Provas do 2º dia exigiram mais tempo dos candidatos do Enem

Matemática apertou geral, exigindo muitos cálculos demorados. Mas, para a coordenadora pedagógica do Blog do Enem e docente de Biologia há 10 anos, Juliana Evelyn dos Santos, o padrão das provas de Biologia seguiu o esperado

O domingo (12/11) foi dia de os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem 2017) queimarem neurônios com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Essa foi a segunda etapa do Enem que, neste ano, foi em domingos seguidos.

No total foram 31 páginas para leitura e resolução, o que foi considerado pela maioria dos estudantes como “humanamente possível” de se resolver. Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder às questões.segundo dia das provas do Enem

Para a coordenadora pedagógica do Blog do Enem e docente de Biologia há 10 anos, Juliana Evelyn dos Santos, o padrão das provas seguiu o esperado, com questões mais fáceis de Biologia, mas com algumas de maior complexidade.

segundo dia das provas do Enem - professores
Professores fizeram a correção das provas em tempo real para o Blog do Enem

“Várias perguntas de Ecologia apareceram novamente na prova, seguindo a tendência do Exame, assim como as questões de biotecnologia que foram recorrentes”.

O professor de Matemática, Eduardo Araújo, dá aula há 7 anos para alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular e avaliou a prova desse ano como “uma prova pesada, com muito cálculo, mas seguindo o padrão do Enem”. Ele disse que foram questões complexas com: logaritmo, gráficos e tabelas, análise combinatória e probabilidade, além de geometria plana e espacial.

“Conversei com os alunos e acharam que o tempo ficou muito apertado, devido a muitos cálculos e a complexidade da parte de Ciências da Natureza”, comentou Lima.

Os professores do Sistema SAS Plataforma de Ensino (Sitema Ari de Sá) fizeram avaliações em vídeo para comentar as provas de Matemática e de Ciências da Natureza. Veja aqui o comentário do professor Thiago Pacífico, sobre a prova de Matemática:

Veja também o comentário do Professor do SAS Michel Henri, que analisou as questões de Química da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, deste segundo dia de prova do ENEM 2017:

O candidato João Victor Lima, de 18 anos, fez o Enem pelo segundo ano consecutivo e achou a prova de Matemática fácil, pois tem mais facilidade com o cálculo. “O que estava mais difícil era a parte de Ciências da Natureza, com questões mais complexas”, opinou.

Gabarito Enem 2017

Você já conferiu as suas respostas do primeiro dia? O Blog do Enem colocou no ar o download gratuito das provas e também um Gabarito da correção extraoficial. Confira na imagem:  Gabarito Enem 2017

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel