Género de los sustantivos (parte 1) – Espanhol Enem

Saiba identificar los sustantivos no Espanhol e fuja das pegadinhas da prova do Enem com dicas de palavras que podem confundir o brasileiro

Se você é como a Mafalda e não resiste a uma panqueca doce de sobremesa, então anote: panqueque (panqueca) e postre (sobremesa) são substantivos (sustantivos) masculinos no espanhol. Tire um tempinho e estude los sustantivos conosco!

Mafalda, de Quino

Falando assim, você pode pensar: “Ah, mas então é igual a algumas palavras do português que, terminadas em “e”, são do gênero masculino – como ramalhete ou leite”. E é exatamente aí que mora o perigo! Pois, apesar das semelhanças entre as duas línguas, o gênero de substantivos no espanhol e no português guardam diferenças que são verdadeiras armadilhas. Por exemplo: Ramalhete é um substantivo masculino no português e no espanhol (o ramalhate/el ramillete); mas leite, não. Em espanhol, este substantivo é feminino: la leche!

Para fugir de armadilhas como esta e se sair bem na prova de Espanhol do Enem é bom conhecer essas diferenças e também exceções da língua estrangeira, a exemplo de la leche. Ou seja, aqueles casos onde a regra não se aplica. Por exemplo: A regra geral do espanhol afirma que os sustantivos (substantivos) terminados em “a” são femininos (la plaza; la mesa; la cama); e os terminados em “o”, são masculinos (el cuaderno; el lápis; el libro). No entanto, há palavras que não se encaixam nesta regra, como:

• El día/ el mapa/ el tranvía / el planeta/ el pijama/ el cometa: terminam em “a”, mas são sustantivos masculinos.
• La moto/ la foto/ la mano/ la radio: terminam em “o”, mas são sustantivos femeninos.

Um caminho para não cair em armadilhas provocadas pela semelhança do vocabulário entre os dois idiomas (espanhol e português) durante a leitura de textos da prova de espanhol é revisar as terminações que indicam o gênero de substantivos (ao final deste post você encontrará dois quadros com uma síntese delas), e conhecer os heterogenéricos, ou seja: substantivos que têm gêneros diferentes no português e no espanhol. Vamos conferir alguns?

1. Los Sustantivos masculinos no português que são femininos no espanhol

2. Substantivos femininos no português que são masculinos no espanhol

Fique atento(a): Você notou que ao longo deste texto a palavra feminino/a encontra-se também escrita como femenino/a? Este é um bom exemplo de como a semelhança entre os dois idiomas podem gerar confusão, pois se no português escrevemos feminino, no espanhol o correto é femenino!

Agora que você já viu algumas diferenças entre o espanhol e o português, que tal estudar um pouco as terminações de substantivos em espanhol? Elas servem, normalmente, para indicar a qual gênero as palavras pertencem. Confira nos quadros abaixo:

1. Género de los sustantivos (seres inanimados y sustantivos abstratos)

Fique ligado(a): Em espanhol, as palavras terminadas em “aje” são masculinas; e as terminadas em “umbre” são femininas.

2. Género de los sustantivos (seres animados)

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.
Para saber mais sobre o assunto, veja nossa videoaula do Youtube:

Teste seus conhecimentos! As questões a seguir podem ajudar!

1. Indique com M (masculino) ou F (feminino) o gênero dos seguintes substantivos no espanhol:

a) Legumbre ( )
b) Virtud ( )
c) Mano ( )
d) Sangre ( )
e) Balón ( )
f) Leche ( )
g) Facultad ( )
h) Paisaje ( )
i) Pijama ( )

Respostas: F – F- F- F- M – F – F – M – M

Os textos e exemplos acima foram preparados por Vássia Silveira para o Blog do Enem. Vássia Silveira é formada em Letras (Espanhol) pela Universidade Federal de Santa Catarina; e mestranda em Estudos da Tradução na mesma universidade. Facebook: https://www.facebook.com/vassia.silveira
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel