População em situação de rua é tema da redação Enem para reaplicação e PPL

A redação do Enem abordou a situação de rua, tanto na reaplicação quanto no Enem PPL. Os resultados do gabarito oficial serão divulgados em 27 de dezembro, e os finais, em 16 de janeiro de 2024.

As provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, tanto para quem solicitou a reaplicação, quanto para pessoas privadas de liberdade, foram realizadas nesta terça-feira, dia 12 de dezembro. O tema escolhido para a redação do Enem contemplou a população em situação de rua. 

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, 84.169 do total de inscritos para as provas são indivíduos sob custódia penal e 9.451 de pedidos de reaplicação.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a importância da abordagem desse tema, bem como outras informações pertinentes sobre esta edição do exame. 

O tema da redação do Enem

O tema da redação do Enem é sempre aguardado com expectativa, afinal, ele é um elemento importante na avaliação dos participantes. Ele é definido por uma equipe especializada do Inep e só é revelado no momento da prova, garantindo imparcialidade e surpresa aos candidatos.

Para aqueles que desejam conhecer os temas de redações de anos anteriores, explorar esses assuntos pode ser uma excelente forma de se preparar para o exame. São tópicos que variam desde questões sociais e ambientais até políticas públicas e direitos humanos, e oferecem insights valiosos sobre as perspectivas e preocupações abordadas ao longo das edições do exame.

No Enem regular deste ano, a proposta para o texto dissertativo-argumentativo foram os “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil“, que trouxe à tona questões relevantes sobre desigualdade de gênero, papel social da mulher e invisibilidade do trabalho doméstico e de cuidado.

Já para a reaplicação do exame e o Enem PPL, o assunto selecionado para a redação foram os “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil“. A pauta direciona a atenção para uma realidade social complexa, convidando os participantes a refletirem sobre os obstáculos enfrentados por essa parcela da sociedade e a busca por soluções que promovam sua reintegração socioeconômica.

Esses diferentes temas evidenciam a diversidade de questões sociais abordadas no Enem, demonstrando a importância de se discutir e refletir sobre tópicos relevantes e impactantes para a sociedade. Afinal, a redação não é só um exercício de escrita, mas uma oportunidade de engajamento com pautas que moldam nossa realidade coletiva e impulsionam mudanças positivas.

Assim como na versão regular da prova, a produção textual também precisava ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e desenvolvida a partir da situação-problema proposta.

Se você deseja entender melhor a escolha desses assuntos e as possíveis relações entre eles, consulte o nosso guia especial – Redação do Enem: conheça todos os temas já cobrados no exame.

Importância do tema da redação do Enem

O tema selecionado para a reaplicação do Enem e Enem PPL – Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil -, trouxe à tona uma realidade social bastante complexa, e convidou à reflexão sobre os obstáculos enfrentados por essas pessoas e as dificuldades associadas à sua reinserção na sociedade.

O tema abriu espaço para explorar as múltiplas facetas da situação de rua, indo além da falta de moradia e evidenciando os aspectos socioeconômicos, de saúde, dignidade humana e exclusão social enfrentados por esses indivíduos. 

Também é possível destacar a possibilidade de direcionar a escrita para a responsabilidade coletiva em relação a essa problemática, levantando questões sobre políticas públicas, acesso a serviços essenciais, estigma social e oportunidades reais de reinserção.

Abordar a reinserção socioeconômica da população em situação de rua implica discutir não somente abrigos e assistência social, mas também oportunidades de educação, capacitação profissional, acesso ao mercado de trabalho e políticas que promovam a inclusão e a dignidade desses indivíduos.

Número de inscritos no Enem PPL é o maior desde 2015

O Enem PPL 2023 registrou um número superior a 84 mil inscritos. Conduzido pelo Inep, as provas acontecem em todas as unidades da Federação.

Trata-se do maior número de inscritos desde 2015. A modalidade começou a ser aplicada em 2010, mas não há dados disponíveis sobre o período. 

Em comparação com 2022, houve um aumento de aproximadamente 17,54% no número de inscritos do Enem PPL de 2023. Já em relação a 2015, o salto é de 84,67%. 

Confira como se deu o aumento no número de inscritos por ano:

  • 2015: 45.579
  • 2016: 54.312
  • 2017: 31.765
  • 2018: 41.028
  • 2019: 46.238
  • 2020: 41.864
  • 2021: 54.228
  • 2022: 71.614
  • 2023: 84.169

Divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados do gabarito oficial das provas da reaplicação e do Enem PPL está agendada pelo Inep para o dia 27 de dezembro. 

Os resultados finais, assim como para os participantes da edição regular do exame, serão oficialmente anunciados em 16 de janeiro de 2024.

Vai fazer o Enem em 2024? Comece já a sua preparação!

Uma dica para quem vai fazer o exame em 2024 é já começar a estudar. Nas férias de verão, com mais tempo livre para se dedicar, você pode aprimorar as técnicas de escrita com o Curso Redação Enem Começando do Zero

O curso foi preparado pela professora e especialista em Redação Enem, Daniela Garcia. São 10 aulas que abrangem tópicos relacionados à produção do texto dissertativo-argumentativo do início ao fim. 

Isso significa que você vai aprender desde como aproveitar os textos motivadores para compreender o tema da redação, até a estruturar e escrever cada parágrafo, da introdução à conclusão.

Cada aula tem um resumo escrito e um vídeo relacionado ao tema de estudo. Além disso, ao fazer a sua inscrição você já pode baixar o ebook gratuito “Aprenda a escrever a Redação do Enem”

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel