Simple present (presente simples) – Revisão Inglês Enem

Você conhece os verbos do presente simples (simple present) em Inglês? Não? Então veja esta revisão e arrase em Inglês no Enem e nos Vestibulares. E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!

Inglês Enem: Por que temos que saber sobre tempos verbais para a prova do Enem? Simples! A importância de se conhecer  o verbo para interpretar o texto é que, além do seu significado, a estrutura sintática fica mais clara quando conseguimos identificar um verbo.

O inglês apresenta três formas básicas de verbo: infinitivo, passado e o particípio passado.1Dessas três formas, originam-se outros tempos verbais, entre eles o Simple Present que é formado a partir do infinitivo sem a palavra “to”.

  • O presente simples geralmete refere-se a:
  • Verdades gerais/universais:
  • Water boils at 100°C (A água ferve 100°C).

 

  • Ações/situações habituais.
  • I go to the cinema on Fridays. (Eu vou ao cinema às sextas-feiras)

 

  • Estados:
  • My brother studies engineering (Meu irmão estuda engenharia)

 

  • Opiniões e sentimentos:
  • I love ice-creams (Eu adoro sorvete).

 

2

 

  • No presente simples, o verbo é acrescido de  -s ou –es para a terceira pessoa do SINGULAR (he, she, it)
  • Por exemplo:
  • I drink water every day. (Eu bebo água todos os dias.)
  • He drinks water every day. (Ele bebe água todos os dias.)

Tire todas as suas dúvidas sobre Simple Present na nossa aula:

Como ocorre a formação do simple present?

É muito fácil! Veja:

  • Sujeito (I, YOU, WE, THEY) +  VERBO SEM “TO”
  • Sujeito (He, She, It) +  VERBO SEM “TO” + S
  • Exemplos:
  • I play the piano.  (Eu toco o piano.)
  • He plays the piano. (Ele toca o piano.)
  • We play the piano. (Nós tocamos o piano.)

 

Quando acrescentamos o –s ao final do verbo, temos que respeitar algumas regras de ortografia em inglês.

  • As regras são estas:
  • No geral, colocamos –s no final do verbo.
  • Dance (dançar)  – dances
  • Write (escrever) – writes.
  • Em alguns verbos, acrescenta-se –es no final da palavra.

 

3

Exemplos:

I do. (Eu faço.)

We watch. (Nós assistimos.)

He does. (Ele faz.)

She watches. (Ela assiste.)

 

  • Quando o verbo termina em –y precedido de consoante, tiramos o –y e acrescentamos –ies:
  • Try – tries
  • Study – studies

 

4

Para fazer uma pergunta ou negar, usam-se os auxiliares DO/DOES. Esses auxiliares não tem tradução, eles apenas “auxiliam” o verbo.5


  • Estrutura da oração negativa no simple presente:
  • SUJEITO (I, WE, YOU, THEY) + DO + NOT (DONT’) + VERBO
  • They don’t study in this school. (Eles não estudam nessa escola.)

 

  • SUJEITO (HE,SHE, IT) + DOES + NOT (DOESN’T) + VERBO
  • She doesnt study in this school. (ela não estuda nessa escola.)

 

  • Estrutura da oração interrogativa no simple present:
  • Do + sujeito (I, WE, YOU, THEY) + VERBO + COMPLEMENTO + ?
  • Do they study in this school? (Eles estudam nesta escola?)

 

  • Does + sujeito (HE, SHE, IT) + VERBO + COMPLEMENTO + ?
  • Does your cat have a name? (O seu gato tem um nome?)

 

Sempre respondemos às perguntas do SIMPLE PRESENT com o auxiliar.  Veja os exemplos:

  • A: Does your cat have a name?
  • B: Yes, it does. Its name is Momo.
  • A: Do they study in this school?
  • B: No, they don’t. They go to another school.

 

6Ficou tudo claro? Agora vamos resolver algumas questões de vestibulares para ver se está tudo entendido, se não há nenhuma dúvida!

Para uma revisão desta aula, nada como assistir uma videoaula! Uma boa escolha é esse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1c1t19AQVJs.

 

E aí, curtiu a videoaula? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

 

Questão 1. Assinale a alternativa correta:

He doesn’t __________ anymore.

 

a) smoking

b) no smoking

c) smokes

d) smoked

e) smoke

 

Questão 2. In the sentence, “biological agents do not survive well”, the use of the Present Tense implies:

 

a) doubt.

b) condition.

c) probability.

d) objectivity.

e) certainty.

 

Questão 3. (UFPB) We _____________ go to school on Sundays.

 

a) aren’t

b) weren’t

c) wasn’t

d) didn’t

e) don’t

 

Questão 4. (UFPB) ____________ Beatty usually ____________ what she wants?

 

a) Do / get

b) Does / gets

c) Does / get

d) was / got

e) is / got

 

RESPOSTAS:

QUESTÃO 1 – E

QUESTÃO 2 – E

QUESTÃO 3 – E

QUESTÃO 4 – C

Simple Present – Simulado

  1. Pergunta 1 de 10

    (UPE/2012)

    THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS

    The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.

    Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.

     

    Here is the complete list of the MDGs:

     

    1. Eradicate extreme poverty.
    2. Achieve universal primary education.
    3. Promote gender equality and empower women.
    4. Reduce child mortality.
    5. Improve maternal health.
    6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
    7. Ensure environmental sustainability.
    8. Develop a global partnership for development.

    (Adaptado de MDG Strategies. Disponível em http://www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)

    Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.

    I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
    II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
    III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
    IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
    V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.

    Somente estão CORRETOS

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.