncias cada vez mais complexas. O agrupamento seria tão complexo ao ponto de formar a vida.

• Características da Terra primitiva: atmosfera com vapor de água, amônia (NH3), hidrogênio (H2) e metano (CH4); descargas elétricas (raios); muita radiação solar (ausência de ozônio) e grande atividade vulcânica.

• Oparin e Haldene, em 1936, levando em conta as condições da Terra primitiva, formularam uma hipótese. Ao longo de milhões de anos, nos oceanos primitivos, inúmeras reações entre moléculas da Terra primitiva teriam formado compostos orgânicos, como proteínas, lipídios e ácidos nucléicos.

Proteínas em rochas muito quentes, ao irem para água, agregavam-se, formando coloides. Coloides na água formariam coacervados, que são pré-células, e não seres vivos. Esses coacervados englobariam ácidos nucléicos, lipídios e, futuramente, formariam células complexas.

• Stanley Miller, em 1953, montou um aparelho onde simulava a atmosfera primitiva, com vapor de água, amônia, hidrogênio e metano.  Além disso, aplicava descargas elétricas para simular raios de tempestades e aquecia constantemente, tentando reproduzir as condições da Terra primitiva. Depois de algumas horas foi possível observar a presença de aminoácidos.

Em 1959, Sindney Fox reproduziu o experimento e, aquecendo por um longo tempo, percebeu a formação de coacervados.

Aula Gratuita sobre as Teorias sobre a Origem da Vida

Saiba mais sobre as Teorias de Origem da Vida nesta aula do canal Curso Online Gratuito, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Exercícios sobre a Origem da Vida

Questão 1

(Uel) Analise o esquema a seguir.

18666.png

Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir.

I. O esquema representa a origem abiótica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane.

II. Os organismos primitivos – microrganismos – foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos.

III. Os organismos mais complexos portam, em seu DNA, muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.

IV. As moléculas de proteínas e de ácidos nucléicos dos organismos atuais são estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

Questão 2

(Enem) Na solução aquosa das substâncias orgânicas pré-bióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucléicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida.

É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (…) Mas o avanço verdadeiramente criativo – que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez – ocorreu quando uma molécula de ácido nucléico “aprendeu” a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucléico.

Em outros termos, um ácido nucléico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucléico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado. Considere o esquema abaixo:

aula_10_img06.jpg

O “avanço verdadeiramente criativo” citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre:

a) 5,0 e 4,5.

b) 4,5 e 3,5.

c) 3,5 e 2,0.

d) 2,0 e 1,5.

e) 1,0 e 0,5.

Questão 3

(Uel) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.

b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.

c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.

d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.

e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

Questã 4

(Unirio-RJ) Stanley Miller, no início da década de 50, montou um experimento que hoje é um dos suportes da hipótese de origem da vida na Terra, expondo uma mistura de gases prováveis da atmosfera primitiva a descargas elétricas. Analisou, durante esse experimento, as concentrações de determinadas substâncias dentro do sistema. O grá?co a seguir mostra a relação entre

algumas dessas substâncias.

aula_10_img07.jpg

 

A partir desses dados, Miller pôde concluir que:

a) a célula pode ser recriada atualmente a partir de compostos inorgânicos.

b) a primeira célula era procariota, semelhante a bactérias atuais.

c) a formação de compostos orgânicos depende da transformação da amônia.

d) os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

e) na atmosfera primitiva não havia oxigênio.

Questão 5

(UFPI) Por volta de 1860, um famoso cientista demonstrou que uma suspensão previamente esterilizada de levedo de cerveja em água mantém-se estéril indenidamente se for conservada em frasco “pescoço de cisne”.

Este resultado expressa a ideia da chamada:

a) teoria da biogênese.

b) teoria da abiogênese.

c) teoria da pré-formação.

d) hipótese heterotrófica.

e) hipótese autotrófica.

 

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Dica 2 – Estude as teorias sobre a evolução no início do séc. XX, e revise sobre a Seleção Natural das Espécies e Darwinismo nesta aula de Biologia Enem.

Dica 3 – Para garantir uma boa nota na prova de Biologia Enem, revise sobre a Síntese Proteica em mais uma aula de Bioquímica.  síntese proteica

Veja as Teorias sobre a Origem da Vida

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel