Pink Floyd lança clipe contra a Invasão da Ucrânia pela Rússia

A canção Hey, hey, rise up! superou mais de 5 milhões de visualizações em apenas um dia no Youtube. A renda será revertida para refugiados ucranianos. Veja como música foi criada, e assista ao clipe:

O grupo inglês Pink Floyd, uma das bandas de maior sucesso no rock progressivo desde a década de 1960, quebrou um jejum de 28 anos sem gravar uma música para compor uma canção de protesto contra a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O título da música, Hey, hey, rise up!, é um estímulo para que os ucranianos permaneçam na resistência. O clipe da música teve a utilização de partes de um vídeo postado pelo cantor ucraniano Andrii Horoski, membro da banda ucraniana Boombox. 

Andrii estava em turnê internacional quando a invasão aconteceu. Ele interrompeu a série de shows e voltou para Kiev, a capital da Ucrânia, para lutar na defesa do país.

A origem do clipe foi uma postagem feita por Andrii, cantando à capela. Os músicos do Pink Floyd complementaram com o arranjo, e criaram a nova música, cantada em ucraniano, e com legendas.

Artista ucraniano votou para combater os russos

Três dias após chegar em Kiev, Andrii gravou um clipe com uma canção de resistência, e postou nas redes sociais. A canção criada pelos membros do Pink Floyd remete a uma canção ucraniana de 1914. É o primeiro trabalho de criação do Pink Floyd desde 1994. A iniciativa foi de David Gilmour.

Durante a gravação do clipe da nova música imagens de uma pintura da artista ucraniana Maria Primachenko foram reproduzidas na bateria do grupo. A pintura foi destruída em bombardeios russos durante a invasão.

As cores azul e amarelo, da bandeira da ucrânia, também aparecem no vídeo, bem como um girassol, que é a flor símbolo da Ucrânia.

Pink Floyd contra o totalitarismo

Muito antes do episódio recente da invasão da Ucrânia o grupo Pink Floyd já tinha atuação marcante por criar espetáculos condenando o totalitarismo, o autoritarismo e o controle da sociedade por regimes fechados.

O maior clássico neste sentido é a peça Another brick in the wall, condenando a educação repressora que uniformiza o pensamento das crianças e jovens, e o autoritarismo.

Roger Waters, membro da banda, e que criou a letra, perdeu o pai que lutava pelo exército britânico contra o nazismo, na 2ª Guerra Mundial, quando Roger ele tinha apenas 5 meses. Veja o clipe de lançamento de Another brick in the wall:

Outro clássico da banda inglesa que condena as guerras, o ódio e a intolerância é canção I Wish you were here, que lamenta por um ex-colega da Banda, Syd Barrett, e que também condena a condição do soldado que é mandado aos campos de combate sem saber o porquê.

Resumo sobre a Invasão da Ucrânia pela Rússia

Veja agora no resumo do professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre o inicio da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

A Invasão da Ucrânia pela Rússia movimentou o cenário geopolítico da Europa. Os países da União Europeia, a Inglaterra, os Estados Unidos, o Canadá e o Japão passaram a liderar um movimento global de sansões econômicas contra a Rússia, para forçar o final da invasão.

Como a guerra continuou, a OTAN (Organização do Tratado do Atlêntico Norte) e os países aliados nas sansões econômicas à Rússia passaram a enviar armas e munições para a resistência ucraniana.

O engajamento do grupo Pink Floyd acontece dentro deste movimento de apoio aos ucranianos.

capa do álbum The Wall - Pink Floyd - 1973
The Wall – Pink Floyd – 1973

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel