Gestão Ambiental: curso, profissão e mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida do profissional de Gestão Ambiental e o que se estuda no curso? Então confira e tire as suas dúvidas!

Não sabe qual profissão vai seguir? Antes de escolher sua carreira, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas do curso desejado, para conseguir fazer a decisão correta. Conheça aqui tudo sobre o curso de graduação em Gestão Ambiental.

Dica 1: Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/
Dica 2 – Já escolheu a sua profissão? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e ter um bom salário.

A preocupação com a economia de água e com o planeta Terra em geral, é cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico mundial e, principalmente, para o bem estar e a sobrevivência humana. E é por isso que o curso de graduação em Gestão Ambiental forma profissionais para mediar a relação entre o homem e o meio ambiente, além de garantir que os recursos naturais sejam usados de forma racional, preservando a biodiversidade.

Quem é o gestor ambiental?

Para seguir carreira na Gestão Ambiental, o profissional precisa ter verdadeiro apreço pelas questões ambientais e com o cuidado com o planeta e o desenvolvimento sustentável. As legislações vigentes no país e os acordos ambientais também precisam ser do conhecimento do profissional, para garantir que as organizações e os órgãos públicos funcionem dentro da lei.

Em sua atuação no mercado de trabalho, o gestor trabalha na cidade ou no campo, e também em áreas florestais degradas. É ele quem desenvolve e implementa ações de reciclagem e educação ambiental, pois analisa o impacto das atividades do homem nos recursos naturais, para orientar a exploração dos recursos de modo menos danoso.

O curso de Gestão Ambiental

Em média, o curso de Gestão Ambiental dura quatro anos e o currículo é baseado fortemente nas Ciências da Natureza, envolvendo disciplinas como Física, Química, Biologia, Geologia e Meteorologia, bem como estudos do campo das Ciências Humanas. Além disso, o estudante também aprende Geoprocessamento, Análise do Solo, do Ar e da Água, Legislação Ambiental e Sistemas da Área.

A Universidade de São Paulo (USP), preparou um vídeo sobre o curso. Assista!

5 cursos de Gestão Ambiental com nota 5 no Enade

Universidade Feevale (Feevale) – Gestão Ambiental

Universidade de Sorocaba (Uniso) – Gestão Ambiental

Universidade do Grande Rio (Unigranrio) – Gestão Ambiental

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Gestão Ambiental

Universidade Vila Velha (UVV) – Gestão Ambiental

Perfil do profissional após a formação

Após formado, o profissional de Gestão Ambiental pode atuar em consultorias, certificações, educação ambiental, planejamento e recuperação. Assim, em meio a essas atividades, o atuante na área ajudará a manter equilibradas as conquistas econômicas e ambientais.

Dica 3 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você.
Dica 4 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no Estado de São Paulo e que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Profissões, Tudo sobre Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel