Automação Industrial: o curso de graduação e o mercado de trabalho

Escolher uma carreira não é tarefa fácil. Por isso, antes de definir qual profissão seguir, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas. Conheça tudo sobre o curso de graduação em Automação Industrial!

Aumentar a eficiência, maximizar a produção e garantir a diminuição do consumo de energia, matérias-primas e emissão de poluentes. Estes são alguns dos principais desafios de quem atua na Automação Industrial.

Para quem gosta de dispositivos eletroeletrônicos que possam realizar tarefas que os humanos não possam fazer, este curso pode ser a escolha certa!

O que faz quem se forma no curso de graduação em Automação Industrial?

O automato industrial é um profissional que atua em uma área em constante crescimento, sendo listada pela indústria como uma das profissões do futuro. Ele responde por elaborar projetos, executar e instalar sistemas de controle e automação utilizados em processos para as indústrias. Atuando de petroquímicas a fábricas de instrumentos, o automato participa também da manutenção de equipamentos e máquinas automatizadas.

O profissional da área é quem executa o projeto de máquinas dotadas de inteligência, pequenos robôs e sistemas para integração e automação industrial. No dia a dia, o automato gerencia e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção, criando e instalando sistemas digitais para programar e automatizar os equipamentos. Um dos principais objetivos do profissional é reduzir os custos industriais por meio da otimização dos processos.

O curso de graduação

A graduação em Automação industrial é uma união de Matemática, Física, Mecânica, Eletroeletrônica e também Informática. Por isso, o gosto pelas Ciências Exatas é fundamental para quem deseja seguir a profissão. Entre as disciplinas, o aluno tem aulas de Automação e Controle, além de práticas em laboratório para aprender a aumentar a produtividade de máquinas.

Para isso, o estudante aprende Comunicação de dados, Robótica, Controle de processos, Manufatura e Inglês técnico. Alguns cursos exigem estágio e um trabalho de conclusão (TCC) para a obtenção do diploma. A duração média do curso de graduação em Automação Industrial é de três anos.

5 cursos de Automação Industrial com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade Paulista (Unip)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)
  • Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Quer conhecer outros cursos de Automação Industrial com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

O mercado de trabalho para Automação Industrial

Na prática profissional, o automato industrial pode atuar em três principais áreas: automação comercial, automação industrial e mecatrônica industrial. Segundo o portal Catho, a média salarial nacional para o cargo de Técnico em Automação Industrial é de R$2.647,60.

Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você.

O perfil do profissional após a formação

Depois de formado, o automato industrial atua em diversas áreas da indústria, como o setor petroquímico, de bebidas, de papel e celulose. Além disso, o profissional vai ser responsável pelo desenvolvimento de produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e ainda supervisão dos processos industriais. Ele precisa ser alguém dinâmico, capaz de acompanhar os avanços da área, bem como ser também ligado à inovação, ao empreendedorismo e à preservação ambiental.

Post escrito por Ruleandson do Carmo. Jornalista, doutor em Ciência da Informação e redator freelancer. www.twitter.com/ruleandson
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel