Enem – Saiba quais temas estudar para as questões de exatas

Professores avaliam conteúdos de matemática e física que são cobrados no Enem. Questões do exame tem conteúdo mais básico.

Convidados pelo portal UOL, três professores avaliaram as questões de matemática e física do Enem e chegaram a seguinte conclusão: essas disciplinas são cobradas no exame com conteúdos mais básicos e de forma menos “conteudista” se comparadas as questões de matemática e física da Fuvest.

“A prova da Fuvest, por exemplo, requer muito conteúdo e fórmulas, mas não é simplesmente isso. É entender bem o procedimento matemático”, afirma Alessandro Menezes, professor de matemática do cursinho da Poli. “Já no Enem, são cobrados temas mais básicos”.

Eduardo Figueiredo, coordenador da disciplina de física do colégio e curso Objetivo, concorda. “O que você tem de saber são leis básicas, interpretação de gráficos e textos”, afirma. “Contudo, a prova do Enem agora tem mais conteúdo que antigamente, mas é algo mais contextualizado, da vida cotidiana”.

Para Alexandre Simonka, professor de física do colégio Vértice, muitas vezes o fenômeno em questão é explicado no próprio enunciado do Enem. “Isso não quer dizer que se o aluno não tiver nenhum conhecimento da matéria ele conseguirá se sair bem só por ter a habilidade de interpretar textos, pois sem um conhecimento básico será muito difícil procurar o que é relevante no enunciado”.

O tempo para responder as questões acaba sendo a grande dificuldade do exame. “O enunciado de exatas dificilmente é muito longo, ao passo que em humanas todos são. O aluno perde muito tempo para ler. Em história e geografia, ou ele sabe ou não sabe, já em física e matemática, ele tem que pensar, fazer a resolução”, diz Figueiredo.

Os três professores elaboraram uma lista com os conteúdos mais cobrados nas questões de exatas do Enem. Confira:

MATEMÁTICA – Área, volume, geometria plana e espacial (conceitos fundamentais), funções, proporção, estatística, probabilidade e contagem.

FÍSICA – Eletricidade (resistência elétrica), cinemática, aplicação das leis de Newton, óptica (particularmente do olho humano), gravitação (leis de Kepler), calor e temperatura, ondas e magnetismo.

A professora Simonka também destaca, que uma tendência dos últimos exames de física, é a exploração do conceito de energia e potência, principalmente em situações cotidianas como consumo de equipamentos elétricos, substituição de lâmpadas incandescentes por econômicas e transformações de energia que ocorrem em usinas dos mais variados tipos (hidrelétrica, termoelétrica, nuclear). “Conceitos relativamente complexos dificilmente serão abordados nas questões”.

Para matemática, além dos temas acima, é importante o candidato ter noções das relações fundamentais da trigonometria, como o teorema de Pitágoras.

Simulados são a melhor forma de estudar todos esses conteúdos, já que a maior dificuldade está no tempo de resolução das questões. “O mais importante é o treino. Como a prova é muito longa, ele tem que aprender a administrar o seu tempo, e só praticando e fazendo provas anteriores com o mesmo perfil o candidato conseguirá um bom resultado”, diz Figueiredo.

O Blog do Enem já disponibilizou as edições anteriores do Enem aqui! Resolva-as em casa, controlando o tempo, para treinar para o Enem. Além disso, demos a dica de um simulado online e gratuito aqui!

Saiba mais sobre os conteúdos de matemática aqui e de física aqui.

Enem

Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: UOL