A Invasão da Ucrânia pela Rússia e a herança da Guerra Fria

Entenda como a Rússia, que comandava a União Soviética, e os Estados Unidos, na liderança da Otan, voltaram a polarizar o mundo no episódio da Invasão da Ucrânia em 2022. Os tempos da Guerra Fria retornam como uma sombra nuclear sobre a Europa. Veja agora, no resumo de história:

A Invasão da Ucrânia pela Rússia ocorre dentro de um contexto em que a Rússia, pela força militar e ameaça de armas nucleares, tenta deter a progressiva “europeização” dos ucranianos. Entenda em seis minutos.  A Ucrânia tornou-se independente da Rússia em 1991, após um plebiscito com 80% de votos a favor da separação dos russos.

Naquele ano o país deixou de ser uma das 15 Repúblicas Socialistas que formavam a antiga União Soviética, e iniciou um movimento de aproximação com a Europa Ocidental, o que até então não era permitido, durante a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Os livros de história mostram que o ciclo da Guerra Fria ficou demarcado de 1945, quando termina a 2ª Guerra Mundial, e foi até 1991, quando o colapso do comunismo comandado pela Rússia levou à dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

A Invasão da Ucrânia

A invasão pela Rússia, em 2022, aconteceu num movimento de ocupação militar intensivo, para tentar obrigar a Ucrânia a ter o seu território sob controle e o governo novamente alinhado com o poder russo.

Os ucranianos resistiram ao ataque inicial, e obtiveram apoio político e de logística dos países da União Europeia, dos Estados Unidos, e de países membros da aliança militar Otan.

A Comunidade Europeia, os Estados Unidos, a Inglaterra e outros países aplicaram sanções econômicas contra a Rússia, para pressionar pelo fim da invasão. As sanções bloquearam reservas financeiras, probiram importações e exportações de produtos para uso militar, e, inclusive, embargo de portos e aeroportos, e do trânsito de aeronaves no espaço aéreo, proibindo o uso por companhias russas.

Entenda a Guerra Fria

Mas, para você entender os aspectos políticos, históricos e militares da Invasão da Ucrânia pela Rússia é preciso compreender o que foi a Guerra Fria. A origem de tudo está no final da 2ª Guerra Mundial.

As duas principais forças militares que atuaram na vitória contra a Alemanha, e depois contra o Japão eram os Estados Unidos e a União Soviética. Vitoriosos, os norte-americanos e os russos fizeram uma espécie de “partilha” geopolítica, estabelecendo áreas de influência político-militar para cada lado.

A maioria dos países do Leste Europeu ficou sob influência ou gestão direta da União Soviética, com economia socialista ou comunista, e regime político centralizado. Não havia liberdade de imprensa e nem garantia de direitos individuais para organização política de oposição.

Por outro lado, os países da Europa Ocidental alinharam-se aos Estados Unidos, França e Inglaterra. Os países da Europa Ocidental mantiveram suas identidades nacionais, com economia capitalista e regimes democráticos com liberdade de imprensa, garantia de direitos individuais, e de organização política de oposição.

A disputa Geopolítica na Invasão da Ucrânia

Confira com o professor Raphael Carrieri um resumo que mostra como a disputa de territórios ao redor da Rússia vem se intensificando nos últimos anos. Os russos estão “cercados” por ex-repúblicas socialistas soviéticas que foram migrando para a Comunidade Europeia.

A Europa Dividida na Guerra Fria

O território da Alemanha foi partido em dois ao final da Segunda Guerra: uma área capitalista, a Oeste; e uma área comunista, ao Leste. Berlim, a capital alemã, foi cindida ao meio, inclusive com a construção do Muro de Berlim, erguido em 1961.

Os EUA, com orientação capitalista, lideraram em 1949 a criação da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar. A URSS, com orientação comunista, liderou a criação da aliança militar oposta, o Pacto de Varsóvia, em 1955.

A queda do Muro de Berlim

Durante a década de 1980 a economia do bloco soviético entrou em progressivo declínio. Ao mesmo tempo, diversos países que estavam sob controle da URSS apresentavam movimentos internos de contestação à subordinação do poder central da Rússia, e pleiteavam por mudanças pró-democracia e de liberdade econômica.

O ponto alto deste movimento aconteceu na Alemanha, em 1989, com a derrubada do Muro de Berlim, eliminando décadas de separação na capital. Em seguida ganhou força o movimento de afastamento da Alemanha Oriental em relação à União Soviética. Em 1990 aconteceu a reunificação alemã, liderada pela Alemanha Ocidental. Imagem da queda do Muro de Berlim

Em 1991, desfaz-se oficialmente a URSS, e diversos países membros buscam a independência diante da Rússia. A Ucrânia foi um deles. Desde então o país oscila em diferentes graus de tensão com a Rússia, que não aceita a aproximação dos ucranianos com as culturas, economia e política dos países da Europa Ocidental.

Capitalismo x Comunismo

Veja um resumo em vídeo sobre A Guerra Fria,  com a professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito. Em poucos minutos você vai compreender melhor os aspectos políticos e ideológicos envolvidos na Invasão da Ucrânia.

Histórico da Ucrânia

O território da Ucrânia tem um histórico milenar de lutas e dominações. No início da Era Cristã a região era dominada pelos Godos, no século III. Em seguida os Hunos assumiram o controle até o século V, quando se constitui a cidade de Kiev, estabelecida desde então como a capital.

Os eslavos e búlgaros assumiram o controle da Ucrânia nos séculos VI e VII, até que por volta do ano 800 os Cazares assumiram o controle, dando origem ao que ficou conhecido como “a Rússia de Kiev”, ou “Reino de Kiev”, que durou três séculos.

Em 1300 a região encontrava-se fragmentada, com predomínio de polacos e lituanos, que seguiram no controle até 1600, quando os Cossacos passaram a ter hegemonia. O território era visado pelo império russo, que se abastecia da produção agrícola da região.

No final do Século XVII o Império Russo assume o controle sobre a Ucrânia, que somente retomaria uma perspectiva de independência em 1917, coma derrubada do império pela revolução menchevique.

Porém, em 1922, A Ucrânia é novamente anexada à Rússia, já sob governo comunista, e na constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Em 1954 uma demarcação de territórios foi concluída, e a região da Ucrânia figurava no mapa como a República Socialista da Ucrânia. Com a dissolução da URSS, em 1991, a Ucrânia retoma a identidade independente.

Resumo sobre A Invasão da Ucrânia

Acompanhe agora como professor de História Eduardo Volpato, o Dudu de Santa Catarina, uma síntese do canal do Curso Enem Gratuito sobre a Invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, acontece após longos anos de tensão, e com a alegação russa de que “não aceitaria” que a Ucrânia passasse a fazer parte dos países membros da OTAN, como já teria acontecido com outros países que até 1991 estavam na órbita da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

A Invasão Russa de 2022

Em fevereiro de 2022 a Rússia deflagra uma ofensiva militar. A invasãoda Ucrânia acontece por terra, e com suporte de mísseis destruindo previamente as instalações do exércico ucraniano.

Para justificar a Invasão da Ucrânia a Rússia alegava que o governo ucraniano estaria “pró-ocidente”,  inclinado a ingressar na Comunidade Europeia, e de se associar à OTAN.

A Rússia coloca como condição inicial  para interromper a invasão da Ucrânia  que o país assumisse o compromisso de não se aliar à OTAN, o que não foi aceito pelo governo de Kiev.

A invasão da Ucrânia

 

Conteúdos relacionados à Invasão da Ucrânia

A Segunda Guerra Mundial

A Guerra Fria

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Encceja, História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel