Enem e a Literatura – Saiba mais sobre os Gêneros Literários

Hoje, veremos as peculiaridades dos gêneros literários para nos prepararmos ainda mais para o Enem.

Oi gente, beleza? Estão escondidos nos livros de tanto estudar para o Enem? Não deixem de viver a vida, hein?  Estudem, mas não fiquem insensíveis às coisas boas que nos fazem humanos… Dada a dica, vamos começar a aula de hoje? O texto e os vídeos que seguem explanaram sobre as características dos gêneros literários.

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Como já sabemos o que é um texto literário, podemos dizer que, em se tratando de literariedade, é possível classificar as produções em três gêneros diferentes. Resumidamente, para ficar ligado no Enem, podemos classificar os gêneros da seguinte maneira:

Épico: é a narrativa com temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva.

Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.

Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”.

Abaixo, temos um vídeo muito didático do canal “Já entendi”  que nos dá uma retomada bastante interessante sobre o que é literatura e, em seguida, uma conceituação interessantíssima sobre os gêneros literários relevantes para o Enem. O bacana e o diferencial deste vídeo é que ele traz exemplos do conteúdo. Afinal, pode ser fácil compreender cada uma das possibilidades de gênero literário, mas localizá-los dentro do texto pode ser um pouco complicado. Fique ligado e tire de letra a prova de Linguagens no Enem.

Confesso que decorar a características dos três gêneros literários não é o suficiente, às vezes, não é nem o principal. O mais importante para esta aula é que se perceba, no Enem 2013 e em outras leituras, a pluralidade semântica (de conteúdo) dos textos. Perceba que os gêneros literários são assim divididos, além da forma da escrita, por uma questão de sentido, ou seja, aquilo que está querendo ser passado ao leitor e é justamente aí que o Enem 2013 pode pregar uma peça: na interpretação. Portanto, esteja atento ao que o texto diz. Identificar a qual gênero ele pertence é apenas um norte para a interpretação daquilo que está sendo lido.

Quer continuar revisando o conteúdo de gêneros literários? Então dá uma olhada nesta aula da prof. Camila!

Gostaram, pessoal? Vamos seguir nossa rotina de estudos e fazer aqueles exercícios para o Enem?

EXERCÍCIOS

1. (UCS) Leia o poema “Canção excêntrica”, de Cecília Meireles.

Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
projeto-me num abraço
e gero uma despedida.
Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.
Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
– saudosa do que não faço,
– do que faço, arrependida.

MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003, p. 80.

Em relação ao poema transcrito, analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo.
( ) Em sua busca de um espaço para o “desenho da vida”, o eu-poético sente-se desmotivado.
( ) O título “Canção excêntrica” aponta para a incapacidade de o sujeito lírico centrar-se, encontrando a si mesmo.
( ) O sujeito poético expressa um sentimento de insatisfação em relação às coisas que faz e às que deixa de fazer.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – F – F
b) V – F – V
c) V – V – V
d) F – F – V
e) F – F – F

2. (Enem)
Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:

a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.
b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.
e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

RESPOSTAS

1 C – Todas as alternativas elencadas pelo autor da questão estão em acordo com o texto da autora.

2 C – Um texto cênico é aquela que pode ser teatralizado e essa característica pode ser atribuída a um conto, um poema, uma crônica, etc…

Enem 2013

Agora que você já sabe tudo sobre Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel