Preparamos um simulado especial que contempla 4 eixos temáticos fundamentais de História para o Encceja. São 15 questões para testar o que você sabe!
Revisar História para o Encceja vai significativamente além da mera memorização de eventos, sequências temporais ou identidades de figuras proeminentes, ainda que estas constituam partes fundamentais do estudo dessa disciplina.
No entanto, para pensar de forma mais profunda sobre as mudanças que aconteceram ao longo do tempo, é importante estudar de forma aberta, considerando diferentes pontos de vista sobre os acontecimentos passados.
Para te ajudar, reunimos quatro eixos temáticos relevantes que merecem uma boa revisão para a prova, que acontece no dia 27 de agosto.
Como você já deve saber, a melhor forma de testar o que sabe sobre cada um deles é fazendo exercícios. Por isso, também formulamos um simulado com 15 questões para estudar História para o Encceja. Vamos lá?
O que revisar de História para o Encceja
Ao se preparar para o Encceja, é fundamental revisar os principais aspectos da História do Brasil, abrangendo suas distintas fases. Conheça os eixos temáticos que selecionamos para organizar os seus estudos:
Brasil Colônia
Estudar o período colonial do Brasil para o Encceja exige uma abordagem abrangente que explore as complexidades sociais, políticas, econômicas e culturais da época.
Inicialmente, é essencial compreender as motivações e circunstâncias que levaram à colonização do Brasil pelos portugueses no século XVI, incluindo as relações com os povos indígenas, a exploração do pau-brasil e a formação do sistema de capitanias hereditárias.
Além disso, a análise das práticas de exploração colonial, como a economia açucareira e o sistema de plantation, proporcionará insights sobre a estrutura social baseada na escravidão africana e a formação da sociedade brasileira.
Examine ainda a influência das correntes mercantilistas europeias na organização política e administrativa do território. A análise das formas de governo, como o sistema de governo geral, e a interação entre a metrópole e a colônia ajudarão a compreender como o Brasil era governado e controlado. Além disso, o estudo das rebeliões e movimentos de resistência, como a Inconfidência Mineira e a Revolta de Beckman, ilustrará a busca por autonomia e a contestação do domínio colonial.
Por fim, explore também a cultura e as expressões artísticas do período colonial, como a literatura, a arquitetura e as manifestações religiosas, para ter uma visão completa das influências europeias e indígenas na formação da identidade brasileira.
Brasil Império
Para revisar o Brasil Império na sua revisão de História para o Encceja, é fundamental compreender o contexto internacional que levou à independência do Brasil em 1822, bem como o papel desempenhado por figuras-chave, como Dom Pedro I.
Explorar a Constituição de 1824 e sua influência na organização do poder, bem como as lutas políticas que se seguiram, como a Cabanagem e a Balaiada, trará uma compreensão mais profunda sobre a consolidação do Império.
A análise do período regencial, marcado por instabilidade política, e a ascensão do Segundo Reinado, sob Dom Pedro II, permitirá entender a dinâmica política interna. Além disso, investigue a economia cafeeira, a expansão da ferrovia e a imigração europeia para ter uma visão abrangente das mudanças econômicas que moldaram o país durante esse período.
Lembre-se ainda de que a abolição da escravatura, em 1888, e o papel dos movimentos abolicionistas são tópicos fundamentais a serem estudados.
Faça também uma revisão sobre os movimentos culturais e intelectuais que surgiram, como a Semana de Arte Moderna de 1922 e suas conexões com o legado do Império para capturar a continuidade e a evolução da identidade brasileira ao longo do tempo.
Brasil República
Aqui, é essencial compreender o contexto que levou à Proclamação da República em 1889, relembrando as insatisfações com o regime monárquico, a abolição da escravatura e as influências do positivismo e do militarismo na transição para o sistema republicano.
A análise das primeiras Constituições republicanas e das mudanças políticas ao longo do período, como a República Velha, o governo de Vargas e os momentos de ditadura, fornecerá um panorama da evolução política do Brasil.
A compreensão das mudanças na estrutura produtiva, como a industrialização e a urbanização, assim como a exploração dos trabalhadores nas fábricas e nos campos, trará insights sobre a dinâmica socioeconômica desse período.
Além disso, explore a participação do Brasil na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e a busca por uma identidade nacional para uma análise mais completa das influências externas e internas que moldaram a República.
Reveja ainda a literatura, o cinema, a música, as artes plásticas e as expressões populares, bem como os movimentos sociais e culturais, como o Modernismo e o Tropicalismo, para enriquecer o seu conhecimento quanto à forma como a sociedade brasileira se manifestou e se transformou ao longo das diferentes fases da República.
História Contemporânea
Estudar história para o Encceja também passa pela contemporaneidade, exigindo uma análise criteriosa dos eventos, ideias e transformações que moldaram o mundo a partir do século XIX até os dias atuais.
Para começar, é importante compreender as principais mudanças políticas, como a ascensão das ideologias liberais e a consolidação dos Estados nacionais, as consequências das duas Guerras Mundiais e o processo de descolonização que reconfigurou o mapa geopolítico global.
Da mesma forma, explorar os movimentos sociais, as lutas por direitos civis e a expansão das tecnologias de comunicação também são aspectos-chave para compreender a dinâmica da história contemporânea.
A investigação das revoluções industriais, do neoliberalismo e da globalização ajuda a entender melhor as mudanças na produção, no comércio e nas relações de trabalho que influenciaram as sociedades em todo o mundo.
Além disso, as questões ambientais e a crescente interdependência econômica global permitem uma compreensão mais completa dos desafios enfrentados no mundo contemporâneo.
Lembre-se também de revisar a literatura, o cinema, a música e outras formas de manifestações culturais para compreender as mudanças nas mentalidades, nos valores e nas representações ao longo do tempo.
Conte com um curso gratuito para estudar
Lembre-se de que você não precisa estudar tudo isso sozinho! O Curso Encceja Gratuito é uma plataforma sem custos que contempla todas as disciplinas, de acordo com os conteúdos mais frequentes nas últimas aplicações da prova.
Ao se cadastrar, de graça, você poderá acessar todos os conteúdos para estudar História para o Encceja, por exemplo, com aulas, videoaulas, resumos e simulados.
Tudo é organizado de forma que você possa gerir o seu próprio tempo e revisar as matérias em que sente mais dificuldade, agora que estamos há menos de um mês da prova.
15 questões de História para o Encceja
Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o que revisar na disciplina de História para o Encceja, faça um simulado para verificar o seu desempenho acerca dessas temáticas.
O gabarito sai na hora. As questões incorretas valem um esforço a mais para se dar bem no dia da prova, combinado? Boa sorte!
Sumário do Quiz
0 de 15 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 15 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 15
1. Pergunta
(Unesp SP/2021)
A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um conjunto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 15
2. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
No Brasil do século XVI, a sociedade tinha, no engenho, o centro de sua organização.
Assinale a alternativa que NÃO atesta a importância do engenho no período colonial.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 15
3. Pergunta
(Uncisal AL/2017)
No Brasil colônia, o responsável pela produção açucareira – o senhor de engenho – tinha enorme prestígio social. Era um tipo de “nobre da terra”, um membro da “açucarocracia”, que produzia a partir de um modelo centrado nos princípios capitalistas de produção da época. A agricultura assentava-se sobre o latifúndio monocultor, escravista e exportador.
VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (adaptado).
O modo de produção descrito no texto é conhecido como:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 15
4. Pergunta
(UERJ/2018)
O Monumento à Independência, localizado em São Paulo, foi criado em 1922 para as comemorações do centenário da emancipação política brasileira. O projeto vencedor, sem a aprovação unânime da comissão julgadora, foi alterado e teve de incluir episódios e personalidades vinculados ao processo da independência, tais como: na lateral esquerda do monumento, passaram a figurar os inconfidentes mineiros (1789); na lateral direita, os revolucionários pernambucanos (1817). Na face frontal, permaneceram as esculturas “Independência ou Morte” e “Marcha Triunfal da Nação Brasileira”.
Fonte: google.com.
Os contextos políticos nos quais são criados os monumentos interferem na valorização de determinadas interpretações sobre as experiências históricas por eles representadas.
As mudanças realizadas no projeto original do Monumento à Independência expressam o seguinte interesse das autoridades governamentais da época:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 15
5. Pergunta
(FGV/2018)
Em março de 1823, foi instalada a primeira Assembleia Constituinte do Brasil. A seu respeito, é correto afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 15
6. Pergunta
(PUC Campinas SP/2020)
Se o espírito comunitário prevalecia em situações de perigo (…), havia outras em que o individualismo predominava. Quando uma embarcação negreira era apreendida e levada até um porto para julgamento, nada mais havia a fazer além do salve-se-quem-puder: era isto o que queria dizer a atitude do mestre, piloto, contramestre e mais três marinheiros do Aracaty, que fugiram em um escaler assim que um oficial do navio apreensor subiu a bordo para inspecionar o porão, deixando a bordo apenas dois marinheiros e o cozinheiro da tripulação.
(RODRIGUES, Jaime. Cultura marítima: marinheiros e escravos no tráfico negreiro para o Brasil (sécs. XVIII e XIX). Rev. bras. Hist. [online]. 1999, v.19, n. 38. pp. 15-53)
O tráfico de escravos do continente africano para o Brasil despertou entre nós a indignação de um poeta romântico abolicionista, Castro Alves, conforme se vê nestes versos do poema “Vozes d’África”:
Hoje em meu sangue a América se nutre
− Condor que transformara em abutre,
Ave da escravidão,
Ela juntou-se às mais … irmã traidora
Qual de José os vis irmãos, outrora,
Venderam seu irmão.Nesses versos, a indignação política se volta sobretudo contra:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 15
7. Pergunta
(USF SP/2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural.
O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 15
8. Pergunta
(PUC RJ/2012)
A “crise dos anos 20” ou “crise da Primeira República” foi um período de críticas à ordem política e social vigente e de reflexões sobre a identidade nacional brasileira. Sobre as manifestações que expressaram a crise dos anos 20, NÃO É CORRETO afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 15
9. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
“Júlio Prestes venceu as eleições de 1º de março de 1930. (…) o resultado das eleições parecia marcar o fim da cisão regional. (…). Borges de Medeiros reconheceu a vitória de Júlio Prestes, declarando ainda que o Rio Grande do Sul se disporia a colaborar com o novo governo. Mas nem todos na oposição pensavam assim. Começou a aparecer como alternativa o ponto de vista dos chamados ‘tenentes civis’, que queriam uma resposta pelas armas”.
Boris Fausto. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2009, p.321
No contexto do golpe que levou Getúlio Vargas ao poder, em 1930, assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da expressão ‘tenentes civis’.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 15
10. Pergunta
(Unicamp SP/2022)
No Brasil, um exemplo de história que precisa ser narrada é a dos movimentos em defesa dos direitos que hoje reconhecemos como movimentos LGBTQIA+. Tais movimentos eclodiram como um ato de resistência em plena ditadura civil-militar, marcada pela repressão e por ideais conservadores. Naquele contexto, a busca por visibilidade passou a ser compreendida como um dos elementos fundamentais para a conquista da cidadania. Entre outras coisas, os ativistas defendiam que os direitos políticos, sociais e civis tornam-se socialmente legítimos para os cidadãos quando envolvem o direito aos meios de comunicação e à livre expressão.
(Baseado em Vinicius Ferreira e Igor Sacramento, Editorial: Movimento LGBT no Brasil: violências, memórias e lutas. Reciis – Rev Eletron Comun
Inf Inov Saúde. 2019 abr.-jun.13(2): p. 234-239.)A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta acerca da historicidade dos movimentos políticos identitários e suas estratégias políticas de ação.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 11 de 15
11. Pergunta
(Uniube MG/2020)
Apesar de Você
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viuVocê que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdãoApesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
[…]
(www.letras.mus.br)A canção de Chico Buarque de Holanda foi gravada em 1970. A letra da música vincula-se àquela conjuntura da história do Brasil:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 12 de 15
12. Pergunta
(Santa Casa SP/2020)
Observe a intervenção artística de Cildo Meirelles “Quem matou Herzog” (1975).
(https://intranet.catalogodasartes.com.br)
O “Projeto Cédula” de Cildo Meirelles:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 13 de 15
13. Pergunta
(Famerp SP/2022)
A imagem 2 mostra manifestantes em Berlim, em 2020, com máscaras de Donald Trump e Vladimir Putin. O manifesto:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 14 de 15
14. Pergunta
(UCB DF/2019)
A Rússia fez, em setembro de 2018, suas maiores manobras militares desde 1981, no auge da Guerra Fria. Os exercícios, especificou o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, tiveram lugar de 11 a 15 de setembro no leste da Sibéria e no extremo oriente russo, com a mobilização de quase 300 mil soldados.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil>. Acesso em: 25 set. 2018, com adaptações.
Com base no texto, assinale a alternativa correspondente aos dois aliados da Rússia, que participaram dos exercícios militares denominados Vostok-2018 (Oriente-2018).
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 15 de 15
15. Pergunta
(FPS PE/2020)
Os regimes totalitários deram um golpe nas utopias democráticas e se firmaram em muitos países da Europa. Analisando seu fortalecimento, podemos afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!