Aprenda Mais: cursos abertos e online da Rede Federal 

Inscreva-se para cursos de capacitação em diversas áreas do conhecimento de forma gratuita. Conheça a plataforma Aprenda Mais, lançada pelo MEC!

Você já conhece a plataforma Aprenda Mais, lançada em 2021, pelo Ministério da Educação? Trata-se de um ambiente virtual com cerca de 90 cursos auto instrucionais em áreas distintas do conhecimento. A ideia é capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. 

A iniciativa se configura como uma estratégia para habilitar a população por meio de cursos abertos, virtuais e em larga escala.

A plataforma foi lançada com a disponibilização de cursos no formato Massive Open Online Course (MOOC) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que permite a obtenção de certificados pelos concluintes. 

Os cursos têm, em média, 40 horas de duração e são oferecidos em diferentes áreas de conhecimento. 

Ficou interessado? Então, vamos saber mais! 

Quem pode se inscrever na plataforma Aprenda Mais? 

A plataforma Aprenda Mais está aberta para a inscrição de todos os interessados, sem restrições específicas quanto à formação acadêmica ou idade mínima. 

Ela é voltada para estudantes e qualquer pessoa que deseje adquirir conhecimentos e habilidades por meio de cursos gratuitos online. 

Como fazer a inscrição na plataforma Aprenda Mais? 

Se você deseja se cadastrar na Aprenda Mais, siga as instruções:

  1. Acesse o site https://aprendamais.mec.gov.br/
  2. No alto da página inicial, clique no item “Acessar”, ao lado de onde diz “Você ainda não se identificou.”
  3. Na página seguinte, clique em “Criar uma conta” no item “Esta é a sua primeira vez aqui?”
  4. Informe sua idade e localização e clique em Continuar.
  5. Crie um nome para seu login de usuário. 
  6. Crie uma senha.
  7. Preencha os outros dados solicitados no formulário e clique em ‘Criar minha conta’.
  8. Uma mensagem será enviada para o e-mail que você cadastrou para a confirmação do cadastro.
  9. Clique no link enviado no e-mail e pronto. Você já poderá escolher a área e os cursos que deseja realizar.

Que áreas são contempladas nos cursos? 

Os cursos oferecidos na plataforma Aprenda Mais contemplam diferentes áreas do conhecimento, como:

  • Meio ambiente e saúde
  • Ciências exatas
  • Ciências sociais
  • Desenvolvimento educativo e social
  • Administração e negócios
  • Línguas estrangeiras e literatura
  • Informação e comunicação
  • Produção de alimentos
  • Produção cultural e design
  • Recursos naturais
  • Segurança
  • Turismo
  • Hospitalidade e lazer

Todos os cursos oferecidos são totalmente online, gratuitos e oferecem certificado de conclusão pela própria instituição ofertante. Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar.

Os cursos da Aprenda Mais estão registrados no MEC e são desenvolvidos por instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação.  

Qual a importância da plataforma Aprenda Mais? 

A plataforma Aprenda Mais desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à educação. Ao oferecer cursos gratuitos e online, ela amplia as oportunidades de aprendizado para pessoas que, de outra forma, teriam dificuldade em participar de programas educacionais convencionais. 

Isso é especialmente relevante em regiões com recursos limitados ou para aqueles que enfrentam restrições geográficas, econômicas ou de tempo. Através da plataforma, estudantes de todas as idades e origens podem adquirir conhecimentos e habilidades valiosas para aprimorar suas carreiras e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, a plataforma Aprenda Mais oferece flexibilidade e conveniência aos seus usuários. Os cursos online permitem que os estudantes organizem seu próprio cronograma de estudos, adequando-se às suas necessidades individuais. Esse aspecto é especialmente benéfico para aqueles que trabalham ou têm outras responsabilidades diárias, pois podem acessar o conteúdo educacional quando e onde for mais conveniente. Ter essa liberdade promove a autonomia do estudante e encoraja a busca contínua pelo conhecimento, independente das circunstâncias pessoais.

Ao oferecer uma variedade de cursos em diferentes áreas do conhecimento, a plataforma Aprenda Mais contribui ainda para o desenvolvimento de habilidades relevantes para o mercado de trabalho. Ela permite que estudantes adquiram competências específicas que podem impulsionar suas carreiras e torná-los mais competitivos no mercado atual.

Isso é particularmente valioso em um mundo em constante evolução, onde a atualização de habilidades se torna essencial para acompanhar as demandas do mercado de trabalho.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Profissões
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel