O Sistema Cardiovascular Humano – Biologia Enem e vestibular

Nosso corpo é composto por vários sistemas. Cada um desempenha uma importante função no organismo. o sistema circulatório trabalha para integrar todos os outros. Revise com aula do Curso Enem Gratuito e com as dicas da professora Juliana Evelyn Santos para o Enem. Confira abaixo.

Você sabe que para os seres humanos o sangue é essencial para o transporte de gases e nutrientes pelo nosso organismo, não é mesmo? Para entender um pouco mais sobre o transporte de substâncias pelo corpo, você precisa revisar os caminhos pelos quais passam as hemácias e a maneira como estas células e outras substâncias são impulsionadas por todo o nosso corpo. Pronto para aprender mais sobre o assunto? Então, vamos lá!

E aí, curtiu o post indicado? Beleza! Agora que você já sabe todas as classificações e peculiaridades envolvidas com a circulação de substâncias nos animais, estudar a circulação nos humanos será moleza!

A Circulação humana:

Os seres humanos, como você sabe, são mamíferos. Por isso, você deve lembrar, temos um coração tetracavitário (com quatro cavidades) e uma circulação fechada e dupla. Pode parecer “grego”, mas é mais fácil do que parece!  O nosso coração é classificado como tetracavitário, pois possui quatro cavidades ou câmaras internamente por onde o sangue passa. As duas cavidades superiores, onde o sangue chega ao coração, chamam-se átrios (ou aurículas).

São cavidades pequenas, com paredes musculares mais finas. Já as cavidades inferiores, chamadas de ventrículos, são cavidades com musculatura mais espessa, pois são elas que bombeiam o sangue para fora do coração.

As cavidades do lado direito do coração não se comunicam com as do lado esquerdo. Isto faz com que o sangue percorra dois circuitos diferentes em nosso organismo (por isso circulação dupla) e impede que o sangue arterial se misture com o sangue venoso (circulação completa).

Porém, o átrio direito se comunica com o ventrículo direito e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo. Para que o sangue sempre siga na mesma direção dentro do órgão – dos átrios para os ventrículos, existem válvulas entre estas cavidades: Entre o átrio direito e o ventrículo direito, temos a válvula tricúspide. Já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, a válvula é a bicúspide ou mitral.

Imagem 1 – Na imagem a seguir você pode visualizar o coração tetracavitário humano e suas válvulas.Circulação Enem 1

Imagem 2 – Esta imagem abaixo ilustra bem a circulação dupla e fechada dos humanos. Vejam que o sangue vermelho (arterial) não se mistura com o representado pela cor azul (venoso). Isto faz com que os tecidos recebam maior quantidade de oxigênio, tornando a respiração mais eficiente.

Você também pode visualizar os dois caminhos que o sangue percorre: para os capilares sistêmicos e para os pulmonares.Circulação Enem 2

Lembrou? Pois bem, então você também deve recordar que o coração tem como função bombear o sangue em contrações rítmicas por “tubulações” que percorrem o corpo inteiro – os vasos sanguíneos, certo? Existem, basicamente, três tipos de vasos sanguíneos:

Artérias: levam o sangue do coração ao corpo. São vasos com uma camada muscular espessa, pois suportam pressões altas, uma vez que recebem sangue que acabou de ser bombeado pelo coração.

Veias: levam o sangue do corpo ao coração. São vasos com camada muscular um pouco menos espessa e que, geralmente carregam o sangue contra a gravidade. Por tal motivo, muitas veias possuem válvulas que impedem o refluxo de sangue.

Capilares: ligam as artérias às veias. São vasos muito finos que se ramificam pelos tecidos, onde realizam a hematose.

Imagem 3 – Observe as principais características dos vasos de nosso organismo:Circulação Enem 3

Então, já conhecemos os órgãos que formam o sistema cardiovascular humano. Veja, agora, como esses órgãos funcionam juntos para transportar o sangue:

O sangue que foi oxigenado nos pulmões (sangue arterial) chega ao átrio esquerdo e é bombeado para o ventrículo esquerdo para fora do coração em direção à aorta (principal artéria do nosso corpo). Esta artéria se ramificará e distribuirá o sangue arterial para todo o corpo.

Nos capilares que irrigam os tecidos, o sangue realizará hematose, deixando o oxigênio para os tecidos e recolhendo das células o gás carbônico. Dessa maneia, o sangue arterial torna-se venoso. Os capilares sanguíneos vão se juntando em vasos maiores que desembocam na veia cava superior e na veia cava inferior.

Esses dois grandes vasos levam o sangue de volta ao coração, mais especificamente ao átrio direito. Desta cavidade, osangue passa para o ventrículo direito e de lá é bombeado para os pulmões através das artérias pulmonares.

Ao chegar aos pulmões, o sangue venoso sofrerá hematose com os alvéolos pulmonares, liberando gás carbônico e absorvendo oxigênio, tornando-se arterial.

Depois da troca de gases com os pulmões, o sangue retorna ao coração, desembocando no átrio esquerdo. Reiniciando o circuito. Dessa maneira, em um circuito completo pelo corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração humano.

