Confira uma revisão completa sobre as características, propriedades, e as finalidades das vitaminas em relação ao corpo humano. Depois, teste seus conhecimentos com um simulado de 10 questões!
Assim como os sais minerais, as vitaminas são chamadas de micronutrientes porque, em geral, têm um tamanho bastante pequeno e são necessárias em quantidades bem pequenas em nosso organismo.
As vitaminas são essenciais para o bom desenvolvimento do nosso organismo, visto que elas atuam na regulação de uma série de processos metabólicos.
Vamos revisar este conteúdo? Continue a leitura!
Videoaula sobre vitaminas: classificação e funções
Assista à videoaula apresentada pela professora Cláudia de Souza Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, com uma introdução à classificação e às funções das vitaminas no corpo humano.
O que são vitaminas?
As vitaminas não são substâncias que geram energia e não são elementos estruturais. São facilitadores do metabolismo, uma vez que são coenzimas, ou seja, são ativadores enzimáticos.
Sem as vitaminas, muitas enzimas não funcionam. Elas são indispensáveis no organismo, porém, em quantidades muito pequenas. Todas as reações biológicas são muito lentas, por isso, para cada uma delas existem enzimas que aceleram a formação de seus produtos.
Basicamente, existem dois grupos de vitaminas de acordo com sua composição química: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.
As lipossolúveis, como seu próprio nome já diz, são aquelas que conseguem se dissolver em gorduras, como as vitaminas A, D, E e K.
Já as vitaminas hidrossolúveis são aquelas que podem ser dissolvidas em água, como as vitaminas C, as do complexo B, o ácido fólico e a niacina.
Leia também: Vitaminas – Resumo de Biologia Enem e Vestibular
Funções das vitaminas
Cada vitamina possui uma função em particular e é encontrada em fontes variadas de alimentos. Vamos revisá-las?
Vitamina K (anti-hemorrágica)
A Vitamina K atua na coagulação sanguínea. O fígado metaboliza a vitamina K em protrombina. Ela também influencia no crescimento de pelos, cabelo e fortalecimento de dentes e unhas. Sua carência causa hemorragias. As principais fontes de alimento para chegar à Vitamina K são fígado, leite, e ovo.
Vitamina A (retinol)
Estimula a lubrificação do globo ocular com a produção de muco, evitando a secura e queratinização do olho. Também ajuda na manutenção das proteínas que capturam a luz nos olhos. A carência causa xeroftalmia, ou cegueira noturna. O olho torna-se opaco pela falta de lubrificação, dificultando a entrada da luz.
Pode ser encontrada em alimentos ricos em betacaroteno, que é convertido em vitamina A, como a cenoura, leite, mamão.
Vitamina D (calciferol)
O ergosterol dos alimentos é convertido em vitamina D, através da radiação ultravioleta do sol. Por isso a importância de tomar um pouco de sol todos os dias
Ela funciona no processo de regular a taxa de cálcio e fósforo no sangue, também regulando a deposição de cálcio nos ossos. Além disso a vitamina D estimula o crescimento neuronal, auxiliando a memória.
Sua carência gera raquitismo e enfraquecimento dos ossos, podendo causar osteoporose. Fontes de Vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, manteiga.
Vitamina E (tocoferol)
A vitamina E ajuda na prevenção de problemas na membrana plasmática, tem função antioxidante, essencial para a produção de gametas, melhora a circulação. Sua carência causa esterilidade e possível anemia. Ela é obtida a partir do consumo de sementes ricas em óleos, como o amendoim, nozes e outros óleos vegetais.
Vitamina C (ácido ascórbico)
Estimula a formação de colágeno com função de cicatrização e elasticidade, em especial da pele. Favorece a produção de anticorpos pelos leucócitos, ajudando na prevenção de doenças. Sua carência gera escorbuto, hemorragias de pele e mucosas e ainda perda dos dentes. A doença era comum nos navios durante o período das grande navegações, em função do longo período sem contanto com fontes de ácido ascórbico.
As principais fontes para a Vitamina C são as frutas cítricas, como acerola, laranja, limão, e verduras, como brócolis.
Complexo B
É um conjunto de vitaminas que tem sua absorção comprometida com a ingestão de álcool, café e açúcar em excesso. O cozimento e processos de industrialização dos alimentos fazem essas vitaminas serem inativadas. Com o hábito de consumir alimentos industrializados em excesso, a população mundial apresenta uma leve redução do complexo B no organismo.
O Complexo B é responsável pela saúde mental e emocional do indivíduo, além de manter a saúde de nervos, pele, olhos, fígado. Atua na digestão e absorção de carboidratos, lipídios e proteínas.
Vitamina B1
A vitamina B1, ou a tiamina, pode ser encontrada nos ovos, em cerais integrais, em vários legumes, nas carnes e no fígado. Ela é uma coenzima essencial nos processos de respiração celular. Dessa maneira, atua na obtenção de energia nas células. Precisamos consumir cerca de 1,5mg de vitamina B1 por dia.
A falta de vitamina B1 pode causar inflamação nos nervos, o que levará à paralisia e atrofia muscular, também conhecida como beribéri.
Vitamina B2
A vitamina B2, ou riboflavina, é outra coenzima que atua na respiração celular. Pode ser encontrada no fígado, em cerais integrais, carnes, hortaliças e folhas verdes. Precisamos de 1,7mg dessa vitamina diariamente.
A falta de B2 pode causar problemas no sistema nervoso, lesões na pele e rachaduras no canto da boca.
Vitamina B6
A vitamina B6, ou pirodixina, precisa ser ingerida na ordem de 2 mg por dia. Pode ser encontrada em cerais integrais ou enriquecidos, na banana, em verduras, carnes e fígado, além de ovos e laticínios. Essa vitamina é uma coenzima importante no metabolismo dos aminoácidos e, portanto, envolvida na produção de proteínas.
A falta de vitamina B6 causa lesões na pele, nos nervos e nos músculos.
Vitamina B12
A vitamina B12, ou cobalamina, é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos, fígado e laticínios. Ela age na formação das hemácias e também no metabolismo dos ácidos nucleicos. Precisamos consumir cerca de 0,003 mg de cobalamina diariamente.
A deficiência de B12 pode gerar anemia perniciosa e lesões nos nervos.
Niacina
A niacina, ou nicotinamida, é encontrada em cerais integrais ou enriquecidos, no café, em folhas verdes, feijão, fígado, carnes, ovos, leite e amendoim. Ela é responsável pelo transporte de elétrons e hidrogênios na cadeia respiratória. Precisamos ingerir 20mg de niacina diariamente.
A falta dessa vitamina pode gerar dermatites, diarreia e lesões no sistema nervoso com demência, conhecidas como pelagra.
Ácido fólico
O ácido fólico é encontrado em hortaliças, legumes, fígado, carnes, ovos, cereais integrais, frutas, amendoim e feijão. Ele é uma coenzima que atua na transferência de carbonos no metabolismo de aminoácidos e ácidos nucleicos. Devemos consumir 0,2mg de ácido fólico diariamente.
A falta desse nutriente pode levar à anemia perniciosa e diarreia.
Simulado sobre vitaminas
.