É hora de relembrar o conteúdo sobre a União Ibérica e as Invasões Holandesas. Cai nas questões de História nos vestibulares de todo o Brasil e no Enem também. Confira.
Para começar vamos relembrar como ocorreu a União Ibérica, e depois ver o que foram as Invasões Holandesas no Brasil?
Em 1578, morre o rei português Dom Sebastião (imagem à esquerda). Seu tio, o cardeal Dom Henrique (imagem ao centro) assume o trono de Portugal. Ao morrer em 1580, Filipe II (imagem à direita), rei da Espanha e primo de Dom Sebastião, invade Portugal e assume o trono. Tem início a União Ibérica que durou até 1640.
Durante estes 60 anos Espanha e Portugal ficaram unificados sob o comando dos reis espanhóis Filipe II, Filipe III e Filipe IV.
Às possessões espanholas Filipe II acrescentou as possessões portuguesas e aumentou significativamente seu domínio como você pode observar no mapa abaixo.
Dica 1 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/
Agora que você já sabe como ocorreu a União Ibérica vamos ver por que a Holanda invadiu o Brasil?
Lembra que a produção de açúcar brasileiro nos engenhos de cana (século XVI) contou com o apoio financeiro dos negociantes holandeses? Pois é, em troca deste apoio, os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu ficando com a maior parte dos lucros.
Dica 2 – Que tal rever o conteúdo sobre a economia açucareira no Brasil colonial? Então, acesse este post especial que o Blog do Enem preparou para você: https://blogdoenem.com.br/economia-acucareira-brasil-colonial/
Mas o que isso tem a ver com as invasões holandesas no Brasil? Preste atenção:
A Espanha também reinava sobre a região dos Países Baixos (Bélgica e Holanda atuais). E tentava impor o catolicismo a uma população de maioria protestante além de cobrar altos impostos. Os colonos dessa região se revoltaram e após vários anos de luta finalmente conseguiram se libertar da Espanha. Surgiu, assim, um novo país: a Holanda.
Dica 3 – Esqueceu o conteúdo sobre o protestantismo? Não se preocupe, acesse estes posts e tire todas as suas dúvidas: https://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-reforma-protestante/ https://blogdoenem.com.br/reforma-protestante-anglicanismo-calvinismo/
Pois bem, o rei Felipe II da Espanha ficou inconformado por perder sua colônia e proibiu os holandeses de comercializar o açúcar brasileiro. Mas, a Holanda não queria perder seus lucros com o comércio açucareiro. Sabe o que ela fez? Invadiu o Brasil (Bahia e Pernambuco)!
Essas invasões foram organizadas pela Companhia das Índias Ocidentais, fundada pelos holandeses em 1621 com o apoio do governo holandês:
- Em 1624 os holandeses prenderam o governador-geral de Salvador e conquistaram a cidade sem dificuldades. A população se refugiou no interior e organizou um contra-ataque: a guerra de emboscadas – em pequenos grupos atacavam os holandeses de surpresa. Por mar, a Espanha também ajudou: enviou uma esquadra com mais de 12 mil homens. Os holandeses acabaram se rendendo.
- Em 1630, foi a fez de Pernambuco: o maior produtor mundial de cana de açúcar da época e uma região menos protegida. Os holandeses conquistaram Olinda e Recife com facilidade, ajudados por moradores da região, entre eles Domingos Fernandes Calabar.
Após a conquista de Pernambuco os holandeses estenderam seus domínios de Alagoas até o Rio Grande do Norte (observe o mapa abaixo).
No próximo post você ficará sabendo como foi a organização holandesa aqui no Brasil e como os holandeses foram expulsos do Nordeste brasileiro. Não perca!
Que tal agora assistir a uma aula em vídeo com o professor Felipe de Oliveira do Curso Enem Gratuito sobre este conteúdo? E, não se esqueça: pesquisa, estude para o Enem e vestibular.
Exercício de História – Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.
(UFPR) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido
a) ( ) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) ( ) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.
c) ( ) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
d) ( ) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e) ( ) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.
Resposta: A alternativa correta é a letra “e”.