E quando você tenta resolver uma questão, gasta muitos minutos preciosos, e se sente culpado por não achar a resposta certa? Pois foi isso que aconteceu com todo mundo na questão dos times campeões da Copa do Brasil, na prova de Matemática do Enem 2021. Veja a resolução correta com o professor Lucas.
A maior polêmica da prova de Matemática do Enem 2021 foi para resolver uma questão demorada, que exigia paciência no enunciado, e precisão no cálculo sobre as possibilidades para dispor uma galeria de homenagem a times campeões da Copa do Brasil. Veja a resolução da questão dos Times da Copa do Brasil, e o problema das respostas.
O enunciado da questão dos times da Copa do Brasil, muito longo, estava até mesmo fora de padrão para as questões de matemática. Confira depois da imagem.
A questão dos times da Copa do Brasil
“A Copa do Brasil teve, até a edição de 2018, 15 times diferentes como campeões da competição, conforme apresentado na imagem. Suponha que, como homenagem aos times campeões, a confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretenda colocar um painel em sua sede.
Esse painel teria 6 linhas e, em cada uma delas, 5 placas, referentes a cada edição da competição, com o nome do time vencedor, o brasão, e o ano do título.
O painel deve ser fabricado de modo que a primeira linha só tenha clubes gaúchos (Internacional, Grêmio e Juventude); a segunda linha, apenas times cariocas (Flamengo, Vasco e Fluminense);
A terceira linha, somente times mineiros (Cruzeiro e Atlético Mineiro); a quarta, exclusivamente clubes paulistas (Corínthians, Palmeiras, Santos, Paulista FC, Santo André), e as duas últimas sem nenhuma restrição.”
E, a pergunta para a resolução do problema, era “Qual expressão determina a quantidade de painéis diferentes que a CBF poderá montar?”
E, após uma imagem que ocupava quase a página inteira, com as marcas de cada time, estavam as alternativas. O professor de matemática Enem, Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, resolveu, e te explica como chegar na resposta certa.
Veja a resolução
Acompanhe agora:
Então, como você viu, a questão tem solução. O que a questão não tem é resposta certa no gabarito. O problema está no erro de digitação que apareceu no Caderno de Questões.
As alternativas no caderno de provas eram estas a seguir. E tem um erro bem ali no comecinho da alternativa “E”. O jeito é o INEP anular a questão.
Veja os resumos e as aulas do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem sobre Arranjos, Permutas, e combinações: