Resultado do Prouni 2024/1: a primeira chamada já está no ar!  

Saiba como acessar o resultado do Prouni 2024/1 para conferir se o seu nome está na lista dos candidatos pré-aprovados na 1ª chamada do programa!

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o resultado do Prouni 2024/1. A lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Esta edição teve oferta recorde de bolsas, com 406.428, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.    

Acompanhe a leitura para entender quais são os próximos passos para garantir a sua bolsa! 

Resultado do Prouni 2024/1: como conferir

Para saber se você foi pré-selecionado na primeira chamada do Prouni 2024/1, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Lista de selecionados 1ª chamada”.

Os candidatos precisam entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado, de 6 a 20 de fevereiro. O procedimento serve para comprovar as informações prestadas na inscrição e pode ser realizado de forma presencial ou online. 

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa concorre à bolsa parcial. 

Como comprovar as informações 

Se o seu nome está na lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni 2024/1, mas você tem dúvidas quanto à documentação necessária para comprovar as informações, fique tranquilo que a gente te explica!

Essa comprovação precisa ser feita na faculdade onde você conseguiu a bolsa, e é importante porque, sem isso, a matrícula não pode ser efetivada. Ou seja, quem não conseguir comprovar as informações no prazo determinado perde a vaga e cede o lugar para o próximo colocado da Lista de Espera.

O edital do Prouni proíbe que a faculdade exija documentos autenticados em cartório. Por isso, é possível apresentar os originais e cópias simples de seus documentos.

A lista completa de documentos inclui:

  • Documentos de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
  • Comprovantes de residência
  • Comprovantes de ensino médio
  • Comprovantes de rendimentos
  • Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais
  • Comprovante de deficiência, quando for o caso

O coordenador do Prouni na instituição pode solicitar outros documentos que julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.

A renda familiar per capita é comum para todas as instituições que fazem parte do programa. Por isso, preparamos um material especial sobre o assunto e também um vídeo para facilitar o cálculo e o seu entendimento quanto à documentação necessária.  

Cronograma do Prouni 2024/1

Fique atento aos prazos para garantir a sua bolsa:

  • Primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 6 a 20 de fevereiro
  • Segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Confirmação de informações da 2ª chamada: 27 de fevereiro a 7 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 14 e 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Comprovação de informações da lista de espera: 19 a 27 de março

Bolsas de estudos com a nota do Enem

O resultado do Prouni saiu e você não foi selecionado? Saiba que ainda há opções de conseguir uma bolsa de estudos com a sua nota do Enem! 

Na Uniasselvi e na Unicesumar, os descontos variam de 30% a até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que você sempre quis! 

Clique para receber ofertas de bolsas de estudos ou descontos.

Vai fazer o Enem 2024? Estude com o Curso Enem Gratuito!

Para quem vai fazer o Enem 2024, é importante lembrar que a sua nota pode garantir uma vaga em instituições de ensino superior que participam do Sisu, Prouni e Fies. 

Isso significa que você pode ter acesso a universidades públicas, bolsas de estudos de 50% ou 100% e até financiamento da sua graduação. 

Aumente as chances de ter um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio estudando com o Curso Enem Gratuito.

Você não paga nada e tem acesso a aulas escritas, videoaulas, resumos, e-books,  simulados e materiais especiais, preparados de acordo com o que é mais cobrado no exame. 

O Extensivo Enem Gratuito começa no dia 19 de fevereiro. Faça a sua inscrição!  

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel