Enem 2014 – Comentários sobre a prova de Ciências da Natureza

As dicas de Biologia para a prova do Enem foram certeiras! Veja aqui com o Blog do Enem os comentários sobre a prova pela professora Juliana Evelyn!

Mais um Enem monitorado pelo Blog do Enem e mais um sucesso nas dicas de Biologia para a prova de Ciências da Natureza! Estamos muito contentes de termos ajudado você, querido(a) candidato(a), a ter um melhor aproveitamento nas questões! A prova do Enem continuou com as tradicionais questões abordando temas relacionados aecologia. Também apareceram na prova questões sobre fisiologia, além das também “carimbadas” sobre DNA.

Dica 1: Você já conferiu seu desempenho no Enem 2014? Não? Então veja o gabarito provisório que disponibilizamos para você!

E aí, querido(a) estudante, o que você achou das questões que abordaram Biologia na prova de Ciências da Natureza do Enem 2014? Não estavam tão difíceis assim, certo? Principalmente se você acompanhou nossos posts de Biologia das últimas semanas, que trouxeram um superintensivão (série de 6 posts com os principais conteúdos acertaram em cheio o que cairia no Enem!) e o os conteúdos “top 10” para o Enem! Ficamos felizes ao percebermos que nossa ajudinha nas revisões de última hora acertou em cheio nos assuntos abordados na prova do Enem!

Biologia Enem 2014As questões de Biologia deste ano estavam em geral, mais acessíveis do que as do ano passado. Continham enunciados que contextualizavam o conteúdo, porém estavam mais diretas. As questões relacionadas à ecologia abordaram cadeia alimentar (parasitoides, que tinha a figura das lagartas), relações ecológicas (sobre as bactérias que inibiam a ação dos fungos) e a influência da poluição sobre a população de corais. As duas primeiras estavam relativamente fáceis, já a questão sobre os corais gerou certa polêmica entre os candidatos. A primeira reação de muitos estudantes foi assinalar a alternativa que falava sobre o branqueamento e morte dos corais (fato amplamente discutido e que está relacionado com o aquecimento global). Porém, o branqueamento dos corais geralmente é causado pelo aumento da temperatura da água, que mata as algas simbiontes das quais o coral depende. O agente problemático na questão é o gás carbônicoque, em excesso,  reage com a água formando ácido carbônico e dificultando a absorção de minerais essenciais para o crescimento do esqueleto calcário dos corais.

“Presentinhos” para os candidatos foram as questões sobre as plantas transgênicas e as células tronco do cordão umbilical. Estas duas questões abordaram temas atuais e recorrentes no Enem, de maneira simples e direta. As questões sobre fisiologia, que abordaram tipagem sanguínea, enzimas digestivas e os componentes essenciais das células, exploraram um pouquinho mais o conhecimento dos estudantes, sendo questões de nível médio.  Também eram questões de nível médio as questões sobre vacinas e soros, sobre o cerrado e sobre poluição (que, como de costume, também foram relacionadas com química).

As questões mais difíceis foram as questões sobre evolução e genética. A primeira, um pouco confusa, estava difícil mais pelo enunciado do que pelo próprio conteúdo. Já a questão de genética, que continha um heredograma, era um pouco mais desafiadora, pois explorou vários conhecimentos relacionados a conteúdo, além de exigir um pouco mais de atenção do candidato.

Mas, você, querido(a) candidato(a), que nos acompanhou ao longo deste ano, com certeza deve ter se saído muito bem! Esperamos que nossos posts tenham ajudado. Agora, é “só” continuar a preparação para as provas do vestibas que estão por vir. Força, amigo(a)! Uma etapa já foi vencida!

Dica 2: Você quer ver vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel