As inscrições para o Prouni 2024.2 são gratuitas, online, e podem ser feitas de 23 a 26 de julho. Confira um passo a passo completo para fazer a sua!
As inscrições para o Prouni 2024.2 começam hoje, dia 22, e vão até sexta-feira, 26 de julho. São três dias para participar do processo seletivo e concorrer a uma das 243 mil bolsas ofertadas na edição do segundo semestre.
Para se inscrever, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e acima de zero na redação.
Também é preciso ficar atento aos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.
As opções de cursos e instituições podem ser escolhidas em ordem de preferência, conforme disponibilidade e adequação aos critérios estabelecidos pelo MEC. A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local já está disponível.
Veja o passo a passo para fazer a sua inscrição e dicas para aumentar as suas chances de conquistar a sua bolsa!
Calendário do Prouni 2024.2
Confira o calendário completo, com todas as datas do Prouni 2024.2:
- Publicação do Edital: 17 de julho;
- Inscrições: 23 a 26 de julho;
- Primeira chamada: 31 de julho;
- Segunda chamada: 20 de agosto;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro;
- Resultado da Lista de espera: 13 de setembro.
Leia também: Guia completo do Prouni: o que você precisa para conquistar sua bolsa
Passo a passo das inscrições para o Prouni 2024.2
As inscrições para o Prouni 2024/2 vão até o dia 26 de julho, são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para te ajudar, preparamos um passo a passo detalhado:
1º passo: acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “Inscreva-se”, na segunda caixa informativa do cronograma.
2º passo: o portal vai direcionar você para o Sistema Prouni (SisProuni). Nesta tela, clique em “ENTRAR COM GOV.BR”.
Caso você ainda não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário se inscrever. Se precisar de mais informações, vá em “Clique aqui para saber como acessar”.
3º passo: no portal gov.br, faça o login com o CPF e a senha cadastrados.
4º passo: assim que você fizer o login no Prouni, o sistema recupera, automaticamente, suas notas nas edições do Enem válidas para o processo seletivo, ou seja – 2022 e 2023. Então, basta preencher os campos com os dados cadastrais e informar e-mail e telefone de contato válidos.
5º passo: no fim da tela, confira a documentação exigida e confirme se está de acordo, depois clique em “Salvar e prosseguir”.
6º passo: responda ao questionário referente a informações sobre raça/cor; se é pessoa com deficiência; e escolaridade. Também é necessário informar em qual escola você cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e se tem vínculo acadêmico. No fim desta tela, marque o campo de preenchimento da declaração de confirmação dos dados declarados.
7º passo: esta etapa da inscrição é sobre o grupo familiar. Aqui, você vai precisar informar as pessoas que integram o seu grupo familiar, a renda delas e a sua renda bruta mensal.
Como calcular a sua renda per capita
Se você tem dúvidas sobre o cálculo da renda familiar bruta per capita, assista ao vídeo:
8º passo: agora, é a hora de selecionar os cursos em que deseja concorrer, pela ordem de preferência.
Você pode escolher até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
É importante ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula na instituição de ensino. Caso você tenha informado renda que ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio, só serão apresentados no sistema os cursos e as instituições que oferecem bolsas parciais.
Por último, o MEC vai fornecer um relatório dos dados preenchidos no Sistema. Depois de confirmada a inscrição, você precisa acompanhar a sua classificação no Portal Único de Acesso.
5 dicas para conseguir uma bolsa do Prouni
Se você vai participar do processo seletivo, é fundamental estar preparado com as estratégias certas durante o período de inscrições para o Prouni 2024.2. Confira cinco dicas para conseguir a sua bolsa!
1) Nota de corte
Desde a segunda edição do Prouni 2022, o Ministério da Educação (MEC) deixou de apresentar as notas de corte parciais, que costumavam ser divulgadas diariamente, às 00h.
A partir desta decisão, foi adotado um novo método, com a divulgação da classificação parcial de cada estudante.
Tendo em vista essa mudança, uma ótima tática para saber sua nota é usar o Simulador do Prouni, disponível aqui no Blog do Enem. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e mostra todas as possibilidades de acordo com a sua nota no Enem:
2) Atenção aos pré-requisitos
Existem pré-requisitos para poder participar do programa:
- Ter feito o Ensino Médio em Escola Pública;
- Ter estudado em escola particular com bolsa de estudos integral;
- Professores da rede pública e Portadores de Deficiência podem concorrer independente de onde tenham feito o Ensino Médio;
- Não vale ter zerado a redação do Enem;
- Ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem;
- Para bolsa de estudos integral, renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
- Para bolsa de estudos parcial, renda familiar per capita de até 3 salários mínimos;
3) Faculdades participantes
Antes do período de inscrição, o Prouni divulga as faculdades participantes, o que é ótimo para ajudar os estudantes a escolherem qual a melhor vaga para concorrer.
Pesquisar sobre o número de inscritos das edições passadas, seja buscando por curso, instituição ou município, vai facilitar muito na hora da inscrição.
4) Documentação
Caso consiga ser pré-selecionado no Prouni, é preciso ter os documentos necessários de fácil acesso para a matrícula na faculdade. Então, vale a pena já separar toda a papelada!
Confira: lista completa para fazer a comprovação de informações do Prouni.
5) Segunda chamada e lista de espera
Caso a vaga não tenha sido preenchida pelo selecionado da primeira chamada, o programa irá partir para outras etapas: a segunda chamada e a lista de espera.
A lista fica disponível após o fim da segunda chamada, e mesmo sendo um processo mais demorado, vale a pena participar! Boa sorte!