Revise o sistema digestório neste aula de Biologia – Enem

Comer é muito bom! Mas, você sabe qual é o caminho que o alimento percorre em nosso corpo? Não? Então revise aqui com o Blog do Enem!

Você vai naquele seu fast food favorito e come aquele hambúrguer delicioso com uma bela porção de batata frita. Hum… só de pensar já dá água na boca, não é? Mas, por que isso acontece? Aliás, qual é o caminho que o alimento percorre em nosso corpo depois que você se deliciou com ele? Saiba tudo sobre o sistema digestório e arrase as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando sobre o sistema digestório humano, que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

Para iniciar sua revisão, veja esta vídeo-aula muito didática, do professor Rubens Oda do canal Curso Enem Gratuito do Youtube:

E aí, gostou da vídeo-aula? Beleza! Então, para completar seus estudos sobre o sistema digestório, fique ligado(a) no super resumo que preparamos para você:

O sistema digestório tem como função básica ingerir, digerir e absorver os nutrientes dos alimentos, eliminando o que não foi aproveitado. Em outras palavras, podemos dizer que o sistema digestório quebra os alimentos em pedaços bem pequenos, minúsculos o suficiente para que as células possam absorvê-los. Para isso, o sistema digestório fará uma série de processos, divididos em dois tipos: a digestão mecânica e a digestão química.

Digestão mecânica: A digestão mecânica compreende os processos físicos que o sistema digestório realiza para quebrar o alimento. Esses processos envolvem a fragmentação e movimentação do alimento ao longo do tubo digestório, como, por exemplo, a mastigação, a deglutição (o ato de engolir) e os movimentos peristálticos (movimentos realizados para empurrar o alimento ao longo do tubo digestório).

Digestão química: Os processos químicos realizados pelo sistema digestório transformam os alimentos e suas “grandes moléculas” em moléculas mais simples, permitindo sua absorção pelas células. Desse processo participam os sucos digestórios, como a saliva e o suco gástrico. Nesses sucos há moléculas especiais – as enzimas, substâncias que aceleram as reações de quebra dos alimentos e são produzidas especificamente para cada tipo de nutriente (por isso dizemos que elas funcionam como um sistema chave/fechadura).

Dica 2: Revise também o sistema cardiovascular humano! Veja este post com aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-cardiovascular/

Anatomia do sistema digestório humano: O sistema digestório humano é composto por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento e um conjunto de glândulas anexas que auxiliam o tubo digestório na quebra dos nutrientes (é importante ressaltar que o alimento não passa por dento dessas glândulas, apenas dentro do tubo digestório). Veja na figura a seguir os órgãos que compõem o sistema digestório e suas principais funções:

Sistema Digestório - biologia enem

Controle do sistema digestório humano: Os processos que ocorrem no sistema digestório são controlados pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios. A produção de saliva, por exemplo, é controlada pelo sistema nervoso autônomo, ativado quando recebemos estímulos sensoriais que estimulam a popular “água na boca”. Geralmente este estímulo é gerado pela percepção do cheiro do alimento, mas pode também ocorrer pela simples visão do alimento ou pelo som das panelas batendo sobre o fogão. Estes estímulos são reflexos condicionados ou aprendidos e que dependem das experiências que cada um viveu. Já a produção dos sucos digestórios do estômago e do duodeno são estimulados também por ações de hormônios, produzidos pelos próprios órgãos.

Problemas do sistema digestório humano: Vários são os problemas que podem ocorrer em nosso sistema digestório. Uns estimulados pela má alimentação, outros pela “má sorte” na loteria genética. A gastrite e a azia são problemas bastante comuns, afinal, quem nunca sentiu aquela queimação na garganta? A gastrite pode ser causada pela ação de bactérias, pelo uso prolongado de medicamentos ou drogas (como o álcool e o cigarro) ou até pelo excesso de ingestão de bebidas e alimentos muito ácidos (como refrigerantes). Já azia é provocada pela ação do suco gástrico fora do ambiente gástrico, fato que pode ocorrer por vários motivos, entre eles o refluxo estomacal.

Para saber mais sobre a azia e a gastrite, veja esta reportagem da TV Minha Vida disponível no Youtube:

Outro problema que pode ocorrer é a apendicite, uma dolorosa e perigosa inflamação do apêndice (pequena bolsa vermiforme localizada na região onde termina o intestino delgado e inicia o grosso). Esta inflamação geralmente ocorre pela presença de pequenos corpos sólidos (como grãos de milho) ou pequenos pedaços de fezes bem duros que estimulam a proliferação de bactérias nesta região. Isso faz com que se acumulem gases que inflam o apêndice e o inflamam, podendo levar ao seu rompimento. O tratamento é feito com cirurgia para remoção do apêndice.

Curiosidade: Você sabia que em 1961 um médico em expedição à Antártida precisou fazer uma autocirurgia em seu abdômen depois de se diagnosticar com apendicite? Saiba mais sobre esta curiosa história no link a seguir: http://blog.brasilacademico.com/2011/04/o-medico-que-operou-o-proprio-apendice.html

Dica 3: Saiba mais sobre a gastrite e a azia no site do Dr. Dráuzio Varella: http://drauziovarella.com.br/letras/g/gastrite/
Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel