O Encceja 2023 vem aí: saiba como estudar atualidades para a redação

A prova do Encceja está marcada para o dia 27 de agosto. Saiba como estudar atualidades para a redação e se preparar para fazer o exame com mais confiança!

Entramos no mês de agosto e também na reta final para o Encceja 2023, marcado para o dia 27. Além das disciplinas habituais, é importante estar antenado às atualidades para a redação. 

O texto dissertativo-argumentativo é uma das partes mais importantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e exige mais do que o domínio da língua portuguesa. 

É preciso ter a capacidade de abordar temas relevantes e contemporâneos de maneira crítica e reflexiva. Nesse contexto, estar bem informado sobre as atualidades para a redação é fundamental para conquistar um bom desempenho.

Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para que você possa estudar atualidades como uma preparação essencial para o Encceja. 

Antes de começar, lembre-se de que você pode estudar de graça para o exame com o Curso do Encceja Gratuito, que disponibiliza aulas escritas, resumos, videoaulas e simulados que proporcionam uma preparação completa para as provas de todas as disciplinas, certo? Então, vamos lá! 

Por que estudar atualidades para a redação? 

Estudar atualidades para a redação do Encceja possibilita que você demonstre seu conhecimento sobre os acontecimentos e desafios contemporâneos, refletindo sua capacidade de análise crítica sobre o mundo em que vive. 

Ao estar atualizado sobre temas sociais, políticos, econômicos e ambientais, fica mais fácil embasar seus argumentos com fatos reais e exemplos concretos, tornando sua redação mais coerente e convincente.

Além disso, o estudo das atualidades ajuda a desenvolver uma visão mais ampla e interdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento para compreender a complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade atual. 

Dessa forma, você estará apto a manifestar sua opinião e expressar sua visão de mundo, com mais embasamento para formular argumentos sólidos e apresentar propostas consistentes, contribuindo para uma reflexão crítica e construtiva sobre questões sociais e globais. 

Conheça os temas mais recentes da redação do Encceja

Antes de entender como estudar atualidades para a redação, dá uma olhadinha nos temas cobrados nas últimas aplicações da prova do Encceja para o Ensino Médio e Fundamental. 

Ensino Médio

  • 2022: Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente
  • 2020: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
  • 2019: A organização do tempo e o acesso às redes sociais
  • 2018: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
  • 2017: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil

Ensino Fundamental

  • 2022: O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil
  • 2020: Abandono afetivo do idoso no Brasil
  • 2019: Novas formas de consumo consciente
  • 2018: Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
  • 2017: A importância da vacinação para a saúde pública

Perceba que todos eles tocam em problemáticas nacionais, de natureza social, de acordo com o momento atual do país em cada edição. Provavelmente, o Encceja 2023 não será tão diferente, certo?

Como estudar atualidades para a redação

Estudar atualidades para a redação pode parecer desafiador, afinal tem muita coisa acontecendo no país e no mundo ao mesmo tempo, não é? Antes de dar um nó na sua cabeça, vamos organizar as coisas? 

Preparamos algumas dicas especiais para te ajudar nessa preparação de forma eficiente, confira!

Defina suas fontes de informação

Para começar, é importante fazer uma seleção das fontes de informação que você vai usar para se manter atualizado sobre as notícias e eventos atuais. Algumas opções incluem jornais, revistas, canais e sites de notícias, redes sociais, podcasts e outros. 

Busque diversificar as fontes para obter diferentes perspectivas, ter uma visão mais completa e formar uma opinião embasada sobre os fatos.

Lembre-se de que é fundamental escolher fontes confiáveis e respeitáveis para garantir a precisão das informações.

Crie um cronograma

Reserve um tempo específico do dia ou da semana para estudar atualidades para a redação. Isso vai ajudar a manter a consistência dos seus estudos e garantir que você esteja sempre atualizado. Veja um exemplo:

Segunda-feira:

  • 30 minutos pela manhã: ler as principais notícias do dia em jornal ou site de notícias.
  • 30 minutos à tarde: assistir a um telejornal ou programa de notícias.

Terça-feira:

  • 40 minutos pela manhã: pesquisar a fundo um tema relevante da atualidade.

Quarta-feira:

  • 30 minutos pela manhã: acompanhar redes sociais de veículos de notícias confiáveis.
  • 30 minutos à tarde: assista a um documentário ou a um debate sobre atualidades.

Quinta-feira:

  • 20 minutos pela manhã: resolva questões de atualidades para testar conhecimentos.
  • 40 minutos à tarde: leia artigos de opinião sobre temas relevantes.

Sexta-feira:

  • 20 minutos pela manhã: revise as anotações feitas durante a semana.
  • 40 minutos à tarde: prepare-se para debater temas atuais com amigos ou familiares. 

Sábado:

  • 1 hora: assista a um programa de entrevistas ou uma mesa redonda sobre atualidades.

Domingo:

  • 1 hora: faça uma revisão geral dos principais temas estudados durante a semana.

Esta é apenas uma forma de organizar o seu tempo durante a semana para estudar atualidades para a redação. Você pode adaptar esse cronograma conforme sua rotina e disponibilidade, combinado? 

Anote informações importantes

Ao estudar atualidades, faça anotações das principais notícias, estatísticas e fatos relevantes. 

É importante destacar os pontos principais de cada tema abordado, os aspectos mais relevantes das notícias, bem como os argumentos e ideias dos especialistas. Use palavras-chave e frases curtas que sejam significativas para você, facilitando a revisão posterior. 

Uma abordagem prática é manter um caderno, bloco de notas ou documento digital dedicado exclusivamente para suas anotações de atualidades. Elas serão úteis para revisar o conteúdo e reforçar o seu aprendizado.

Faça perguntas e pesquise

Fazer perguntas e pesquisar é uma prática indispensável para aprofundar os seus estudos sobre atualidades para a redação. 

Quando nos deparamos com notícias e eventos atuais, é natural surgirem dúvidas e questionamentos sobre os motivos, as consequências e o contexto geral desses acontecimentos. Através da curiosidade e do questionamento ativo, somos incentivados a buscar respostas e a desenvolver um pensamento crítico mais sólido.

Desenvolver essa habilidade é importante não apenas para o exame, mas também para a vida cotidiana, tornando-o um cidadão mais consciente, informado e engajado em questões que impactam a sociedade e o mundo como um todo.

Fuja das fake news

Informações enganosas são propagadas com cada vez mais velocidade nos últimos anos, certo? Elas podem prejudicar sua compreensão dos acontecimentos e comprometer sua credibilidade na redação do Encceja. 

Portanto, é essencial desenvolver habilidades de verificação para garantir que você esteja baseando seus conhecimentos em fatos reais e informações confiáveis.

Para se certificar quanto à veracidade das notícias, algumas práticas são úteis, veja: 

  1. Confirme a fonte: verifique a reputação e a credibilidade da fonte de informação antes de aceitar qualquer notícia como verdadeira. Dê preferência a veículos de comunicação reconhecidos e a jornalistas renomados. 
  2. Pesquise em várias fontes: não confie em uma única fonte de notícias. Compare informações e perspectivas em diferentes veículos de comunicação para obter uma visão mais completa e imparcial do assunto.
  3. Verifique a data: muitas vezes, notícias desatualizadas ou fora de contexto podem ser compartilhadas como se fossem atuais. Certifique-se de que a notícia é recente e relevante para os acontecimentos atuais. 
  4. Examine o conteúdo: preste atenção à linguagem usada na notícia. Desconfie de informações sensacionalistas ou com muitos erros gramaticais e ortográficos. Isso pode ser um indicativo de conteúdo falso.
  5. Consulte fontes oficiais: se a notícia se refere a dados estatísticos, declarações governamentais ou informações científicas, verifique se há fontes oficiais e confiáveis que confirmem essas informações. 
  6. Utilize verificadores de fatos: existem várias organizações e sites especializados em verificar a veracidade de notícias, como o “Agência Lupa“, “Aos Fatos“, “Boatos.org“, entre outros. Consulte essas ferramentas para esclarecer dúvidas sobre informações duvidosas.

Aproveite os eixos temáticos

Os eixos temáticos são uma excelente forma de organizar seus estudos sobre atualidades para a redação. Eles abrangem os principais temas em destaque e podem servir como guia para focar em assuntos relevantes. Alguns dos eixos temáticos mais importantes são:

  • Política e sociedade
  • Economia e finanças
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Tecnologia e inovação
  • Saúde nacional e global
  • Arte e cultura
  • Educação 
  • Segurança pública e violência
  • Direitos LGBTQIA+
  • Questões indígenas e quilombolas

Faça o Curso Redação Encceja Começando do Zero

O curso Redação Encceja Começando do Zero foi desenvolvido pela professora Daniela Garcia e pela equipe do Blog do Enem. 

São dez aulas e cada uma conta com um texto escrito, um resumo e aulas complementares em vídeo. Além disso, também já está disponível para download o e-book de Redação Encceja, que pode ser lido antes ou durante o curso. 

Aproveite a oportunidade para colocar em prática tudo o que você estudou sobre as atualidades para a redação, treinando a escrita de textos dissertativos-argumentativos no formato da prova do Encceja. 

Assim, você chegará no dia do exame mais seguro e confiante! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Ensino Médio, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel