Gramática: Números também caem nas questões de gramática

Aprenda aqui sobre a classe gramatical dos Numerais. Sim, os ‘números’ caem nas provas de gramática dos vestibulares e do Enem. Veja o uso correto na Redação também, e ‘não marque bobeira’ nas provas.

Cardinal; Ordinal; Multiplicativo; Fracionário; e, Coletivo. Essas são as cinco classificações dos Numerais. Trata-se de uma classe de palavras diretamente relacionadas aos substantivos, dando a ideia de número. Veja os exemplos: Corri quatro quilômetros. Ela se classificou em primeiro lugar no vestibular. Metade dessa maçã já me basta. Meus pais têm o dobro da minha idade.

Assista à aula gratuita de gramática sobre a classe gramatical Numeral, do curso Curso Enem Gratuito, e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse assunto:

Dica 1: Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/

Exemplos de uso nas cinco classes dos Numerais:

– Cardinal: Indica quantidade, serve para fazer a contagem. Exemplo: Aquela gulosa comeu cinco bombons.
– Ordinal: Expressa ordem. Exemplo: Minha classificação não foi boa, fiquei em oitavo lugar
Multiplicativo: Indica multiplicação. Exemplo: Minha carga horária dobrou esse semestre.
– Fracionário: Expressa divisão, fração e partes. Exemplo: Um quinto dos entrevistados concorda com a nova proposta de lei.
– Coletivo: Indica um conjunto. Exemplos: centena, dúzia, dezena, década e milheiro. Comprei uma dúzia de ovos.

Abaixo você pode observar um quadro com os principais números cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Vale conferir a grafia. Veja como se escreve números que não costumamos usar todos os dias:

Gramática - Numerais

Dica 2: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/

Fique atento a casos específicos que envolvem os Numerais:

– Alguns casos especiais merecem a sua atenção: “zero” e “ambos” são considerados como numerais.

– A diferença entre o “um” artigo e o “um” numeral é que o artigo ‘um’ indica indefinição do substantivo e o ‘um’ numeral indica quantidade do substantivo. Exemplos: Um dia desses vou te visitar. Quero um vestido e dois sapatos de presente.

– Flexão dos numerais: Alguns variam em gênero e número. Como nos exemplos: dois – duas e segundo – segunda.

– Com função adjetiva: Veja: Ficou em coma por tomar doses triplas de veneno.

Números fracionários: É meio-dia e meia (hora).

Dica 3: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/

Fontes: Para compor esse post pesquisamos o assunto de Gramática sobre Numerais nos sites e Info Escola e Só Português. Confira os links:
http://www.infoescola.com/portugues/numeral/,
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf40.php

Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel