MEC adia novamente a divulgação da segunda chamada do Prouni 2024/1

Entenda por que o resultado da segunda chamada do Prouni 2024/1 ainda não saiu e veja também o cronograma atualizado do programa.

Marcada para acontecer, a princípio, na terça-feira, dia 27 de fevereiro, a divulgação da segunda chamada do Prouni 2024/1 acabou sendo adiada para o dia 28. No entanto, o MEC acabou atrasando novamente os resultados.

Ainda não há nenhuma nota oficial do Ministério, mas no cronograma do programa, que consta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a data para a liberação da lista de pré-selecionados no programa passou para o dia 1º de março. Da mesma forma, foram alteradas outras datas do calendário.

Conforme informações da Agência Brasil, as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estão trabalhando para divulgar os resultados da 2º chamada do Prouni “o mais rápido possível”.

A primeira chamada foi divulgada em 6 de fevereiro e recebeu a inscrição de 716.759 pessoas. Foram ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Como fica o calendário do Prouni 2024/1

Veja como ficou o cronograma do Prouni 2024/1 de acordo com o site oficial do programa:

  • Segunda chamada: 1º de março
  • Confirmação de informações da 2ª chamada: 1º a 12 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 18 e 19 de março
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março
  • Comprovação de informações da lista de espera: 23 de março a 4 de abril

Leia tambémLista de espera do Prouni: tire todas as suas dúvidas!

Como comprovar as informações

Enquanto os resultados da segunda chamada do Prouni 2024/1 não saem, você já pode se familiarizar com o processo de comprovação das informações, que serve para confirmar, por meio de documentos, os dados que foram cadastrados por você no momento da inscrição para participar do programa.

Essa etapa é obrigatória e precisa ser feita diretamente na universidade em que você foi pré-classificado. Caso perca o prazo ou não apresente os documentos solicitados, a matrícula não pode ser efetivada e a sua vaga é perdida.

Os documentos solicitados podem variar, conforme a instituição de ensino, mas envolvem:

  • Identificação do candidato e membros do grupo familiar
  • Comprovantes de residência
  • Comprovantes de rendimentos
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia
  • Comprovantes de Ensino Médio

Você pode conferir a lista completa aqui: Como fazer a comprovação de informações do Prouni?

Entenda como calcular a renda per capita

A renda máxima para participar do Prouni é de até três salários mínimos por pessoa. Para fazer este cálculo, some todos os rendimentos formais e informais das pessoas que moram com você e divida pelo número de pessoas da sua casa. Veja como calcular:

Agora que você já conhece o cronograma atualizado e as próximas etapas do programa, resta aguardar a divulgação dos resultados, marcada para esta sexta, dia 1º de março. Caso haja mais mudanças, avisaremos você aqui no Blog e também nas nossas redes sociais, combinado?

Fonte: Agência Brasil

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Ensino Superior, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel