Como não fugir do tema da redação do Enem

Sem essa de perder pontos com a fuga do tema na hora de escrever o seu texto. Se você fugir do tema, perde pontos e pode até zerar na correção. Aprenda agora como acertar em cheio na interpretação e desenvolvimento do tema:

O risco de perder pontos é muito alto se você cometer o erro de não observar bem o Enunciado e as dicas dos textos motivadores. Fugir do tema da redação pode acontecer por desatenção ou mesmo por falta de conhecimento para delimitar o contexto do tema. Veja as dicas que podem salvar você.

A professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, é uma especialista em preparar alunos campeões para a Redação do Enem e dos vestibulares mais puxados do país. Ela criou uma lógica para você analisar e compreender todas as partes do tema.

É preciso compreender o tema e desenvolver a sua tese, os argumentos e a proposta de intervenção contemplanto todas as partes que o enunciado apresenta. E, para tirar as dúvidas dos candidatos sobre alguma expressão ou contexto do tema, a professora Daniela orienta o uso dos textos motivadores. Confira:

Sem fugir do tema da redação

Por exemplo, quando o tema da Redação do Enem foi “A Persistência da violência contra a mulher”. O que aconteceu para muita gente perder pontos naquele ano, foi que muitos candidatos escreveram apenas sobre “a violência contra a mulher”, e sem trabalhar a primeira parte do tema, que era a questão da “persistência”. 

Enunciado x Textos Motivadores:

Outro exemplo, no Enem 2019, o tema foi “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Muita gente ficou confusa se era para falar de “salas de cinema”, ou se era para falar “de filmes”? A dúvida podia ser resolvida consultando os textos motivadores, os textos de apoio.

O papel dos textos de apoio

Se o candidato tivesse olhado bem os textos motivadores daquele tema do Enem, era possível ver que ali nos textos de apoio estavam claras as questões sobre as novas formas de ver e assistir cinema, através das plataformas de streaming.

E, outro texto motivador mostrava a questão do aumento da quantidade de salas de cinema no país. Então, era possível ao candidato perceber que era possível falar tanto de espaços físicos quanto de novas formas de “ver” os filmes pelas novas tecnologias.

E, também era possível falar de cinema enquanto arte. Todas estas formas eram possíveis na redação, sem fuga do tema.

Outro exemplo sobre como evitar a Fuga do Tema da Redação está no Enem 2020, quando o tema foi “O estigma relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira”. 

A galera chegou na prova e pirou: O que significava “estigma”. A solução estava no primeiro texto motivador, que explicava o que era o significado de “estigma’.

Evite a fuga do tema da redação – Confira com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito:

Conferiu as dicas com a professora Dani?

Dicas para não fugir do tema:

Então, para você não fugir do tema da redação, a melhor dica é você mergulhar no Enunciado e também nos textos motivadores para poder trabalhar todas as partes do tema, pois as dicas estão ali nos textos motivadores sobre o que pode ou deve ser escrito na estrutura da sua redação do Enem, na lógica do texto dissertativo-argumentativo.

Os textos motivadores “falam” pra você sobre o que está contido no tema.

Outro exemplo está no tema da redação do Enem 2018, que foi “A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Neste caso, muitos candidatos tiveram dificuldade para compreender o que era “controle de dados”.

Mas, ao olhar os textos motivadores, era possível perceber que os textos de apoio traziam a questão dos algoritmos, como a ferramenta que permitia o controle de dados. Isto facilitava para não acontecer a fuga do tema da redação.

A dica principal, então, é que você consulte muito bem os textos motivadores, pois assim você vai ficar muito mais tranquilo para escrever, com um leque de possibilidades. E, também dá para tirar as dúvidas sobre a parte do texto motivador que você não conseguir entender.

Quer mais uma dica para não fugir do tema da redação? Confira aqui no Blog do Enem todos os erros que podem derrubar a sua nota no texto dissertativo-argumentativo.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel