Confira uma seleção com as principais notícias da semana e como elas se relacionam com os temas de atualidades para o Enem.
Todo ano é a mesma coisa: milhões de estudantes preocupados com o possível assunto da redação. O que fazer para vencer a ansiedade para a prova e estar preparado? A resposta está nas notícias, que trazem diariamente temas de atualidades para o Enem.
Se você reparar, qualquer fato que aconteça aqui no Brasil ou no mundo se encaixa em um dos eixos temáticos da prova.
Por isso, é muito importante que você acompanhe noticiários e canais especializados para acompanhar os últimos acontecimentos.
Para te ajudar, estamos disponibilizando uma seleção de cinco matérias que marcaram a semana e explicando a sua relação com os eixos temáticos da redação. Vamos conferir o que foi destaque nesses últimos dias?
O que são temas de atualidades para o Enem?
Temas de atualidades para o Enem são assuntos relevantes e contemporâneos que estão em discussão na sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo.
Eles podem aparecer em questões objetivas, nos textos motivadores e até mesmo como tema central da redação.
A lista de temas de atualidades para o Enem é bastante extensa e varia ao longo do tempo. No entanto, alguns assuntos são recorrentes, como:
- Política: eleições, partidos políticos, sistemas políticos, relações internacionais.
- Economia: desigualdade social, desemprego, inflação, globalização.
- Meio ambiente: mudanças climáticas, desmatamento, poluição, sustentabilidade.
- Sociedade: questões de gênero, racismo, violência, educação, saúde.
- Tecnologia: inteligência artificial, redes sociais, internet.
A melhor forma de estudar temas de atualidades para o Enem é acompanhar as notícias, em jornais, revistas e sites. Você pode organizar as informações por grupos de assuntos, para facilitar a memorização, e relacionar cada uma com os eixos temáticos das provas do Enem.
Leia também: 10 dicas de filmes e documentários sobre atualidades para o Enem
Intensificação de furacões
Estudos recentes, como o que foi publicado na revista “Scientific Reports”, demonstram que o aquecimento dos oceanos, resultado do aumento das emissões de gases do efeito estufa, aceleram o processo de intensificação dos furacões.
Um exemplo claro disso foi o furacão Milton, que sofreu uma rápida intensificação, passando da categoria 1 para a 3 em apenas 36 horas. O estudo mostra uma probabilidade 29% maior de ocorrência desse fenômeno em comparação com décadas anteriores.
A consequência direta desse cenário é a necessidade de repensar a classificação dos furacões.
A escala Saffir-Simpson, utilizada atualmente, pode não ser mais suficiente para categorizar a força crescente desses fenômenos. A proposta de uma nova categoria, a categoria 6, surge como uma resposta a essa nova realidade climática.
Relação com os eixos temáticos do Enem
- Meio ambiente e sustentabilidade: a notícia se encaixa diretamente nesse eixo, abordando as consequências das mudanças climáticas e a necessidade de ações para mitigar seus efeitos.
- Ciências da natureza: a relação entre o aquecimento global e a intensificação dos furacões é um tema que envolve conhecimentos de física, geografia e biologia.
- Redação: a notícia pode servir como base para uma redação sobre os desafios das mudanças climáticas, seus impactos na sociedade e a importância da ação humana para enfrentar esse problema.
Leia a matéria completa: Por que um inédito furacão categoria 6 é cada vez mais provável e como a ciência associa risco e crise do clima
Retomada do X no Brasil
O retorno do X (antigo Twitter) ao Brasil traz à tona uma série de questões complexas e urgentes sobre a relação entre as plataformas digitais, a democracia e os direitos humanos.
A decisão da nova administração do X de relaxar as regras de conteúdo abriu as portas para a proliferação de discursos de ódio, desinformação e fake news.
Essa mudança radical nas políticas da plataforma, que antes era reconhecida por suas práticas de moderação, gerou grande preocupação entre especialistas e ativistas.
O caso do X demonstra a necessidade de responsabilizar as grandes plataformas digitais por seus conteúdos. A decisão do STF de suspender o funcionamento da plataforma no Brasil serve como um precedente importante, mostrando que as empresas não estão acima da lei.
A crise gerada pela suspensão e posterior retorno do X evidencia a urgência de uma regulamentação mais clara e eficaz das redes sociais. É preciso estabelecer mecanismos que garantam a liberdade de expressão, mas também protejam os direitos de grupos vulneráveis e combatam a desinformação.
Relação com os eixos temáticos do Enem
- Cidadania e Direitos Humanos: a notícia aborda temas como liberdade de expressão, combate à desinformação, direitos digitais e a importância de um debate público saudável.
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: a discussão sobre a influência das redes sociais na política, a importância das instituições democráticas e o papel do cidadão na sociedade são temas relevantes para as provas de história, filosofia, sociologia e ciências políticas.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a análise da linguagem utilizada nas redes sociais, a identificação de fake news e a importância da educação midiática são temas abordados nas provas de língua portuguesa e literatura.
- Matemática e suas Tecnologias: embora não seja o foco principal da notícia, a análise de dados sobre a disseminação de informações falsas pode ser abordada em questões de estatística e probabilidade.
- Redação: a notícia pode ser tema de uma redação sobre a influência das redes sociais na formação da opinião pública e no processo eleitoral, a importância da educação midiática para o combate à desinformação, ou ainda, os desafios da regulamentação das redes sociais no Brasil.
Leia a matéria completa: Retomada do X levanta alerta sobre desinformação e discurso de ódio nas redes, aponta especialista
Aumento da pena para crimes de feminicídio
Um dia antes do Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, o presidente Lula sancionou, sem vetos, a lei que aumenta a pena para o crime de feminicídio.
A punição, que era de 12 a 30 anos, passa a ser de 20 a 40 anos de prisão.
A nova lei também cria um artigo específico no Código Penal para o assassinato motivado pelo fato de a vítima ser mulher e aumenta as punições para o descumprimento de medida protetiva e para violência doméstica contra mulheres.
Relação com os eixos temáticos do Enem
- Direitos Humanos: a lei está diretamente relacionada aos direitos das mulheres e à luta contra a violência de gênero.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a notícia pode ser utilizada para analisar a linguagem utilizada em textos jurídicos e a construção de argumentos em defesa dos direitos das mulheres.
- Redação: a violência contra a mulher é um tema recorrente nas redações do Enem e essa notícia pode servir como um ponto de partida para a construção de argumentos e propostas de solução.
Leia a matéria completa: Lula sanciona lei que aumenta pena de prisão para quem cometer crime de feminicídio
Extinção de pena de PMs do Carandiru
O Ministério Público de São Paulo recorreu da decisão que extinguiu a pena dos policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru.
A extinção se deu em virtude de um indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022.
O MP alega que a decisão foi tomada sem o devido processo legal e que o indulto é inconstitucional, violando a Convenção Americana de Direitos Humanos.
O massacre do Carandiru aconteceu em 1992, quando 111 presos foram assassinados por policiais militares durante uma rebelião no presídio.
Relação com os eixos temáticos do Enem
- História: o massacre do Carandiru é um marco histórico importante no Brasil, relacionado à questão da violência policial e do sistema prisional.
- Filosofia e Sociologia: a discussão sobre a justiça, a punição e a dignidade humana são temas filosóficos relevantes para a análise do caso. Da mesma forma, o caso revela as desigualdades sociais e as relações de poder presentes na sociedade brasileira.
- Redação: o massacre do Carandiru e suas implicações pode ser abordado em uma redação do Enem, especialmente se o tema contemplar os desafios do sistema prisional brasileiro e a necessidade de reformas, ou o papel do Estado na garantia da segurança pública e no respeito aos direitos humanos.
Leia a matéria completa: Ministério Público recorre de extinção de pena de PMs do Carandiru
Inteligência Artificial e empregos no Brasil
Uma pesquisa feita pela MIT Sloan Management Review, publicação ligada ao Massachusetts Institute of Technology, em parceria com o Instituto Locomotiva, revela que a Inteligência Artificial (IA) já substituiu empregos em 10% das empresas brasileiras.
Apesar da substituição, a maioria dos gestores (74%) enxerga a IA como um complemento ao trabalho humano, e não como uma substituição completa.
Relação com os eixos temáticos do Enem
- Sociologia: transformações no mundo do trabalho causadas pela tecnologia, desigualdades sociais geradas pela automação e novas formas de organização do trabalho.
- Matemática e suas Tecnologias: a pesquisa envolve a coleta e análise de dados quantitativos, o que exige habilidades matemáticas para interpretar os resultados. Conceitos como porcentagem e amostragem são utilizados para apresentação dos resultados.
- Redação: a relação entre tecnologia e trabalho pode ser tema da redação do Enem e essa notícia serve como ponto de partida para a construção de argumentos e propostas de solução.
Leia a matéria completa: Inteligência Artificial já substituiu empregos em 10% das empresas
E então, você já sabia sobre esses acontecimentos? Continue se informando e acompanhando temas de Atualidades para o Enem a partir de fontes confiáveis.