Você precisa reconhecer a intenção comunicativa dos autores com os quais você mantiver contato nas provas do Enem e dos vestibulares. Veja como diferenciar as funções que a linguagem assume em cada texto. Tem um resumo online e uma aula gratuita. Vem!
Todo ato de comunicação envolve seis componentes essenciais, os quais você precisa saber na ponta da língua para mandar bem no Enem, no Encceja, e nos Vestibulares. Confira aqui:
- – o locutor ou Emissor (o responsável pelo discurso);
- – o interlocutor ou Receptor (a quem o discurso se destina);
- – a mensagem (o conteúdo do discurso);
- – o código (a linguagem que permite a comunicação);
- – o canal (o meio físico que conduz a mensagem); e,
- – o referente (o assunto).
Os enunciados produzidos em uma situação de comunicação apresentam uma intencionalidade, que está relacionada à situação: quem e o que comunica, para quem e com que finalidade.
E, dependendo da intenção do locutor, é dada ênfase a determinado componente da situação de comunicação. Numa situação a ênfase pode estar com o locutor, que faz o papel de Emissor.
Noutra, a ênfase pode estar com o interlocutor, que faz o papel de Receptor. Veja na imagem como todos os elementos estão articulados:
Por isso, como são seis os componentes da situação de comunicação, são também seis as funções da linguagem: emotiva, referencial, apelativa, metalinguística, poética e fática.
Assista esta videoaula da professora Jéssica, do canal Curso Enem Gratuito. São apenas 6 minutos para você absorver ainda mais sobre as funções da linguagem:
Importante! – – Quase sempre há a convivência de mais de um tipo de linguagem em um único texto. A maioria dos textos, por exemplo, informam algo, tendo por base a função referencial. Do mesmo modo, todo texto literário possui a função poética.
Assim, cabe a você a percepção de qual função é a predominante, o que equivale a reconhecer a verdadeira intenção do autor. Esses são requisitos chaves para favorecer sua recepção consciente, eficaz e crítica da enunciação.
Agora veja o quadro abaixo um resumo sobre as funções da linguagem:
Funções da Linguagem |
Característica |
Onde encontramos |
|
1 |
Emotiva ou Expressiva | Coloca o emissor do texto em destaque; é subjetivo, pessoal, expressa sentimento. | Em textos líricos, que expressa sentimentos da alma do emissor. |
2 |
Referencial | O assunto é posto em destaque, com o objetivo de informar. | Em textos jornalísticos, didáticos e científicos. |
3 |
Apelativa ou Conativa | O interlocutor ou receptor é colocado em destaque, com a intenção de convencimento. | Em discursos políticos, anúncios publicitários e argumentações jurídicas. |
4 |
Metalinguística | O código é posto em destaque, com a língua explicando a língua. | Em livros didáticos, gramáticas e dicionários. |
5 |
Poética | A mensagem é colocada em destaque, chamando a atenção do interlocutor para o modo como ela foi organizada. | Principalmente em textos literários, tanto em prosa como em verso. |
6 |
Fática | Ocorre quando o canal é posto em destaque, com a intenção de estabelecer diálogo. | É utilizada para estabelecer um diálogo. |
Exercício sobre As Funções da Linguagem
– Agora chegou a sua vez! Responda a questão abaixo que o Blog do Enem preparou para você.
→ Leia o trecho a seguir, do poema de Cora Coralina.
Ofertas de Aninha
(Aos Moços)
Eu sou aquela mulher
A quem o tempo
Muito ensinou.
Ensinou a amar a vida.
Não desistir da luta.
Recomeçar na derrota.
Renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos.
Ser otimista.
[…]
Aprendi que mais vale lutar
Do que recolher dinheiro fácil.
Antes acreditar do que duvidar.
(Vintém de Cobre, p.155)
1. Além da função poética, qual outra função da linguagem pode ser percebida no trecho em destaque?
a) fática b) metalinguística c) apelativa d) referencial e) emotiva
Resposta: letra “e”
Comentário: nas estrofes destacadas, Cora coralina se concentra nos seus sentimentos em relação a tudo que teve de enfrentar em sua vida, colocando ela mesma, o emissor, em destaque.