Charles Darwin ganhou a guerra sobre A Origem das Espécies. Revise sobre Órgãos homólogos e análogos, Fósseis, Órgãos vestigiais e Evidências Moleculares nesta aula de Biologia Enem
Charles Darwin tinha razão. O DNA dos humanos tem 98,7% de compartilhamento com os macacos Chipanzés. Viemos todos da mesma fonte. Evidências Confirmam a Evolução das Espécies.
Embora seja um fato muito polêmico dentro do ensino de Biologia, existem indivíduos que vão contra esse pensamento. Grande parte da população tem o Fixismo, ideia antievolutiva, em função da fé no Criacionismo. Por outro lado, o processo evolutivo é corroborado por vários fatores, levando à confirmação de sua existência. Alguns fatos que confirmam a evolução das espécies são: órgãos homólogos e órgãos análogos, fósseis, embriologia comparada, órgão vestigiais, evidências moleculares.
Órgãos homólogos X Órgãos análogos
- Órgãos homólogos são estruturas de espécies diferentes que possuem a mesma origem embrionária, mas com funções que podem ser diferentes. Isso mostra que um ancestral comum, situado em ambientes diferentes adapta-se através de mudanças em suas estruturas.
- Exemplo: braço do Homem, nadadeira anterior de golfinho e asa de morcego; todos apresentam estrutura interna igual em função da origem embrionária ser a mesma, mas suas funções são diferentes. Veja na ilustração para entender melhor:
- O processo evolutivo que ocorre para a formação de órgãos homólogos chama-se divergência evolutiva, onde, o braço foi uma adaptação para a manipulação de objetos, a asa do morcego adaptou-se para o voo, e a nadadeira anterior do golfinho adaptou-se para a natação. Portanto, a evolução do ancestral comum divergiu para cada uma das necessidades desses organismos. Isso indica que as espécies estão ligadas.
Dica 1 – Estude as teorias sobre a evolução das espécies no início do séc. XX, e revise sobre a Seleção Natural das Espécies e Darwinismo nesta aula de Biologia Enem
Veja os Órgãos Análogos
- Órgãos análogos possuem origem embrionária diferentes, porém suas funções são semelhantes. Essas estruturas não estabelecem parentescos evolutivos.
- Exemplo: asa de ave, asa de morcego e asa de insetos são estruturas totalmente adaptadas para o voo, porém suas origens são diferentes, incluindo suas estruturas internas.
- O processo evolutivo que gera essas estruturas chama-se convergência evolutiva, em que as espécies evoluem sobre a mesma condição ecológica. As nadadeiras anteriores de peixes e de golfinhos também exemplificam esse processo.
Os Fósseis
• São estruturas preservadas em tempos remotos na Terra. Essas estruturas podem ser organismos inteiros, como mosquito preservado em âmbar e mamute congelado; partes de organismos, como esqueletos de dinossauros e folhas de árvores; ou marcas deixadas por organismos, como pegadas, objetos, cascalhos.


• Os fósseis são encontrados em camadas da superfície terrestre, em que cada camada representa uma época distinta. Quanto mais superficial a camada, mais recente. Há também fósseis preservados em camadas de gelo.
• Os fósseis nos permitem conhecer organismos que viveram em épocas remotas na Terra e em condições ambientais diferentes das atuais.
Embriologia comparada
• Na comparação entre embriões, principalmente de vertebrados, não se nota diferença. Apenas com seu desenvolvimento começam a aparecer estruturas que marcam cada grupo.
• Quanto maior a distância evolutiva entre espécies, menor é o período embrionário comum entre elas.
Órgãos vestigiais
• São estruturas que aparecem reduzidas e geralmente sem função em algumas espécies, já em outras são desenvolvidas e funcionais.
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• Exemplo: apêndice vermiforme é a porção inicial do intestino grosso que se apresenta reduzida e sem função na espécie humana. Já em coelhos e bovinos, o apêndice encontra-se mais desenvolvido e funcional, sendo responsável por armazenar alimentos que terão a celulose digerida.

Evidências moleculares
• Sabemos que todos os seres vivos apresentam DNA, que são transcritos em RNA, e traduzidos em proteínas. Então DNA, RNA e proteína são compostos com presença obrigatória nas células.
• Comparando esses compostos entre espécies podemos estabelecer parentescos evolutivos. Quanto maior for a semelhança entre o genoma (DNA) de duas espécies, maior será seu parentesco.
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• É possível comparar genes presentes em muitos animais, chamados genes conservados, para estabelecer parentescos evolutivos. Quanto maior a semelhança entre os genes, maior a proximidade evolutiva, à medida que esses genes sofrem mudanças, a distância evolutiva entre esses organismos aumenta.
Aula Gratuita
Saiba mais sobre as Evidências Evolutivas nesta aula do canal do professor Paulo Jubilut, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
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Desafios para você responder e compartilhar suas respostas
Questão 1
(UFU-MG) Leia o trecho a seguir.
“No processo evolutivo, muitos animais foram extintos depois de se diferenciarem de seus parentes mais próximos. Boa parte deles virou fóssil e, quando descobertos, ajudaram a remontar o passado das espécies […].
”ISTOÉ, Ed. 1934, 24 de janeiro de 2007.
Acerca da evolução dos organismos, considere as afirmativas abaixo.
I – Para avaliar as relações evolutivas entre as espécies são consideradas as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares, bem como os fósseis.
II – Os fósseis humanos encontrados até o momento fortaleceram as primeiras hipóteses da origem humana, já que é possível se estabelecer quaisquer graus de variações entre as espécies fósseis e a espécie atual.
III – O grande avanço na passagem evolutiva de australopiteco para Homo sapiens é o desenvolvimento do sistema nervoso e, consequentemente, da inteligência, evidenciado pelo aumento do volume craniano.
Assinale a alternativa que apresenta, apenas, afirmativas corretas.
a) I, II, III
b) I e III
c) II e II
d) I e II
Questão 2
(UFRS) Embriões de vertebrados tendem a ser mais similares entre si do que os adultos correspondentes.
Sobre esse fato, são feitas as seguintes afirmações.
I – As analogias observadas indicam uma origem comum.
II – O estudo da embriologia comparada contribui para a compreensão da evolução biológica.
III – Durante o desenvolvimento embrionário, os organismos passam por fases que repetem estágios adultos de seus ancestrais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Questão 3
(PUC- SP) Analise as frases abaixo, relacionadas com evidências do processo evolutivo:
I. As asas de um morcego, as nadadeiras anteriores de uma baleia e as patas dianteiras de um cavalo são estruturas homólogas, pois têm diferente origem embrionária.
II. As asas de uma andorinha e as asas de uma libélula são estruturas análogas, pois têm a mesma origem embrionária.
Pode-se considerar que
a) as frases I e II são incorretas.
b) apenas a frase I é incorreta, pois as estruturas em questão são análogas.
c) apenas a frase II é incorreta, pois as estruturas em questão são homólogas.
d) apenas a frase I é incorreta, pois as estruturas homólogas têm a mesma origem embrionária.
e) as frases I e II são corretas.
Questão 4
A baleia assemelha-se mais aos peixes do que aos demais mamíferos, em virtude de:
a) analogia de órgãos.
b) homologia de órgãos.
c) convergência adaptativa.
d) divergência adaptativa.
Questão 5
(Unesp) Um peixe (tubarão), um réptil fóssil (ictiossauro) e um mamífero (golfinho) possuem todos a forma do corpo alongada, com nadadeiras dorsais, ventrais e caudais. Essas características, analisadas em conjunto, podem ser interpretadas como um exemplo de:
a) irradiação adaptativa.
b) isolamento reprodutivo.
c) convergência adaptativa.
d) homologia.
e) hibridização.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!