Interpretação de Texto no Enem: Competência leitora e habilidades de leitura

Você precisa compreender o que é e desenvolver competência leitora para fazer bem as provas do Enem. Veja aqui quais são as habilidades de leitura para o desenvolvimento da competência leitora.

Desde 1998, o ensino médio brasileiro vem sofrendo mudanças profundas, colocando em destaque um ensino por competências, em lugar de um ensino focado nos conteúdos programáticos.

A principal cobrança em todas as provas do Enem é a capacidade do candidato realizar a Interpretação de Textos. Vale para a prova de Linguagens e para todas as outras áreas.

Afinal,  quem não consegue  ‘ler e entender’ os enunciados já sai perdendo na largada. Nas questões específicas de interpretação de texto dos diferentes tipos de exame, como o Enem, o que se espera é que você desenvolva uma competência de leitura suficiente para lhe possibilitar a vaga que pretende ocupar.

O que são competências e habilidades?

Segundo Lino de Macedo (foto – acervo USP), um dos autores da matriz do Enem, a competência é mais do que o conhecimento; ela pode ser traduzida como um saber que permite a você a tomada de decisões, a capacidade de julgar e de avaliar.portugues enem

Desenvolvendo a capacidade leitora, você se torna capaz de ir além da simples leitura do texto, apreendendo outras linguagens além da escrita e que são imprescindíveis ao entendimento do discurso. Você precisa ir além, lendo gráficos, estatísticas, imagens e outras formas de expressão formais e coloquiais.

Dica importante: Tudo deve ser lido com códigos específicos de decifração. Quando você está diante de um problema matemático, por exemplo, precisa compreender a pergunta para chegar ao resultado que é esperado.

O mesmo acontece quando você busca compreender os dados de uma tabela geográfica. Quando se tem que escrever uma carta a destinatários diferentes, você precisa escolher estilo e vocabulário adequados.

Portanto, competência é traduzida como “saber fazer”, a habilidade que você precisa desenvolver para lidar com as diferentes situações com as quais se depara diariamente.

Já as habilidades estão relacionadas com o como fazer. Isto é, como você mobiliza os recursos, toma decisões, adota estratégias e realiza ações concretas para resolver os problemas.

Exemplo: Veja como foi avaliada a competência leitora nesta questão a seguir, da Prova Brasil/Saeb, a partir da charge abaixo:romeu dalila portugues enem

→A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:

a) compaixão   b) companheirismo   c) insensibilidade   d) revolta

Para resolver a questão, o aluno deveria mobilizar várias operações mentais: observar e analisar o diálogo entre os personagens; relacionar o diálogo com a parte visual. Essa interação entre as imagens e a linguagem verbal contribui para a interpretação do texto, possibilitando captar o sentido global do que você lê.

As habilidades necessárias para você lidar com a leitura e interpretação de textos traduzem-se em um conjunto de operações como: observar, analisar, relacionar, concluir e comparar, entre outras. Avaliar a competência leitora é verificar até que ponto você desenvolveu essas habilidades durante sua vida escolar e pessoal.

Exercício: – Agora chegou a sua vez! Responda a questão abaixo que o Blog do ENEM preparou para você. Fonte: Cereja, William; Cleto Ciley. Interpretação de Textos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

→ Leia os poemas abaixo:

Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor… não cante
O humano coração com mais verdade…
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

(Vinícius de Morais. Livro de Sonetos, 2009, p.53)

O mundo que venci deu-me um amor
O mundo que venci deu-me um amor
Um troféu perigoso, este cavalo
Carregado de infantes couraçados.
O mundo que venci deu-me um amor
Alado, galopando em céus irados,
Por cima de qualquer mundo de credo,
Por cima de qualquer fosso de sexo.
O mundo que venci deu-me um amor
Amor feito de insulto e pranto e riso,
Amor que força a porta dos infernos,
Amor que galga o cume ao paraíso.
Amor que dorme e treme. Que desperta
E torna contra mim, e me devora
E me rumina em cantos de vitória…
(Mário Faustino. Poesia Completa, 1985)

→ Os dois poemas expressam um ponto de vista semelhante. Identifique a alternativa que melhor exemplifica esse ponto de vista.

a) o eu-lírico se sente consumido por esse amor.
b) o amor é motivo de alegria e de prazer.
c) o amor é um ritual de mistério e inocência.
d) o amor é sinônimo de morte e desespero.
e) o amor gera atração física e guerra.

→ Resposta: letra “a”.

Comentário: Nessa questão, espera-se do candidato que, além de analisar e concluir a respeito dos sentimentos do eu-lírico dos dois poemas, também relacione os dois textos para, então, concluir sobre a resposta correta. Trabalha-se com as habilidades leitoras de analisar, interpretar e relacionar.

Dica 3 – Você já conhece a obra de Carlos Drummond de Andrade? Ele é autor do poema “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”. É o autor brasileiro que mais cai nas questões do Enem. Veja aqui um resumo sobre a obra e Carlos Drummond de Andrade: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
Jackson Gil - Linguagem
O texto foi preparado pelo professor Jackson Gil Avila para o Blog do Enem. Jackson é licenciado em letras Português/Espanhol; especialista em Literatura Contemporânea e em Gramática do Texto; e mestrando em Ciências da Linguagem, todos pela UNISUL.