Descubra quais as diferenças e semelhanças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo para tomar a melhor decisão na hora de entrar na faculdade!
Quando chega o momento de ingressar na vida acadêmica, é natural que surjam algumas (ou muitas) dúvidas. Além das diversas opções de cursos, também é preciso decidir entre os tipos de graduação. Mas, você sabe qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?
Se você respondeu não, sem problema! Hoje, vamos te explicar o que é, quais são os cursos em cada tipo de graduação e, ainda, como eles se distinguem um do outro.
Aproveite a leitura!
O que é bacharelado, licenciatura e tecnólogo
Basicamente, bacharelado, licenciatura e tecnólogo são as três opções de ingresso em cursos de graduação.
Todas as modalidades conferem o diploma de nível superior, válido para atestar o grau de escolaridade em oportunidades de emprego, participar de concursos públicos ou fazer uma pós-graduação.
O ingresso nos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo acontece da mesma forma, e você pode entrar via:
- Enem
- Vestibular tradicional
- Vestibular programado
- Vagas remanescentes
- Transferência
A escolha entre as três opções de ingresso vai depender apenas dos seus objetivos, já que a principal diferença está no foco profissional. Vamos entender melhor?
Bacharelado
O bacharelado é um tipo de graduação que oferece uma formação mais ampla em uma área de estudo, com aulas teóricas e práticas. Isso significa que, durante o curso, que leva geralmente entre 4 e 6 anos, o aluno tem a possibilidade de aprender sobre diversas ramificações do segmento escolhido.
No curso de Bacharelado em Medicina, por exemplo, o estudante vai aprender sobre anatomia, fisiologia, patologia, microbiologia, farmacologia e clínica médica, entre outras disciplinas. Já o Bacharelado em Direito oportuniza o conhecimento em direito civil, penal, constitucional, trabalhista, tributário e internacional.
Ao concluir a graduação, o aluno de Medicina tem um leque de opções e pode escolher a área de interesse em que deseja realizar a residência médica, de acordo com o que mais se identificou durante o curso.
Os estudantes de Direito também podem fazer a sua escolha guiados pelos interesses pessoais, habilidades e oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.
A característica principal do bacharelado é, portanto, a possibilidade de decidir a profissão durante o próprio curso ou mesmo depois dele.
Alguns exemplos de cursos de bacharelado são:
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciência da Computação
- Ciências Biológicas
- Ciências Contábeis
- Economia
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Engenharia Elétrica
- Farmácia
- Jornalismo
- Psicologia
- Relações Internacionais
- Serviço Social
- Sistemas de Informação
Licenciatura
A licenciatura forma professores e educadores aptos para a atuação em escolas de ensino fundamental, ensino médio, técnico ou profissionalizante. O diploma também é requisito para alguns concursos públicos.
O objetivo é preparar o profissional para a docência, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo de ensino-aprendizagem, além de fornecer uma base sólida em uma área específica de conhecimento, que depois poderá ser ensinada.
As licenciaturas costumam incluir disciplinas sobre psicologia da educação, metodologias de ensino, planejamento de aulas e atividades, além de estágios supervisionados em escolas.
Conheça alguns exemplos de cursos de licenciatura:
- Letras
- História
- Ciências Biológicas
- Matemática
- Artes
- Física
- Sociologia
- Química
- Pedagogia
- Geografia
- Música
- Filosofia
- Ciências Sociais
- Design
Tecnólogo
O curso de tecnólogo é uma modalidade da graduação que tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em áreas específicas do mercado de trabalho. É uma opção de ensino superior mais curta e direcionada, com duração média de dois a três anos.
Eles são focados em áreas de conhecimento prático, que exigem uma formação mais técnica e especializada.
Após concluir o curso de tecnólogo, o profissional está apto para o mercado de trabalho, dentro da área de especialização escolhida. O diploma de tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem a mesma validade que os diplomas de bacharelado e licenciatura.
Confira exemplos de cursos de tecnólogo:
- Gestão de Recursos Humanos
- Marketing
- Logística
- Radiologia
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Gestão Financeira
- Design Gráfico
- Processos Químicos
- Gestão Ambiental
- Gestão Comercial
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Turismo
- Gastronomia
- Estética e Cosmética
- Mecatrônica
- Automação Industrial
- Redes de Computadores
- Sistemas para Internet
Bônus: o que são cursos técnicos?
Ao contrário dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, os cursos técnicos não fazem parte do ensino superior. São programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos para o exercício de diversas atividades do setor produtivo.
Os estudantes podem ingressar em um curso técnico ainda durante o ensino médio, com duração média de 1 a 2 anos.
Todas as áreas de atuação que possuem cursos técnicos ofertados em território nacional são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC), e você pode conferir as possibilidades no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Ficaram mais claras as diferenças e as semelhanças entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo?
Se a dúvida agora é sobre que curso escolher, dá uma olhadinha nesse vídeo que preparamos para ajudar na sua decisão: