Simbolismo – Revisão Literatura Enem

Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens estão entre os principais nomes do Simbolismo e da literatura brasileira, confira as características desses autores.

Como a maioria dos movimentos literários que estudamos, o Simbolismo teve início na Europa. Aqui no Brasil não foi um movimento tão expressivo quanto o Realismo ou o Modernismo, mas, mesmo assim, contamos com nomes importantes: o catarinense, Cruz e Sousa e o mineiro, Alphonsus de Guimaraens.

Que tal saber mais sobre as características gerais do Simbolismo com a profa Camila? Veja:

Pincelamos aqui algumas informações sobre o Simbolismo, que o site Info Escola traz em um dos seus artigos. Você pode acessar o texto na integra pelo link: http://www.infoescola.com/literatura/simbolismo2/ .

O cientificismo e materialismo que predominava na sociedade europeia na segunda metade do século XIX não agradavam aos simbolistas, que se opunham a esses aspectos. Pregavam o subjetivismo, o misticismo e a sugestão sensorial.O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias (cruzamento de campos sensoriais diferentes), recursos sonoros e cromáticos (cor).

O precursor do simbolismo foi o poeta francês Charles Baudelaire (1821 – 1867). Sua poesia buscava abordar temas como miséria, prostituição, bêbados, frequentadores desocupados das tavernas, etc. Pode parecer estranho para muitos, mas ele via poesia em todos esses assuntos.

Algumas características do Simbolismo europeu: misticismo e religiosidade; desejo de transcendência e integração com o cosmos; interesse pelo inconsciente e subconsciente; subjetivismo; pessimismo; interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte; retomada de elementos da tradição romântica; atração pela morte e elementos decadentes da condição humana.

Simbolismo no Brasil
Simbolismo e o Parnasianismo são movimentos contemporâneos.  O segundo foi bastante valorizado pelas camadas cultas da sociedade até os primeiros anos do século XX, chamando muito mais atenção do que o Simbolismo. Mesmo assim, o Simbolismo nos deixou obras e escritores muito significativos.

O marco inicial desse movimento no Brasil foi em 1893, com a publicação dos livros “Missal” e “Broquéis” de Cruz e Sousa. As principais características do Simbolismo são: valorização dos sentimentos individuais; isolamento da sociedade; conteúdo relacionado com o espiritual, o místico e o subconsciente; concepção mística da vida; ênfase na imaginação e fantasia; comparação da poesia com a música e enfoque espiritualista da mulher envolvendo-a em um clima de sonho.

Cruz e Sousa

cruz e sousa Literatura
O catarinense,Cruz e Sousa, nasceu em 1861 e faleceu em1898. Filho de ex-escravos, sofreu com o preconceito racial. Considerado um dos mais importantes poetas da nossa literatura brasileira é o mais importante poeta simbolista. Livros: “Missal” e “Broquéis” (únicos publicados em vida) marcam o início desse estilo literário no Brasil. Principais características: preocupação formal; temas ligados aos mistérios da vida; temas voltados para os; marginalizados e miseráveis; linguagem rica, utilizando a sonoridade das palavras para obter; bons efeitos – fônicos e musicalidade. Cruz e Sousafoi apelidado “Dante Negro” e escreveu belos poemas:“Vida obscura”, “Triunfo Supremo”, “Sorriso Interior”.“Monja Negra”

Alphonsus de Guimaraens (1870 – 1921)

Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1870 e viveu até 1921. Sua poesia é voltada para o tema da morte da mulher amada. Ao explorar esse tema ele se aproxima dos escritores ultrarromânticos que exploravam a literatura gótica e macabra. Sua obra possui uma atmosfera mística e melancólica.Obras: “Câmara Ardente”, “Dona Mística” ,“Kiriale” e “Pastoral aos crentes do amor e da morte”.

alphonsus de guimaraens simbolismo

Tem mais vídeo da professora Camila para você arrasar. Confere aí!
Dica 1: Simulados de Gramática para Vestibular e Enem. Testes gratuitos – https://blogdoenem.com.br/simulados-gramatica-gratuitos/
Dica 2: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel