Prouni 2024/1 já tem mais de 1,1 milhão de inscrições: você já fez a sua? 

Saiba mais sobre o balanço parcial do Prouni 2024/1 divulgado pelo MEC e veja também um passo a passo detalhado para fazer a sua inscrição e conquistar a bolsa de estudos para o curso que deseja!

Nesta quarta-feira, às 19h, um levantamento parcial do MEC sinalizou que o Prouni 2024/1 já registrava 1.128.568 de inscrições e 920.959 pessoas inscritas. Isso porque, cada candidato pode escolher duas opções de cursos para concorrer. 

Esta edição do programa tem 406.428 bolsas, sendo que 308.977 são integrais e cobrem 100% da mensalidade, e 97.451 são parciais, com 50% de desconto. Também são 15.482 cursos disponíveis em 1.028 instituições participantes.   

Você já fez a sua inscrição? Se ainda não, continue lendo para saber mais sobre o primeiro balanço do Prouni, o cronograma completo, notas de corte e como participar da seleção!

Balanço oficial do MEC 

Além de trazer o número total de inscrições realizadas no Prouni 2024/1, o MEC divulgou outras informações importantes sobre o andamento do processo seletivo.

Até o momento, os cursos com o maior número de inscrições são:

  1. Medicina: 132.971 
  2. Direito: 94.527 
  3. Psicologia: 73.674
  4. Enfermagem: 68.050
  5. Administração: 41.092

A região Nordeste lidera em número de inscritos, com 274.901 candidatos. Em seguida, vem o Sudeste, com 252.855; o Sul, com 84.176; o Norte, com 83.568 e o Centro-Oeste, com 55.069 inscritos.   

Como se inscrever no Prouni 2024/1? 

As inscrições para o Prouni 2024/1 vão até o dia 2 de fevereiro, são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Veja um passo a passo detalhado para fazer a sua:

1º passo: acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “Inscreva-se”, na segunda caixa informativa do cronograma. 

2º passo: o portal vai direcionar você para o Sistema Prouni (SisProuni). Nesta tela, clique em “ENTRAR COM GOV.BR”. 

Caso você ainda não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário se inscrever. Se precisar de mais informações, vá em “Clique aqui para saber como acessar”. 

3º passo: no portal gov.br, faça o login com o CPF e a senha cadastrados. 

4º passo: assim que você fizer o login no Prouni, o sistema recupera, automaticamente, suas notas nas edições do Enem válidas para o processo seletivo, ou seja – 2022 e 2023. Então, basta preencher os campos com os dados cadastrais e informar e-mail e telefone de contato válidos. 

5º passo: no fim da tela, confira a documentação exigida e confirme se está de acordo, depois clique em “Salvar e prosseguir”. 

6º passo: responda ao questionário referente a informações sobre raça/cor; se é pessoa com deficiência; e escolaridade. Também é necessário informar em qual escola você cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e se tem vínculo acadêmico. No fim desta tela, marque o campo de preenchimento da declaração de confirmação dos dados declarados. 

7º passo: esta etapa da inscrição é sobre o grupo familiar. Aqui, você vai precisar informar as pessoas que integram o seu grupo familiar, a renda delas e a sua renda bruta mensal. 

Como calcular a sua renda per capita

Se você tem dúvidas sobre o cálculo da renda familiar bruta per capita, assista ao vídeo que preparamos:

8º passo: agora, é a hora de selecionar os cursos em que deseja concorrer, pela ordem de preferência. 

Você pode escolher até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

É importante ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula na instituição de ensino. Caso você tenha informado renda que ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio, só serão apresentados no sistema os cursos e as instituições que oferecem bolsas parciais.

Por último, o MEC vai fornecer um relatório dos dados preenchidos no Sistema. Depois de confirmada a inscrição, você precisa acompanhar a sua classificação no Portal Único de Acesso. 

Notas de corte parciais do Prouni 2024/1

O MEC ainda não divulgou as notas de corte parciais desta edição do Prouni, mas você já pode analisar as suas possibilidades.  

Para os cursos mais concorridos até o momento, segundo o MEC, as notas de corte da última edição, na modalidade de Ampla Concorrência, foram: 

  • Medicina: 797,16
  • Direito: 752.98
  • Psicologia: 764.04
  • Enfermagem: 778.82
  • Administração. 756.02

Para conferir as pontuações em outros cursos, acesse o nosso Guia das Notas de Corte do Prouni

Você também pode baixar gratuitamente o e-book que preparamos com dicas e estratégias valiosas para maximizar as suas chances de conseguir uma das bolsas do programa. 

Simulador do Prouni: conheça as chances de ser aprovado

A Rede Enem também desenvolveu o Simulador do Prouni: basta inserir a sua nota do Enem, escolher o curso e a universidade que deseja e pronto! O sistema calcula suas chances de aprovação. 

Acesse agora mesmo:

Cronograma do Prouni 2024/1

Confira abaixo as datas da primeira edição do Prouni 2024: 

  • Inscrições: 29/01 a 02/02
  • 1ª chamada: 06/02
  • 2ª chamada: 27/02
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15/03
  • Resultado da lista de espera: 18/03

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Notas de corte, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel