Saiba como usar os advérbios, sua classificação e muito mais! Vem com a gente estudar para o Enem!
Olha aí a Mafalda falando de quantidade na charge acima! Pois é, quantidade é uma das classificações dos advérbios em espanhol. No caso da charge, foram usados os advérbios mucho(s), poco(s), nada… Mas existem muitos outros. Muitos mesmo! É só seguir lendo que você descobrirá!
Usos dos Advérbios
Os advérbios são palavras que podem modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Vejamos alguns exemplos:
– Advérbio modificando um verbo: El coche corre mucho. (O carro corre muito). O advérbio MUCHO modifica o verbo CORRE expressando quanto corre o carro.
– Advérbio modificando um adjetivo: Tú jardín es muy lindo. (Teu jardim é muito lindo). O advérbio MUY modifica o adjetivo LINDO dando intensidade à qualidade LINDO do jardim.
– Advérbio modificando outro advérbio: Mi colegio está bastante cerca. (Meu colégio fica bastante perto). O advérbio BASTANTE modifica o advérbio CERCA aumentando a proximidade.
Os advérbios são sempre invariáveis, porém às vezes podem admitir morfemas derivativos como: ahorita (agorinha), cerquita (pertinho), ou morfemas de grau como os adjetivos: tempranísimo (cedíssimo), tardísimo (tardíssimo). Também podemos formar advérbios com a terminação –mente sendo acrescentada aos adjetivos: Cómodamente, rápidamente.
ATENÇÃO!
1 – Advérbios terminados em –mente que sejam proparoxítonos mantém a acentuação original como nos exemplos acima, fique esperto!
2 – Não confundir: determinantes, pronomes e advérbios. Palavras como: poco, todo, mucho, bastante, nada, algo, entre outras, podem ter função de determinantes, pronomes ou advérbios. São determinantes se acompanham os nomes: Tiene poco tiempo. (Ele tem pouco tempo); São pronomes se fazem referência ou substituem um nome: Pero, se conforma con poco. (Mas, conforma-se com pouco); São advérbios se modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios: Es poco trabajador. (É pouco trabalhador).
Classificação dos advérbios
Os advérbios podem expressar afirmação, negação, dúvida, etc. segundo seus significados, classificam-se em:
– Advérbios de tempo: ahora (agora), anteayer (anteontem), ayer (ontem), anoche (ontem à noite), pronto (em pouco tempo), después (depois), mientras (enquanto), temprano (cedo), tarde (tarde), mañana (amanhã), hoy (hoje), aun (inclusive), aún (ainda), todavía (ainda), anteanoche (anteontem à noite);
– Advérbios de modo: apenas (apenas), bien (bem), mejor (melhor), peor (pior), mal (pouco, insuficiente), así (assim), como (como), entonces (então), inclusive (inclusive), sólo (somente), e os terminados em –mente;
– Advérbios de lugar: abajo (abaixo), alrededor (ao redor), arriba (acima), cerca (perto), lejos (longe), delante (diante), detrás (atrás), ahí (aí), allí (ali), aquí (aqui);
– Advérbios de quantidade: casi (quase), mucho/muy (muito), más (mais), menos (menos), bastante (bastante), además (além disso);
– Advérbios de afirmação: ciertamente (certamente), seguramente (com segurança), sí (sim), claro (claro);
– Advérbios de negação: jamás (jamais), no (não), nunca (nunca), tampoco (tampouco, também não);
– Advérbios de dúvida: acaso (caso, se), probablemente (provavelmente), posiblemente (possivelmente), quizá(s) (talvez), tal vez (talvez);
– Advérbios de ordem: antes (antes), después (depois), sucesivamente (sucessivamente), primeramente (primeiramente).
Para fixar o conteúdo e acostumar-se com o som da língua espanhola, assista a esse vídeo do canal La Eduteca com um resumão sobre os advérbios:
Agora, “partiu” questões! Vamos praticar o que estudamos neste post para caprichar no Enem e no vestibular:
1 – (UEPG/2015) Observe a estrutura na sequência e assinale o que for correto:
“En un mundo donde la producción agrícola mundial podría ser suficiente para alimentar al doble de la población mundial […]”
01. A palavra donde indica um lugar, portanto, é um advérbio.
02. A palavra podría é um verbo e está no futuro do indicativo.
04. A palavra doble significa dublê.
08. A palavra podría é um verbo e está no tempo condicional do indicativo.
2 – (UEFS BA/2015) El término “Quizá” tiene valor:
a) modal.
b) causal.
c) temporal.
d) explicativo.
e) dubitativo.
3 – (UNITAU SP/2015) “Asimismo, entre 80.000 y 100.000 jóvenes y adolescentes cada día, la mayoría de países desarrollados, se convierten en fumadores regulares.”
La conjunción subrayada NO se puede sustituir, sin cambio de significado, por:
a) De igual manera
b) De igual forma
c) Tampoco
d) También
e) Igualmente
GABARITO:
1 – 09
2 – E
3 – C
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