Redações com receita de miojo e hino do Palmeiras no Enem – Textos “engraçadinhos” podem ser anulados, revela MEC

Redação do Enem com receita de miojo ou hino do Palmeiras chamou a atenção da mídia

A coisa ficou séria. Depois de virar notícia negativa, a Redação do Enem pode passar por um processo de reestruturação. Tudo para evitar que problemas, como a receita de miojo ou o hino do Palmeiras, aconteçam e levem pontuações acima dos 500 pontos. É o que diz o presidente do Inep (órgão responsável pelo exame), Luiz Cláudio Costa.

E não só os miojos e hinos foram encontrados em alguma Redação do Enem. O número é muito maior, podendo chegar a 300 textos com “inserções indevidas”. São consideradas “inserções indevidas”, redações que possuem algum trecho sem conexão direta com o restante do texto. O presidente do Inep admite que é necessário mais rigidez no processo de correção da Redação do Enem e afirma que as mudanças já devem ser sentidas no Enem 2013. Em 2012, esses tipos de gracinhas na redação ainda não foram motivos de zerar, mas receberam um alto desconto na nota.

As alterações devem estar presentes já no próximo edital do Enem e foram levadas diretamente por Luiz Cláudio Costa.

Para tirar nota mil no Enem 2013, candidato terá que suar

Outra polêmica se deu com as redações com nota 1000. Muitas apresentavam graves erros de ortografia, como “trousse” (em vez de trouxe) e “rasoável” (em vez de razoável). Os especialistas afirmam que existe uma corrente no Inep, que defende a coerência do texto e articulações de ideias prevalecendo sobre questões de ortografia e de gramática.

A tendência é que o nível de exigência seja muito maior, e o número de redações com notas máximas diminua bastante.

 

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel