Abstenção do Encceja supera 70% nas provas de 2021

O número que alunos que deixou de comparecer às provas passou de um milhão. A conta exata foi de 1.134.057 faltosos. Apenas 474.079 compareceram. Somente 29,5% participantes realizaram o exame no dia 29 de agosto. A taxa de abstenção do Encceja foi recorde.

Durante a Pandemia a quantidade de alunos que não compareceram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem, e ao Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja, superou a quantidade de comparecimentos. A taxa de abstenção do Encceja, acima de 70%, e a do Enem, acima de 55%, acendem o alerta na educação.

Estes dois indicadores revelam uma face trágica durante a Pandemia que é a do desencanto dos mais jovens com a Educação, provocado pelas dificuldades de acesso ao estudo digital somadas à lentidão que o Brasil demonstrou para entrar com força nas campanhas de vacinação.

Dica: Você compareceu às provas do Encceja? Se sim Veja o Gabarito Oficial Completo, com todas as provas do Exame do Encceja, e acesse o Download de todas as provas do Ecceja.

Volume mais alto de inscritos em 2022

A expectativa é de que em 2022, com o novo cenário sanitário no Brasil e no mundo, é de que este grande volume de ausentes pelo índice de abstenção do Encceja e do Enem volte a participar dos Exames, o que pode levar a um número expressivo de inscrições e de comparecimentos.

A Rede Enem já está com inscrições abertas e gGratuitas para o Curso do Encceja 2022, e também vai oferecer o Curso Enem Gratuito, completo.

Os números exatos da abstenção do Enem

Nas provas do Enem 2020, que foram realizadas em janeiro de 2021, a taxa de abstenção no primeiro domingo de prova, dia 17 de janeiro, foi de 51,5%. Na semana seguinte, no dia 24 de janeiro, para a segunda prova, o índice de ausentes subiu para passou de 55,3%.

Compareceram no segundo dia 2.470.396 participantes, contra 3.052.633 ausentes. Nas provas do Enem Digital os indicadores de abstenção foram ainda maiores, totalizando 71,3%.

Abstenção do Encceja,  por Estado

Veja agora como foi o comparecimento de participantes do Encceja, em cada Unidade da Federação.

Tabela de Comparecimento do Encceja 2020
UFINSCRITOSPRESENTES% DE PRESENTES
AC8.8181.77820,2%
AL17.0765.62733,0%
AM13.8202.38317,2%
AP15.7033.69123,5%
BA166.80640.83524,5%
CE28.3269.35933,0%
DF40.17813.11932,7%
ES26.2037.99030,5%
GO49.29714.47929,4%
MA13.6783.99229,2%
MG130.98540.54031,0%
MS54.52515.79629,0%
MT15.2472.90419,0%
PA69.14417.95726,0%
PB11.1203.17428,5%
PE10.5873.13429,6%
PI11.3443.33629,4%
PR149.73154.15836,2%
RJ216.62360.59028,0%
RN9.9552.91929,3%
RO15.1232.80018,5%
RR8.7681.53017,4%
RS155.80049.79432,0%
SC70.42522.77632,3%
SE23.3606.93429,7%
SP260.76878.80530,2%
TO14.7263.75025,5%
BR1.608.136474.07929,5%

.

A Taberla mostra que os Estados do Paraná, de Alagoas, e do Ceará foram os que mais compareceram às provas, com 36% no Paraná, e 33% nos dois estados da Região Nordeste. O pior desempenho ficou registrado no Estado do Amazonas, com 17,2% de comparecimento.

Veja como é o Curso do Encceja

Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos. Ela é a coordenadora pedagógica do Curso do Encceja.

O que você vai aprender no Curso do Encceja

Os professores do Curso do Encceja selecionaram para você os temas que mais caem nas provas, de todas as matérias. E prepararam as aulas, os resumos com e-books e simulados para você mandar bem na Redação e nas quatro provas objetivas: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens; e Matemática. Veja os tópicos gerais:

  1. Como fazer a Redação do Encceja
  2. As dicas de Matemática Básica
  3. História do Brasil e História Geral
  4. Educação Física e Saúde
  5. Geografia Humana e Geografia Física
  6. Introdução à Filosofia e Sociologia
  7. Interpretação de Textos em Português
  8. Artes e Cultura
  9. Os fundamentos de Biologia, Química e Física
  10. Movimentos Literários no Brasil

 

Inscrições Abertas no Curso do Encceja

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sem categoria