Eletroquímica: resumo geral de Oxidação e Redução

Os fundamentos da Eletroquímica estão na base para o funcionamento das Pilhas e das Baterias. Entenda como acontece a transformação da Energia Elétrica em Energia Química, e vice-versa.

Química continua sendo uma das matérias mais temidas do Enem. Mas calma, que o Blog do Enem te dá uma forcinha! Agora é a vez da eletroquímica. Tem tudo a ver com as clássicas reações de Oxidação e de Redução. Perder ou ganhar elétrons é o segredo para acertar nas questões.

As reações de Oxidação e Redução

Confira agora com a professora de química Larissa Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, o que acontece nos processos eletroquímicos. Veja quem ganha e quem perde elétrons. Aprenda Oxidação e Redução agora, de uma vez por todas:

Aproveitando-se desse tema importante hoje, eles inserem conteúdos relacionados com a eletroquímica, questões de pilhas e baterias e metais de sacrifício.

Dessa maneira os conteúdos aparecem “disfarçados” de várias maneiras no Enem, cabendo a nós interpretar e extrair informações importantes para solução desse problema.

O Enem busca situações do cotidiano e de grande impacto sócio-ambiental para tecer a situação onde o conceito Químico está inserido. Abaixo temos uma questão que já caiu no Enem, envolvendo o tema específico de eletroquímica.

Repare que a problemática levantada no enunciado leva em consideração a produção de lixo urbano e a reciclagem como uma das formas de combater esse problema.

Resumo de Eletroquímica

Antes de analisar a questão, assista ao vídeo de revisão sobre eletroquímica do canal do Curso Enem Gratuito:

Veja também a aula escrita sobre eletroquímica e o simulado com 10 questões sobre o tema!

curso enem gratuito

Questão 12 – (ENEM/2012) 

O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As empresas fabricantes de alumínio esclarecem que isso não passa de uma “lenda urbana”, pois ao retirar o anel da lata, dificulta-se a reciclagem do alumínio.

Como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio, se ele não estiver junto com a lata, fica mais fácil ocorrer a oxidação do alumínio no forno. A tabela apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais:

Semirreacao PotencialPadraode Reducao (V)
Li+e? ?Li ? 3,05
K+ +e? ?K ? 2,93
Mg2+ +2e? ?Mg ? 2,36
Al3+ +3e? ?Al ?1,66
Zn2+ +2e? ?Zn ? 0,76
Cu2+ +2e? ?Cu + 0,34

Com base no texto e na tabela, que metais poderiam entrar na composição do anel das latas com a mesma função do magnésio, ou seja, proteger o alumínio da oxidação nos fornos e não deixar diminuir o rendimento da sua reciclagem?

  • a)  Somente o lítio, pois ele possui o menor potencial de redução.
  • b)  Somente o cobre, pois ele possui o maior potencial de redução.
  • c)  Somente o potássio, pois ele possui potencial de redução mais próximo do magnésio.
  • d)  Somente o cobre e o zinco, pois eles sofrem oxidação mais facilmente que o alumínio.
  • e)  Somente o lítio e o potássio, pois seus potenciais de redução são menores do que o do alumínio.

Assista ao vídeo abaixo para ver a resolução desta questão:

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel