Neste post vamos falar um pouco sobre o pretérito indefinido do espanhol e como usá-lo. Fique ligado nas dicas para se dar bem no Enem!
Viver tudo isso e ainda ter sete vidas? Aí sim, sonho de consumo! Mas, como isso é para gatos, vamos viver intensamente a nosso única vida, não é mesmo? Falando em viver coisas, como fazemos para dizer que algo nos aconteceu? É simples: utilizando o pretérito!
Um dos queridinhos da língua, e que usamos bastante, tanto no português quanto no espanhol, é o Pretérito Indefinido. Então, bora conhecê-lo rapidinho para dar tempo de viver muitas outras coisas mais!
O pretérito indefinido é usado para ações já concluídas ou para uma ação que aconteceu na metade de outra. Exemplo: El año pasado llegó una chica nueva en la clase. Pero cuando empezábamos a ser amigos, tuvo que macharse. (Ano passado chegou uma menina nova na turma. Mas quando começávamos a ser amigos, ela teve que ir embora).
Formação – Verbos regulares
Para a formação dos verbos regulares o pretérito indefinido se comporta da seguinte maneira:
ATENÇÃO:
– Observe que para a 2ª e 3ª conjugação a terminação é a mesma;
– Existem outros verbos que se comportam da mesma maneira. Alguns exemplos são: amar, trabajar, estudiar, cantar, beber, deber, comer, vender, partir, subir, abrir, entre outros;
– Costuma vir acompanhado de marcadores temporais, tais como: ayer (ontem), anteayer (antes de ontem), el año pasado (ano passado), hace mucho tempo (faz muito tempo), etc.
Formação – Verbos irregulares
Há em espanhol uma variedade de irregularidades no pretérito indefinido. Seguem abaixo os principais verbos irregulares da língua espanhola:
Atenção para algumas outras irregularidades:
– Por razões ortográficas às vezes é necessário mudar a consoante da raiz na primeira pessoa do singular dos verbos de 1ª conjugação. Exemplos: de C para QU > atracar – atraqué / de G para GU > colgar – colgué (pendurar) / de GU para GÜ > averiguar – averigüé / de Z para C > empezar – empecé (começar);
– Nos verbos que acabam em vogal + ER/IR o I final muda para Y na terceira pessoa do singular e do plural. Exemplo: LEER > Leí, leíste, leyó, leímos, leísteis, leyeron;
– Nos verbos que acabam em LL/Ñ + ER/IR, não haverá I na terceira pessoa do singular e do plural. Exemplo: TAÑER > tañó, tañeron (tocar instrumento musical de cordas ou percussão) / BULLIR > bulló, bulleron (ferver, agitar);
– Verbos terminados em –UCIR recebem a terminação irregular –UJE. Exemplo: traducir: traduje, tradujiste, tradujo, tradujimos, tradujisteis, tradujeron.
* A figura acima é apenas uma piadinha com o verbo conjugado vino (veio) e o substantivo vino (vinho). Não leve a sério…
A seguir, um vídeo do Canal do Youtube “Mais Espanhol” para fixar o conteúdo:
Por fim, vamos exercitar o aprendizado. Boa sorte!
1 – (ESCS DF/2012) No fragmento “Esta vez ha vuelto para quedarse..”, a forma verbal sublinhada pode ser substituída, sem que seja alterado o significado da sentença, por:
a) volvió;
b) volvia;
c) vuelva;
d) volverá;
e) volveria.
2 – (ESCS DF/2015) La expresión ‘me enteré de’ puede ser sustituida sin prejuicios de sentido por:
a) hice parte de.
b) soñé con.
c) supe de.
d) me sorprendí con.
3 – (UFLA/2005) En la frase “las contracciones pronto causan dolor”, el verbo en pasado puede ser sustituido por:
a) causaron
b) causarán
c) causará
d) causaré
e) causariamos
GABARITO:
1 – A
2 – C
3 – A
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.