Museologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida do profissional de Museologia e o que se estuda no curso? Então confira e tire as suas dúvidas!

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas. Hoje você vai conhecer tudo sobre a carreira e o curso de graduação em Museologia!

A museologia é uma área fascinante do conhecimento e o curso de graduação na área deve satisfazer bastante à pessoa que escolhe fazê-lo, pelo seu grau de abrangência e intensidade da interdisciplinaridade. Conheça um pouco mais sobre o curso e o seu profissional.

Quem é o museólogo?

O profissional de Museologia se dedica a classificar, conservar e expor artigos que possuam valor histórico. Esse valor pode ser de cunho artístico, científico e cultural. É como se a missão mais importante do museólogo fosse manter viva a memória coletiva das pessoas. Para isso, ele deve reunir as peças que contém uma história, que tracem da maneira mais clara possível como o homem avançou nos diversos campos de conhecimento.

A atividade do museólogo pode ser vastamente distinta, não se trata apenas de lidar com documentos, embora essa seja uma parte fundamental de sua profissão por vezes. Ele pode se encarregar de coleções artísticas, pode administrar bens públicos do patrimônio cultural, coordenar equipes de pesquisa, bem como ser curador das mais diversas exposições. O profissional de Museologia, de fato, tem uma gama bastante abrangente de capacidades com as quais trabalhar.

Dica 1: Confira um vídeo com dicas bem humoradas para você se dar bem na redação do Enem.

O curso de graduação em Museologia

As disciplinas encontradas no curso de graduação de Museologia procuram oferecer ao estudante uma visão aprofundada e crítica do seu ofício. História da Arte, História do Brasil, Sociologia e Antropologia são algumas disciplinas que compõe a grade curricular.

Conheça mais sobre o curso de Museologia neste vídeo produzido pela UFRGS: http://youtu.be/SEPtGL_cUZk 
Dica 2 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes.

5 cursos de Museologia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como, por exemplo: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente; o corpo docente; a infraestrutura; os recursos didático-pedagógicos; além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mercado de trabalho para Museologia

Em 2009, com a implementação da Política Nacional de Museus, o setor começou a viver um impulso. As iniciativas trazem novos investimentos e, portanto, aumentam consideravelmente a necessidade de mais museólogos no mercado. A demanda mais intensa atualmente é para o trabalho na área de preservação de obras.

Dica 3 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você.

Perfil do profissional após a formação

O profissional de museologia deixa a universidade munido das competências que o farão exitoso nas diversas demandas da profissão. Ele estará apto a articular assuntos da História da Arte para um público diverso. Além disso, poderá organizar acervos, organizar laudos técnicos, ser responsável pela entrada e saída de peças históricas em centros culturais. Se não optar por uma carreira no mercado, o museólogo poderá seguir a sua vida acadêmica, aprofundando-se em estudos no campo da Museologia.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Profissões, Tudo sobre Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel