Pesquisa recente da OCDE mostrou que 35% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estavam nem estudando e nem trabalhando. É um recorde negativo do país.Entenda o fenômeno dos "nem-nem", e veja como escapar desta estatística.
O número exato apurado na pesquisa foi de 35,9% de jovens brasileiros que não estavam nem estudando e nem trabalhando durante o ano de 2020. Antes da Pandemia, em 2020, o indicador de jovens nem-nem já era muito ruim, de 30,6% no Brasil. Os dados são da OCDE – Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico.
O resultado é muito superior ao de países em condição sócioeconômica similar, e mostra que o país val mal em oferecer educação e pespectiva de vida às novas gerações, provocando o fenômeno dos jovens nem-nem, que não estudam e nem trabalham.
O Brasil pretende entrar para o clube dos países desenvolvidos, mas precisamos ainda de muito mais educação e melhores condições de acesso ao mercado de trabalho. Nos países que já alcançaram este patamar o indicador de jovens “nem-nem” é de apenas 15%.
De acordo com estudos do IPEA (Instituto de Pesquisas Socioeconômicas Aplicadas), a maior incidência de jovens nem-nem no Brasil ocorre na região Nordeste, principalmente em cônjuges com filhos, e Ensino Fundamental incompleto. No país todo a taxa de jovens com 16 anos ou mais, e que não concluíram o Ensino Fundamental, era de 27,1% em 2017, revelou o IPEA.
Jovens nem-nem
Outro fator negativo apurado na pesquisa da OCDE foi que a taxa de desemprego entre as pessoas que não concluíram o Ensino Médio aumentou para a faixa etária dos 25 aos 34 anos. Este indicador da OCDE está em convergência com a queda de inscrições e de comparecimentos às provas do Encceja em 2021.
Dentre os 1,6 milhão de candidatos inscritos no Encceja, apenas 29,5% compareceram às provas no dia 29 de agosto de 2021, provocando uma abstenção de 70,5%. Mais um recorde negativo para o país durante a pandemia do novo Coronavírus,e maior probabilidade de entrada no estoque dos jovens nem-nem.
O ciclo dos jovens nem-nem é muito negativo tanto na perspectiva individual de cada uma das pessoas nesta condição, quando para a perspectiva de uma melhor qualidade de vida no país.
Mais escola, menos mortes
Se o país fica para trás nos estudos de uma parcela tão expressiva dos jovens, o prejuízo é de toda a sociedade na linha do tempo. A educação impacta, também, diretamente na taxa de homicídios.
O pesquisador Daniel Cerqueira, técnico em Planejamento e Pesquisa do IPEA, analisou os dados de homicídios no Brasil e verificou que a cada 1% (um por cento) a mais de jovens na escola, que a taxa de homicídios no mesmo bairro ou cidade cai 2% (dois por cento).
Quem estuda mais, ganha mais
A cada ano de estudo aumentam as chances de empregabilidade, de maior remuneração, e de maior produtividade no posto de trabalho. Veja os indicadores da OCDE (2020) de como faz toda a diferença estudar mais para ganhar mais no Brasil:
- Quem termina o Ensino Médio ganha 44% a mais que ter apenas o Ensino Fundamental;
- Quem tem o Diploma do Ensino Superior ganha 144% a mais que ter apenas o Ensino Médio;
- Quem tem pós-graduação de Mestrado ou Doutorado, ganha 350% a mais do que parar na graduação;
Veja os 10 salários mais altos no Brasil.
Aumente suas chances no Enem
Os números das pesquisas da OCDE são implacáveis. Ganha mais quem estuda mais. O IPEA mostrou que onde se “estuda mais, também se vive mais”.
Então, se você escolheu a educação como o seu caminho para vencer na vida, o Blog do Enem e o Curso Enem Gratuito estão ao seu lado nesta jornada.
Veja como estudar DE GRAÇA para vencer os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio, e conquistar o seu lugar na Universidade e no mercado de trabalho. A dica é você não entrar para o estoque de jovens nem-nem:
- Curso Enem Gratuito
- 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio
- Aulas do Enem & Ensino Médio
- Apostilas do Ensino Médio
- Listas de Exercícios
- Plano de Estudos Extensivo do Enem
- Conteúdos por Disciplina do Ensino Médio
- Fanpage Rede Enem
- Fanpage Curso Enem Gratuito
- Curso do Encceja – Gratuito
Confira agora os 12 conteúdos que mais caem nas provas, e vem! As dicas são dos professores do canal do Curso Enem Gratuito.
Agora, é com você. Vem!