Resolução Matemática Enem 2021: a questão dos Times

E quando você tenta resolver uma questão, gasta muitos minutos preciosos, e se sente culpado por não achar a resposta certa? Pois foi isso que aconteceu com todo mundo na questão dos times campeões da Copa do Brasil, na prova de Matemática do Enem 2021. Veja a resolução correta com o professor Lucas.

A maior polêmica da prova de Matemática do Enem 2021 foi para resolver uma questão demorada, que exigia paciência no enunciado, e precisão no cálculo sobre as possibilidades para dispor uma galeria de homenagem a times campeões da Copa do Brasil. Veja a resolução da questão dos Times da Copa do Brasil, e o problema das respostas.

O enunciado da questão dos times da Copa do Brasil, muito longo, estava até mesmo fora de padrão para as questões de matemática. Confira depois da imagem.

A questão dos times da Copa do Brasil

“A Copa do Brasil teve, até a edição de 2018, 15 times diferentes como campeões da competição, conforme apresentado na imagem. Suponha que, como homenagem aos times campeões, a confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretenda colocar um painel em sua sede.

Esse painel teria 6 linhas e, em cada uma delas, 5 placas, referentes a cada edição da competição, com o nome do time vencedor, o brasão, e o ano do título.

O painel deve ser fabricado de modo que a primeira linha só tenha clubes gaúchos (Internacional, Grêmio e Juventude); a segunda linha, apenas times cariocas (Flamengo, Vasco e Fluminense);

A terceira linha, somente times mineiros (Cruzeiro e Atlético Mineiro); a quarta, exclusivamente clubes paulistas (Corínthians, Palmeiras, Santos, Paulista FC, Santo André), e as duas últimas sem nenhuma restrição.”

E, a pergunta para a resolução do problema, era “Qual expressão determina a quantidade de painéis diferentes que a CBF poderá montar?”

E, após uma imagem que ocupava quase a página inteira, com as marcas de cada time, estavam as alternativas. O professor de matemática Enem, Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, resolveu, e te explica como chegar na resposta certa.

Veja a resolução

Acompanhe agora:

Então, como você viu, a questão tem solução. O que a questão não tem é resposta certa no gabarito. O problema está no erro de digitação que apareceu no Caderno de Questões.

As alternativas no caderno de provas eram estas a seguir. E tem um erro bem ali no comecinho da alternativa “E”. O jeito é o INEP anular a questão.

Veja os resumos e as aulas do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem sobre Arranjos, Permutas, e combinações:

Análise Combinatória com Repetição de Elementos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Aulão Enem, Enem, Matemática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel