Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Que tal relembrar sobre Energia Mecânica e o Princípio da Conservação da Energia nesta aula de Física Enem? Você lembra que a soma da Energia Cinética com a Energia Potencial (Elástica e/ou Gravitacional) corresponde à Energia Mecânica? Veja os conceitos e as fórmulas.
O Princípio da Conservação da Energia – Veja os principais tópicos de revisão.
- Energia Mecânica:
- Um sistema físico possui “energia mecânica” quando tem capacidade de realizar trabalho.
- A Energia Mecânica é a soma da Energia Cinética e da Energia Potencial.
- Veja a seguir os fundamentos da Energia Cinética e da Energia Potencial Elástica e da Energia Potencial Gravitacional, assista aos vídeos complementares, e depois faça os exercícios:
- A Energia cinética
- Observe que: Ec ≥ 0
Energia associada ao movimento
Energia Potencial – Entende-se energia potencial como todo e qualquer tipo de energia que pode ser armazenada. Veja nesta resumo a Energia Potencial Gravitacional, e a Energia Potencial Elástica.
- A Energia Potencial Gravitacional
- É a nergia armazenada através do trabalho da força (peso)
- EP = WP = m g h = P h
- A Energia Potencial elástica:
- A Energia Potencial Elástica é armazenada através de uma deformação de, por exemplo, uma mola, ou mesmo esticando ‘um elástico’.
A energia mecânica é a soma das energias cinética e potencial: Em = Ec + Epot
O Sistema de Forças Conservativo
- Um sistema de forças é dito “conservativo” quando não altera a energia mecânica do corpo sobre o qual o sistema atua.
- Em = Ec + Epot = constante
Aula Gratuita
Saiba mais sobre Princípio da conservação da Energia nesta aula do professor Walter André. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios para você resolver e compartilhar a resolução:
Questão 01
(UDESC) Uma partícula com massa de 200 g é abandonada, a partir do repouso, no ponto “A” da Figura.
Desprezando o atrito e a resistência do ar, pode-se afirmar que as velocidades nos pontos “B” e “C” são, respectivamente:
a) 7,0 m/s e 8,0 m/s
b) 5,0 m/s e 6,0 m/s
c) 6,0 m/s e 7,0 m/s
d) 8,0 m/s e 9,0 m/s
e) 9,0 m/s e 10,0 m/s
Texto para a próxima questão:
Os dez mais belos experimentos da Física
A edição de setembro de 2002 da revista Physics World apresentou o resultado de uma enquete realizada entre seus leitores sobre o mais belo experimento da Física. No quadro abaixo estão listados os dez experimentos mais votados.
1) Experimento da dupla fenda de Young, realizado com elétrons. |
6) Experimento com a balança de torsão, realizada por Cavendish. |
2) Experimento da queda dos corpos, realizada por Galileu. |
7) Medida da circunferência da Terra, realizada por Erastóstenes. |
3) Experimento da gota de óleo. |
8) Experimento sobre o movimento de corpos num plano inclinado, realizado por Galileu. |
4) Decomposição da luz solar com um prisma, realizada por Newton. |
9) Experimento de Rutherford. |
5) Experimento da interferência da luz, realizada por Young. |
10) Experiência do pêndulo de Foucault. |
Dica 1 – Fique preparado para gabaritar na prova de Física Enem com mais esta aula sobre Trabalho mecânico, Potência e o Teorema da Energia Cinética – https://blogdoenem.com.br/trabalho-mecanico-e-potencia-revisao-de-fisica-enem/
Questão 02
(UEG) O segundo experimento mais belo da Física, eleito pelos leitores da revista Physics World, foi o realizado por Galileu Galilei, na Itália, na famosa torre de Pisa. Acredita-se que ele tenha soltado no mesmo instante três objetos de massas diferentes. Desconsiderando-se as possíveis resistências dos corpos com o ar durante toda a descida, as velocidades dos corpos ao chegar ao solo foram:
a) V1 = V2 = V3
b) V1> V2> V3
c) V1< V2< V3
d) Não é possível relacionar as velocidades, já que não conhecemos a forma e a densidade dos objetos nem o tempo de queda.
Dica 2 – Já estudou tudo sobre os Movimentos Circulares? Entenda o que são a Velocidade Angular, o Movimento Periódico e o Aspecto Vetorial nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/movimentos-circulares-fisica-enem/
Questão 03
(PUCRS, 2010) Um bloco está apoiado em uma superfície horizontal de atrito desprezível e encontra-se preso a uma mola ideal, de tal forma que executa um movimento harmônico simples.
Na figura a seguir, os pontos A, 0 e B representam os pontos de máxima compressão, de equilíbrio e de máxima elongação da mola, respectivamente.
O gráfico de barras que representa corretamente os percentuais da energia cinética do bloco e da energia potencial elástica armazenada na mola para as posições A, 0 e B, indicadas na figura, é:
a) |
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b) |
|
c) |
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d) |
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e) |
Questão 04
(FATEC, 2010) Um skatista brinca numa rampa de skate conhecida por half pipe. Essa pista tem como corte transversal uma semicircunferência de raio 3 metros, conforme mostra a figura. O atleta, saindo do extremo A da pista com velocidade de 4 m/s, atinge um ponto B de altura máxima h.
Desconsiderando a ação de forças dissipativas e adotando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², o valor de h, em metros, é de
a) 0,8
b) 1,0
c) 1,2
d) 1,4
e) 1,6
Dica 3 – Tire todas as suas dúvidas sobre Troca de Calor em mais uma aula de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/principio-geral-da-troca-de-calor-aula-2-fisica-enem/
Questão 05
(PUCRJ, 2010) Uma arma de mola, para atirar bolinhas de brinquedo verticalmente para cima, arremessa uma bolinha de 20,0 g a uma altura de 1,5 m quando a mola é comprimida por 3,0 cm. A que altura chegará a bolinha se a mola for comprimida por 6,0 cm? (Considere g = 10,0 m/s²)
a) 3,0 m
b) 4,5 m
c) 6,0 m
d) 7,5 m
e) 9,0 m
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!