Elementos de coesão na redação do Encceja

Você sabe como escrever um texto coerente? Aprenda o que é coesão textual na redação do Encceja para aprimorar a sua escrita!

A coesão na redação do Encceja é um dos elementos fundamentais na avaliação do seu texto. Mas, você sabe o que é isso e como é possível ganhar mais pontos nesse critério? É sobre isso que vamos falar nesta aula!

Coesão textual: conheça os elementos

Nesta aula do curso Redação Encceja Começando do Zero, a professora Daniela Garcia vai te mostrar quais são os elementos que podem e devem ser usados para que o seu texto ganhe coerência. 

Baixe o e-book para começar o curso

Antes de acessar as aulas é importante fazer o download do E-book gratuito do Curso Redação Encceja Começando do Zero. São 10 tópicos, um para cada aula. O E-book é o guia que acompanha os vídeos.

Com ele, você entende o conteúdo necessário para escrever o seu texto! Baixe agora!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! O conteúdo está transcrito abaixo para você acompanhar. 

Coesão textual na redação do Encceja: o que é? 

Para garantir uma relação de coesão entre o texto, é necessário utilizar elementos coesivos que ligam os períodos e os parágrafos do texto. 

Muitas pessoas podem achar que esses elementos são apenas detalhes no texto, pois consideram que o importante é apenas o conteúdo ou as regras gramaticais. Porém, é preciso enfatizar que um texto que faz um bom trabalho com os elementos coesivos é mais fácil de ser compreendido, já que deixa evidentes as relações que se quer estabelecer entre as ideias. 

Exemplo de coesão textual na redação do Encceja

O texto a seguir traz bons exemplos de uso de elementos coesivos. Perceba que cada um dos termos destacados em negrito possui um significado que ajuda a compreender a construção do texto. 

O parágrafo de conclusão, por exemplo, é iniciado por ‘Portanto’ exatamente porque esse elemento coesivo passa a ideia de conclusão. 

Depois disso, como a autora irá apresentar mais uma proposta, ela utiliza o ‘também’, que traz uma percepção de adição, pois ela vai adicionar uma nova ideia. Depois disso, vem a expressão ‘por fim’ para mostrar que a discussão proposta será finalizada.

A série Black Mirror, em um de seus episódios, apresenta uma sociedade na qual as pessoas são vistas somente através de seus perfis nas redes sociais, assim elas dedicam todo seu tempo para aperfeiçoar, cada vez mais, o seu desempenho virtual. Atualmente, no Brasil, a realidade não é tão diferente da mostrada na série. Os brasileiros estão gastando muito do tempo disponível navegando pelas redes sociais. Essa prática excessiva atrapalha a relação do indivíduo com o mundo real e pode lhe trazer problemas de saúde.

Nos dias de hoje, muitos estudantes passam horas conectados, esquecendo de qualquer outra forma de diversão e prejudicando seu desempenho acadêmico. Entretanto, não são somente os jovens que são reféns do mundo virtual, muitos adultos dedicam tanto seu tempo para as redes sociais que esquecem de dar atenção aos seus filhos, e no âmbito profissional diminuem seu rendimento. Portanto, a compulsão pelas redes sociais afeta a concentração e as relações sociais dos indivíduos.

Além disso, a saúde dos usuários também pode ser comprometida, pois o contato direto com este universo virtual, onde todos são felizes, tudo é perfeito e padrões estéticos são constantemente reforçados, pode desencadear, principalmente nos jovens, baixa autoestima, insegurança, ansiedade e até problemas mais sérios como depressão, anorexia e bulimia.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação e Cultura, em parceria com as escolas, deve realizar campanhas e palestras que alertem sobre o perigo do uso excessivo do tempo em redes sociais. Também é de responsabilidade do governo proporcionar ambientes de lazer ao alcance de todos, visando incentivar outras formas melhores e mais saudáveis de aproveitar o tempo. Por fim, os pais devem colocar limites aos seus filhos quanto ao tempo em que eles podem utilizar as redes sociais.

Exemplos de elementos coesivos

É importante que você tenha um repertório de elementos coesivos para utilizar durante a construção do seu texto. Para isso, utilize a tabela a seguir que apresenta alguns (não todos) elementos coesivos que podem te ajudar:

TIPO DE RELAÇÃOEXEMPLOS DE ELEMENTOS COESIVOS
ADIÇÃOe também; além de ; bem como; como também; não só […] mas também; não só […] como também; não só […] mas ainda
OPOSIÇÃOmas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; não obstante 
COMPARAÇÃOcomo; assim como; bem como; tal qual; tanto quanto; tão […] quanto; mais […] do que; menos […] do que; maior do que; menor do que; melhor do que; pior do que
EXPLICAÇÃOque; porque; pois; assim 
FINALIDADEque; com o fim de; a fim de 
CONCLUSÃOlogo; por isso; então; assim; por isso; em suma; em vista disso; concluindo; desse modo

Confira agora outro exemplo de uso desses elementos de coesão na redação do Encceja:

Problemas no trabalho, falta de convívio familiar e doenças da mente. Essas são algumas das consequências que o excesso do uso das redes sociais podem causar. Nesse sentido, é necessário encontrar subterfúgios para resolver essa inercial problemática. 

É importante abordar, primeiramente, que diversos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil foram devido àquele milésimo de tempo para checar alguma notificação nas redes sociais. De acordo o site TECMUNDO “O brasileiro gasta 650 horas por mês navegando nas redes sociais”. Diante do exposto, fica evidente a falta de educação das pessoas em relação ao uso das redes sociais e a escassez de recursos para com que essa educação seja gerada. 

Convém lembrar, que só em 2012 o Brasil faturou 22,5 bilhões de reais com a venda de aparelhos eletrônicos, isso está de acordo ao publicado no site E-COMMERCE. Pensado no tempo que era perdido durante o acesso, o Instagram rede social americana, investiu em um recurso onde o usuário define quanto tempo pretende durar o acesso e ao fim desse tempo ele é avisado. Diante dos fatos, fica exposto que o usuário de redes sociais necessita de uma reeducação tecnológica. Em virtude dos fatos é necessária uma deliberação a respeito do excesso de tempo gasto nas redes sociais. 

Portanto, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) deve inserir na grade curricular uma matéria de Educação Tecnológica com objetivo de ensinar aos alunos uma maneira positiva para usar as redes sociais e os aparelhos tecnológicos. Sendo assim, tais medidas visam resolver essa inercial problemática de forma pacífica e democrática.

Entendeu como os elementos de coesão textual podem contribuir para tornar o seu texto mais coerente? 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel