Ciências atuariais: curso, profissão e mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida do profissional de Ciências Atuariais e o que se estuda no curso? Então confira e tire as suas dúvidas!

Você tem facilidade com Matemática e quer conhecer cursos que saem do óbvio? Que tal saber mais sobre o curso de graduação em Ciências Atuariais?

A atuária é uma ciência que surgiu na Inglaterra, há cerca de 150 anos, para estudar a mortalidade e a expectativa de vida da população, com o objetivo de realizar previsões sobre valores de aposentadoria e pensão. O estudo destes cálculos foi muito aprofundado, e hoje eles são utilizados em qualquer situação que envolva a análise de risco. O atuário é um dos profissionais mais valorizados no mercado mundial, em especial em países como o Estados Unidos, onde se concentram as operações de grandes seguradoras e outras empresas que trabalham com a mensuração de riscos em áreas diversas.

Dica 1: O maior segredo de um bom resultado nos estudos é ter um bom planejamento. Conheça nossas dicas para você planejar sua rotina de estudos.
Dica 2: Gosta de cinema? Conheça 13 filmes que podem te ajudar no ENEM.

Quem é o atuário?

O atuário é o profissional que tem conhecimento específico em cálculo de riscos e expectativas nas áreas da Saúde, das Finanças e da Economia. Sua base de conhecimento é desenvolvida através de teorias econômicas, de Administração, de Matemática e de estudos na área de demografia e de população. Esta capacidade de lidar com diferentes aspectos do cálculo de riscos e expectativas, torna o atuário um profissional com conhecimento multidisciplinar e muito importante para o mercado de trabalho atual.

As características de um bom atuário envolvem conhecimento generalista, gosto por desafios, por cálculos, e uma capacidade de se manter atualizado com a realização de cursos e pós-graduações frequentes. A fluência em inglês é um diferencial importante para esse profissional, já que a grande maioria das empresas em que ele é requisitado é de origem americana ou inglesa, e boa parte de seu material de estudo avançado só está desenvolvido em inglês.

O curso de graduação em Ciências Atuariais

O curso de graduação em Ciências Atuariais é desenvolvido em uma base Matemática muito sólida, por isso, suas disciplinas são todas derivadas de áreas como a Contabilidade, o cálculo numérico, a Economia, a Estatística e a Matemática Financeira. O estudo de populações também faz parte da grade deste curso, por isso é comum encontrar na grade das Ciências Atuariais disciplinas como a Demografia, a Previdência e outras voltadas para a área de humanas, aumentando a capacidade de atuação deste profissional. O último ano do curso de Atuária em universidades federais e privadas, exige que o aluno apresente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para que possa obter seu diploma de bacharel, e fazer a prova do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

Dica 3: Ter resultados ruins nas provas pode ser uma consequência de auto-sabotagem na hora dos estudos. Saiba evitar esta situação conferindo esse texto.

Perfil do profissional após a formação

O profissional recém formado no curso de atuária trabalha bastante com cálculos, modelos e elaboração de planos de negócio, permitindo que ele adquira experiência e técnica, para que possa avançar na carreira. Depois disto ele pode migrar para tarefas mais elaboradas, como a coordenação de serviços de atuária, equipes e projetos maiores em grandes e pequenas empresas.

Mercado de trabalho para Ciências Atuariais

O mercado para o profissional de atuária está bastante aquecido no momento. Como são poucas as universidades que oferecem este curso no país (14 no total, entre particulares e públicas), existem poucos profissionais para atuar nos vários locais que tem esta demanda. O atuário pode trabalhar na área de seguros, previdência privada ou pública, em bancos, auditorias, consultorias, corretoras e até em planos de saúde. A maior demanda para esse profissional é encontrada nas capitais dos vários estados brasileiros, com forte oferta de vagas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. É possível afirmar que a grande maioria dos recém formados aprovados na prova de título do IBA, tem oferta de emprego garantida. O salário inicial esperado para um recém formado é de R$2000,00, podendo chegar a até R$15.000,00, quando o profissional faz sua carreira em bancos, consultorias e auditorias.

Ficou interessado em saber mais sobre a profissão de atuário e como é o mercado de trabalho para esse especialista? Confira aqui um vídeo produzido pela UFRGS sobre o curso e a atuação do aluno formado em Ciências Atuariais.

Dica 4: Trabalha e estuda para o ENEM? Confira nossas dicas para se organizar melhor.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel