PRONATEC – MEC oferta 500 mil vagas gratuitas de cursos a distância

No total são mais de 80 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) oferecidos pelo programa. Mas, o tempo é curto: os candidatos interessados devem se inscrever até 22 de agosto de 2017. Pode ser a chance de você entrar no mercado e mudar de vida, aproveite!

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para 500 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional na modalidade a distância dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária. Os interessados têm até esta terça-feira, dia 22 de agosto para se candidatar em um dos mais de 80 cursos oferecidos.

As vagas estão abertas para todos os candidatos que tenham 15 anos ou mais. E vale a pena, pois a Formação Inicial Continuada é bem rápida, com 160 horas, e você logo adquire uma qualificação básica. Os cursos são 100% gratuitos, como uma bolsa de estudos. Veja que têm vagas para Informática, Representante Comercial, Lactarista, Vendedores, Tratamento de Água e mais 75 cursos.

O programa é uma iniciativa do MEC para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. A idade mínima para participar é de 15 anos. Segundo o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Geraldo Andrade de Oliveira, os cursos atendem uma demanda por formação mais rápida para ingresso no mercado de trabalho. Veja no final do post o link das inscrições.

O diretor destaca que ainda este ano serão ofertadas mais vagas dentro do programa: pelo menos 500 mil em agosto e outras 500 mil em outubro, além das que serão abertas em 2018. “Nós conseguimos capitalizar mais de 2 milhões de vagas gratuitas. A maioria é na tecnologia EaD [ensino a distância], o que propicia que essas ofertas cheguem aos lugares mais remotos, mesmo que não haja uma escola presencial”. Todas as vagas são gratuitas, como num programa de Bolsas de Estudo.

Neste momento, são mais de 80 cursos oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica que se candidataram a ofertá-los de forma voluntária.

Os cursos têm duração de 160 horas e são focados em uma área de atuação específica. As aulas serão ministradas de julho a novembro, totalmente on-line.

Inscrições Abertas Pronatec 2017:

As inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária devem ser feitas aqui no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Acesse o formulário e selecione a categoria de cursos FIC (Formação Inicial Continuada). Inscrições Abertas Pronatec FIC

Geraldo ressalta que ainda há muitas vagas abertas. De acordo com o diretor, o curso é o primeiro passo para a profissionalização do trabalhador e também para que ele consiga um certificado que ateste uma qualificação profissional. “Isso abre as portas no mercado de trabalho, tanto para os alunos de ensino médio quanto para a população em geral”.

Fonte: Portal do MEC

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Dicas de Estudo Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel