Evite os erros que podem zerar a redação do Enem

De nada adianta você escrever um texto que esteja de acordo com todas as normas gramaticais e fugir do tema. É zero na certa. Descubra em que casos a prova de redação do Enem recebe nota zero.

Não há nada pior para um aluno que se preparou o ano todo para as provas do Enem e de vestibular do que zerar a redação do Enem. Você não quer ver todo seu esforço desperdiçando por falta de atenção, não é mesmo? É por isso que vou explicar tudo o que você precisa saber para garantir sua vaga no ensino superior. Vamos lá?

Como não zerar a redação do Enem

Primeiramente, você precisa dominar o sistema de pontuação da correção da Redação. No Enem, por exemplo, todo candidato é avaliado em cinco competências. Todas essas aptidões serão cobradas na redação. Cada uma delas soma 200 pontos. Portanto, a maior nota que o estudante pode tirar na prova de redação do Enem é 1000. A mínima é zero.redação EnemPara garantir um bom resultado, é fundamental estar atento a todos os pontos que serão avaliados pela banca examinadora. Os profissionais que vão ler sua redação vão exigir de você, aluno, cinco aptidões básicas para produzir um texto de qualidade. A seguir, confira o que pede cada uma das competências da redação do Enem.

Primeira competência

Você precisa dominar pelo menos o básico da Língua Portuguesa para ser pontuado nessa competência. O avaliador vai buscar indícios de o que candidato conhece as regras gramaticais e se ele consegue produzir um texto que tenha sentido. O texto que não estiver estruturado de uma forma que possibilite a leitura ou que apresente erros muito graves de ortografia receberá nota zero nessa competência.

Segunda competência

A fuga do tema é um dos principais motivos que levam o aluno a tirar nota zero na redação. É justamente esse critério avaliado na segunda competência. A banca vai entender que o aluno não tem nenhum conhecimento sobre o assunto proposto.

Por isso, preste muita atenção na hora de ler a proposta. Afinal, você não vai querer a falta de concentração prejudique tanto seu desempenho. O modelo de texto cobrado na redação do Enem é dissertativo-argumentativo. O aluno que produzir uma poesia, por exemplo, também vai tirar nota zero. Confira abaixo videoaula do professor Dimitri Sarmento.

Dica 1: Veja o que mais cai na prova de Linguagens no Enem e as principais dicas para você mandar bem em Português e Literatura: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/

Dica 2: Você conhece todas as características do texto dissertativo-argumentativo?  https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Terceira competência

Nessa competência, será avaliada a organização das ideias apresentadas. O aluno que começa a discorrer sobre um tema e, de repente, interrompe o raciocínio ou muda a argumentação sem avisar o leitor, não terá uma boa pontuação nesse requisito.

O que avaliador quer é um texto fluido, fácil de entender e com os argumentos claros e ordenados. A relevância das justificativas apresentadas para defender a principal tese do autor também será considera. Tudo isso significa que você precisa conhecer o tema sobre o qual está discorrendo. Somente assim, é possível saber quais pontos são mais pertinentes e merecem ser destacados.

Dica 3: entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

Quarta competência

Aqui, serão avaliados os mecanismos linguísticos do candidato. O termo parece complicado, mas não é tão difícil assim de colocar em prática. Não é possível produzir um texto claro repetindo termos ou usando as preposições da forma errada, não é mesmo? Tais equívocos dificultam a compreensão do texto e, por isso, são descontados.

Quinta competência

O que será avaliado nesse item é a parte final do texto. Basicamente, o aluno precisa estar atento na hora de escrever a conclusão. Na introdução do texto, devem-se apresentar as perguntas que serão discutidas ao longo da redação. No parágrafo final, é o momento de apresentar as soluções e o seu posicionamento.

Dicas para fugir do zero na redação

Confira agora com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para não zerar a redação do Enem:

Dica 4: você sabe quando empregar o “há” em suas redações? Confira as dicas do professor Wilson Nunes: https://blogdoenem.com.br/redacao-ha-enem-vestibular/

redação enem nota zero destacada

Outros casos de Redação nota zero!

O aluno que entregar a folha em branco ou escrever menos do que o mínimo necessário também vai zerar a prova de redação do Enem. O candidato também recebe a nota mínima quando escreve termos ofensivos, desenha na folha da redação ou faz qualquer interferência que não corresponda ao tema. Redação Enem Nota Zero

Tenham sempre em mente que não atender a segunda competência acarreta em nota zero. O aluno que fugir do tema terá sua redação anulada mesmo que atenda a todas as outras competências. Por isso que o exercício mais importante na hora de treinar a redação é desenvolver a habilidade de identificar o tema e desenvolvê-lo em todas as linhas.

Fuja da Nota Zero na Redação:

O Ministério da Educação colocou dentro do Guia da Redação do Enem os problemas no texto dissertativo-argumentativo que provocam a Nota Zero na Redação. Veja a lista e fuja deles:

– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– extensão de até sete linhas;
– cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos
motivadores apresentados no caderno de questões;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a
assinatura do participante;
– texto integralmente em língua estrangeira;
– desrespeito aos direitos humanos (critério suspenso provisoriamente pela Justiça Federal); e
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Este post sobre como não zerar a redação enem foi escrito por Victor Toscano, jornalista, e que mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel