Fuvest 2015 – Saiba tudo sobre a segunda fase

Se você foi aprovado para a segunda fase da Fuvest, leia esse post e saiba tudo sobre a próxima etapa do vestibular que seleciona alunos para a USP!

Foi divulgado, ontem, o listão de candidatos aprovados para a segunda fase da Fuvest, o vestibular que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP). Quem foi aprovado, já está um passo mais próximo de realizar o grande sonho de conquistar uma vaga na universidade. E, é claro, está muito mais ansioso e louco para se dar na próxima etapa que vem por aí! Por isso, o Blog do Enem reuniu todas as informações que você precisa para saber como vai funcionar essa segunda e última etapa de seleção.

fuvest

Dica 1: Veja aqui a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase da Fuvest 2015 – https://blogdoenem.com.br/listao-vestibular-fuvest-2015-1-fase-aprovados/

A segunda fase da Fuvest é divida em três provas, aplicadas em três dias, da seguinte forma:

PRIMEIRO DIA – Língua Portuguesa e Redação. A prova de português será composta de 10 questões e a Redação cobrada pela Fuvest é de caráter dissertativo-argumentativo. Esta prova está marcada para o dia 4 de janeiro, domingo, e vale 100 pontos.

SEGUNDO DIA – Uma única prova com questões de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Serão 16 questões no total, todas de igual valor. Essa prova vai acontecer em uma segunda-feira, dia 5 de janeiro e também vale 100 pontos.

TERCEIRO DIA – As disciplinas avaliadas nesse dia de prova variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. São 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas diferentes, dependendo do curso escolhido. O terceiro e último dia de prova da segunda fase da Fuvest deve acontecer dia 6 de janeiro, uma terça-feira, e também vale 100 pontos.

O candidato que receber nota zero em qualquer uma das três provas será eliminado!

Dica 2: Estude para as provas da segunda fase da Fuvest com o Blog do Enem! Acesse nossas apostilas gratuitas aqui – https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Todas as provas discursivas da segunda fase da Fuvest serão aplicadas no período da tarde, a partir das 13h. Os portões dos locais de prova serão abertos para os candidatos as 12h30. A duração das provas é de 4 horas.

Alguns cursos exigem também uma prova de Habilidades Específicas, como parte da segunda fase. Esta prova pode ser realizada em um ou mais dias, dependendo do curso, e também vale 100 pontos. Os cursos que exigem que o candidato faça uma prova de Habilidades Específicas são: Artes Cênicas, Música, Arquitetura, Design, Artes Visuais e Curso Superior de Audiovisual. Quem zerar a prova de Habilidades Específicas também está fora da disputa por uma vaga na USP!

CORREÇÃO DAS QUESTÕES

As respostas das questões dissertativas da segunda fase da Fuvest serão corrigidas a partir de uma grade de avaliação contendo as respostas esperadas elaborada pela banca examinadora. As provas não são identificadas, portanto, os avaliadores não sabem quem fez a prova que estão corrigindo.

Todas as provas são submetidas a correção de dois avaliadores. Caso ocorra dúvida em relação a nota que deve ser atribuída ao candidato em determinada questão, o coordenador da banca de avaliação também a corrige.

Cada questão da segunda fase da Fuvest pode receber uma pontuação que varia de zero a quatro. Segundo o Manual do Vestibular 2015 da Fuvest, “os pontos obtidos pelo candidato em cada prova serão multiplicados por um fator numérico apropriado, de modo que cada uma das três provas valha 100 pontos. Por exemplo, se um candidato obtiver 36 dos 48 pontos possíveis no terceiro dia de exame (12 questões x 4 pontos), sua nota deste dia será multiplicada pelo fator 100/48. Portanto, sua nota na base centesimal será 36 x 100/48 = 75.

CORREÇÃO DA REDAÇÃO

A redação cobrada na prova da Fuvest é de caráter dissertativo-argumentativo. Por isso, segundo o Manual do Candidato, “se espera que o candidato, visando a sustentar um ponto de vista sobre o tema proposto ou sugerido, demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado”. Os textos elaborados serão avaliados de acordo com três quesitos:

1. Desenvolvimento do tema e organização do texto

2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

3. Correção gramatical e adequação vocabular

Em cada um dos quesitos, o candidato pode receber uma pontuação que varia de 1 a 5, dependendo, claro, do seu desempenho. Se as notas atribuídas pelos avaliadores em determinado quesito apresentarem uma diferença de apenas 1 ponto, vale a média entre as duas notas dadas. Já se a diferença for maior que 1 ponto, o texto será avaliado por uma terceira pessoa, prevalecendo a terceira nota dada.

Dica 3: Saiba como fazer um texto dissertativo-argumentativo – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Segundo o Manual do Candidato, “os pontos obtidos pelo candidato em cada um dos quesitos serão multiplicados respectivamente por 4, 3 e 3, obtendo assim uma nota ponderada para a redação que varia de 10 a 50”.

E atenção candidatos! Serão ZERADOS todos os textos que:

– Forem entregues em branco;

– Fugirem do tema proposto;

– Não forem dissertativos-argumentativos;

– Apresentarem extensão abaixo do limite permitido na prova;

– Apresentarem elementos verbais ou visuais não condizentes com o tema proposto;

A nota final do candidato será composta pelas notas das primeira e segunda fases do vestibular da Fuvest. A lista dos aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro de 2015!

E aí, está mais tranquilo agora que você já sabe como funciona a segunda fase da Fuvest? Então, foco nos estudos e boa sorte! Um bom desempenho depende, principalmente, da sua dedicação.