Ufa! Conseguiu acompanhar? Não? Então olhe o observe o esquema abaixo:

Figura 4 – Esta figura mostra de maneira mais detalhada a circulação humana, indicando os principais vasos.

Circulação Enem 4

Pequena circulação ou circulação pulmonar: Leva o sangue venoso do coração para os pulmões, onde se torna arterial, e novamente ao coração (ciclo coração – pulmões – coração).

Grande circulação ou circulação sistêmica: Leva o sangue arterial do coração aos tecidos, onde se torna venoso, e retorna ao coração (ciclo coração – tecidos – coração).

Dica Importante: – Antes de concluir a revisão sobre o sistema circulatório humano, que tal relembrar de que maneira outros animais realizam a circulação de substâncias pelo seu organismo e como eles são classificados? Para ficar “tinindo” nas nomenclaturas utilizadas nesse conteúdo, dê uma espiada no post a seguir: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-animais/

A pressão sanguínea.

Quando o coração se contrai, dizemos que ele está em sístole e, quando relaxa, em diástole. Dessa maneira, quando o coração manda o sangue pelos vasos, ele gera uma pressão sobre eles, chamada de pressão arterial.

Em pessoas jovens que estão em repouso, a pressão máxima, medida durante a sístole dos ventrículos, equivale a 120milímetros de mercúrio (120mm Hg). Já a pressão mínima, medida durante a diástole dos ventrículos, equivale a 80 milímetros de mercúrio (80mm HG). Por isso temos, de forma simplificada, a pressão arterial normal em 12 por 8.

Agora que você sabe tudo sobre o sistema circulatório e vai gabaritar as questões sobre esse tema, fique atento a estes detalhes que podem se tornar “pegadinhas” nos vestibulares:

– Há divergências entre aos autores quanto à nomenclatura do sistema que acabamos de abordar. Alguns chamam de sistema cardiovascular, outros de sistema circulatório. Acontece que o último nome tem sido evitado porque a circulação de substâncias no corpo humano não é feita somente pelo coração e vasos sanguíneos (cardiovascular), mas também pelo sistema linfático. Esse sistema é composto por vasos e nódulos linfáticos, que ajudam o sistema cardiovascular a coletar substâncias dos tecidos (principalmente líquidos) e ajuda na defesa do organismo.

– O sistema cardiovascular, além de transportar substâncias pelo corpo, também ajuda nosso organismo a regular a temperatura corporal.

Dica 3 – Você que vai prestar o exame do Enem já está ligado que as questões costumam relacionar o conteúdo com questões cotidianas. Então, para você levar para a prova uma bagagem a mais sobre o assunto, leia o texto a seguir, “As emoções e o coração”,do site do Doutor Dráuzio Varela: http://drauziovarella.com.br/drauzio/as-emocoes-e-o-coracao/
Dica 4 – Revisão Gratuita Enem – Veja as dicas sobre o que mais cai no Enem com Apostilas Gratuitas: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Aula Gratuita sobre o Sistema Cardiovascular/Circulatório

Gostou do vídeo? Ajudou a compreender melhor e relembrar o conteúdo? Ótimo! Agora, para resumir o assunto e fixar as ideias, seguem os exercícios com pontos principais do sistema cardiovascular humano:

Exercícios:

Agora que você se tornou um “expert” no sistema cardiovascular, vamos testar seus conhecimentos?

1)     (Fatec-SP) A figura a seguir esquematiza o coração de um mamífero, com suas câmaras (representadas por letras), veias e artérias (representadas por algarismos).

Circulação Enem 5

Identifique cada parte do coração e assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

a)     O sangue rico em O2 chega nas câmaras A e B.

b)    O sangue rico em CO2 chega na câmara B.

c)     Os vasos identificados por I, II e III são, respectivamente, veia cava superior, artéria pulmonar e artéria aorta.

d)    O vaso indicado por IV traz sangue arterial dos pulmões para o coração.

e)     O vaso III leva o sangue arterial do coração para o corpo.

Resposta: d

1)     (UNESP) Num exame de Biologia foi formulada uma questão em que se solicitava uma descrição da circulação de sangue nos mamíferos. Em uma das provas constava a seguinte resposta: “A parede do coração possui uma musculatura que se contrai com força considerável, lançando o sangue para a pequena e grande circulação (1). Cada metade do coração é uma bomba com dois compartimentos: o átrio, de paredes relativamente grossas, e o ventrículo, de paredes finas (2). O sangue proveniente dos tecidos entra no átrio direito, passa para o ventrículo direito, sendo bombeado através das artérias pulmonares aos pulmões, onde o gás carbônico é eliminado e o oxigênio apreendido (3). Os tecidos usam o oxigênio, cedendo o gás carbônico ao sangue, que retorna, pelas artérias, ao lado direito do coração (4)”.

O número entre parênteses, ao final de cada período, facilitará a resposta a ser dada. Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

a) todos os períodos são certos.

b) apenas o período (4) é errado.

c) apenas os períodos (2) e (4) são errados.

d) apenas os períodos (1) e (3) são errados.

e) apenas os períodos (1), (2) e (3) são errados.

Resposta: c

Dica 5 – Veja os  vídeos de Biologia  da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel