Teste Vocacional Gratuito: acerte na escolha do curso de graduação

Escolher um curso de graduação não é nada fácil, mas essa decisão pode ficar mais tranquila para quem faz um teste vocacional. Assim a pessoa descobre o próprio perfil, os sonhos, habilidades e as qualificações para fazer uma opção mais segura. Confira aqui o teste gratuito do Blog do Enem!

Já imaginou você estudar para o Enem, conseguir uma vaga na faculdade e depois de entrar descobrir que não se identifica com o curso escolhido? Isso acontece com muita gente!

Quase a metade dos alunos que começam um curso de graduação largam a universidade antes de chegar ao diploma. Ele descobrem que não fizeram a escolha certa. A taxa de abandono é de 45% no Brasil.

Para os que se arrependem da decisão o prejuízo é bem grande: alguns decidem terminar o curso, mesmo sabendo que não será o caminho da realização pessoal; outros optam por abandonar, e uma parcela começa uma nova graduação.

Qualquer uma dessas decisões é difícil. Mas, dá para reduzir as chances de erro para quem faz um teste vocacional antes. Quem faz um teste vocacional antes de escolher o curso tem mais chances de acertar, seja no Sisu, no vestibular ou nos sistemas de Bolsas de Estudo.

Nos testes o candidato pode descobrir se tem mesmo afinidade com a área de estudo e da profissão no futuro, e até mesmo descobrir a vocação para um curso que a pessoa nunca nem tinha imaginado em fazer. Muita gente pensa em fazer Engenharia e depois do teste muda para Medicina, por exemplo.

Para facilitar a sua decisão, o Blog do Enem fez uma parceria com a empresa de psicologia  vocacional Que Curso?, especializada em orientar alunos do Ensino Médio que estão em busca da realização pessoal e profissional no Ensino Superior.

Com um Teste Vocacional Gratuito  as suas chances de acertar na escolha do curso no vestibular, no Sisu, no Prouni ou no Fies aumentam muito mais!

Depois de pesquisar as causas de abandono de alunos que entram em cursos superiores e que deixam universidade na metade do caminho os especialistas da Que Curso? criaram um teste online que oferece uma experiência personalizada para cada pessoa.

Em cada passo do teste vocacional o sistema permite ao participante entender melhor o seu perfil e ver as possibilidades de estudo com mais chances de acertar.

Faça o Teste Vocacional e conheça o seu perfil. É gratuito!

Teste Vocacional Gratuito Que Curso?

Além da realização pessoal, acertar na escolha da carreira pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho e alcançar salários melhores.

Conseguir concluir um curso superior muda a vida das pessoas. Só de entrar para a Universidade o moral das pessoas já muda, e elas se tornam mais confiantes em si mesmas. Se entrar na carreira certa, então, o próprio entusiasmo já ajuda nos estudos e soma para dar certo na vida profissional.

Quem termina o Ensino Superior ganha 147% a mais do que quem tem só o Ensino Médio

Se você é daqueles que  está em dúvida se vai ou não fazer um curso superior, fique sabendo que vale a pena sim.

A média de salários no Brasil de quem termina uma faculdade ou universidade está na faixa de R$ 4 mil por mês. Mas, quem parou no Ensino Médio ganha três vezes menos: apenas um pouco acima de R$ 1 mil reais na faixa média.

Os números implacáveis são de uma pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, órgão do Governo Federal especializado em indicadores populacionais e socioeconômicos.

Você percebeu como é importante você se dedicar para ter uma boa nota no Enem e buscar o seu futuro através da educação?

A pesquisa do IBGE apontou ainda que apenas 17,1% dos trabalhadores de carteira assinada no Brasil têm curso superior. É pouco. Fica ainda mais evidente ao perceber que 82,9% dos trabalhadores registrados não conseguiram formação superior. Os dados são do Cadastro Central de Empresas do IBGE – Cempre, consolidados já para o início da década de 2010 a 2020.

Então, para você mandar bem neste cenário e se destacar no mercado de trabalho, faça um teste vocacional para se garantir no curso de graduação que tem mais a ver com os seus sonhos.

teste vocacional Que Curso?

Curso Enem Gratuito

A dica do Blog do Enem é esta: Aprende mais quem estuda mais. Ganha mais quem estuda mais. Esse é o jogo do ganha-ganha. Vem com a gente para mandar bem no próximo Enem. Veja como se inscrever no Curso Enem Gratuito.

curso Enem gratuito - inscrições abertas

Você tem Aulas, Vídeos, Exercícios Resolvidos e Simulados Online de todas as matérias das provas objetivas e também da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Vem!

post patrocinado

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Profissões Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel