Os sete passos para você estruturar a Redação do Enem

Veja como estruturar o texto dissertativo-argumentativo com as dicas dos sete passos da Redação do Enem. Descubra que não é uma tarefa tão árdua quanto parece. Vem!

Veja aqui a seleção com os sete passos da Redação do Enem com as dicas do professor Wilson Rochembach que vão ajudar você a produzir a sua Redação Enem, Encceja ou Vestibular com tranquilidade.

Leia e pense cada uma delas para não ‘dar branco’ na hora de ler o enunciado e escrever o seu texto. Lembre-se sempre desta estrutura básica: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

Mandar bem no texto dissertativo-argumentativo é meio caminho andado para conseguir uma boa nota na disputa pelas notas de corte nos cursos mais puxados no Sisu ou no Prouni, e para tirar o Certificado do Ensino Médio do Encceja. Os sete passos da Redação ajudam você a chegar lá.os sete passos da redação do EnemConfira as dicas para você conseguir chegar lá com um bom texto dissertativo argumentativo: Planejamento; Introdução; Ponto de Partida; Considerar o Enunciado; Desenvolvimento e Argumento; Unidade e Consistência; e, Conclusão e Posicionamento.

Os sete passos da Redação

1) Planejamento – Depois de ler atentamente o texto-base e analisar o tema, planeje seu texto antes de qualquer coisa. Pense nas possibilidades de argumentos e só escolha aquele a respeito do qual você possa realmente discorrer.

Às vezes, a ideia parece excelente, mas, só depois, você descobre que não consegue dissertar sobre aquilo. Não esqueça: a sua ideia tem que “dar pano para manga”.

2) O segredo da Introdução – Inicie sua redação elaborando a introdução. Nela, exponha sua tese (ponto de vista) e dois ou três argumentos que vão sustentá-la, apenas os apresente, não os desenvolva. A função da introdução é apresentar ao leitor as ideias principais que formam o seu texto.

3) Ponto de partida – A introdução é o ponto de partida. A tese apresentada na introdução e a ordem que você usou devem ser seguidas à risca no desenvolvimento.

JAMAIS inicie o desenvolvimento sem que a introdução esteja concluída. Ela é a linha-mestra do seu raciocínio, ou seja, ela vai direcionar a sua abordagem.

Aula Gratuita sobre a Redação Enem

Confira com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, os sete passos da Redação Enem nota 1000.

4) Considere sempre o enunciado – Atenção ao que foi solicitado, você deve contemplar todos os aspectos referidos na proposta. Caso isso não aconteça, há a possibilidade de tangenciar o tema, ou seja, você abordar parcialmente o tema proposto. Isso pode causar um desconto de 50% do valor da sua nota final.

5) Desenvolvimento e Argumento – O primeiro parágrafo do desenvolvimento deve conter o primeiro argumento selecionado na introdução. Para ter certeza de que você não vai sair do assunto, apresente o tópico frasal que relaciona o argumento escolhido e o desenvolva.

6) Unidade e Consistência – O segundo parágrafo de desenvolvimento deve ser estruturado da mesma forma que o primeiro. Não se esqueça de que seus argumentos devem ser consistentes, a fim de conferir maior credibilidade à sua argumentação.

Dica do Blog: Veja 10 exemplos de Redação Nota 1000. Textos aprovados com nota máxima no Enem.Confita Textos Nota 1000

Leia uma redação aprovada com a nota máxima para perceber que não tem muito segredo não. Os textos premiados são simples na escrita, com boa lógica na proposição, argumentos e conclusão. Veja aqui 10 Redações nota 1000.

7) Conclusão e Posicionamento – Na conclusão, você deve retomar a tese para reforçar o seu posicionamento. Porém, se estivermos falando de ENEM, você tem que apresentar necessariamente uma proposta de intervenção.

Isso significa que, se você não apresentar possíveis soluções, que devem ser plausíveis, para a problemática discutida ao longo do texto, será penalizado. Conferiu todos os sete passos da Redação? E tem mais um resumo de bônus pra você. Veja:

Resumo de Redação Enem com a professora Dani

Veja também como se adequar ao tema da Redação Enem com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito:

Wilson Rochenbach

Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Redação Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel